TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcha Analítica De cátions

Pesquisas Acadêmicas: Marcha Analítica De cátions. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ

CAMPUS DE TOLEDO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CECE

ENGENHARIA QUÍMICA

MARCHA ANALÍTICA DE CÁTIONS

GEOVANA RODAKIEWICZ

LAILA KAROLINE FERREIRA

LUANA HARA

TOLEDO – PR

Julho - 2014

GEOVANA RODAKIEWICZ

LAILA KAROLINE FERREIRA

LUANA HARA

MARCHA ANALÍTICA DE CÁTIONS

Relatório apresentado à disciplina de Química Analítica para obtenção de nota parcial do 2º ano do curso de graduação de Engenharia Química - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, sob a supervisão da Professora Janete Terezinha Chimbida.

TOLEDO– PR

Julho – 2014

1- RESUMO

Com o intuito de realizar a identificação de alguns cátions efetuou-se experimentos para separá-los. Inicialmente, preparou-se uma solução com 5 gotas, 0,2 mol.L-1, de nitratos dos cátions, Hg2+, Cu2+, Pb2+, Bi3+ e Cd2+ e ácido clorídrico, 6 mol.L-1. A separação de cada íon foi feita por meio da centrifugação e adição de reagente para a formação de precipitados. Ao fim, restaram 2 tubos de ensaio contendo precipitados e 3 tubos contendo os sobrenadantes, os cátions eram identificados por meio da coloração apresentada na solução ou, no caso do Hg2+, mergulhando um fio de cobre na solução. O aquecimento também foi necessário para a precipitação dos íons. Cada reação ocorrida, para realizar a separação, será mostrada posteriormente.

2- INTRODUÇÃO

A Química Analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de analises químicas que nos oportunizam estabelecer a composição da substância ou da mistura. Pode ser fragmentada em Química Quantitativa, a que determina a proporção entre os elementos e os íons, utilizando para isso a massa e o volume exato das substâncias por intermédio das técnicas de gravimétrica e volumetria, e em Química Qualitativa, que identifica os elementos ou íons de uma substância. A análise qualitativa pode ser executada de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, em que o material, no estado sólido, a ser analisado, em sua maioria um crista, é aquecido por intermédio de uma fonte de calor (bico de Bunsen) e pelo Postulado de Bohr, seu elétrons são excitados liberando assim luz, a coloração de cada luz é própria de cada cátion. Outra maneira é a por via úmida, em que as reações químicas se sucedem entre íons em solução, isto é, em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e ânions) são melhor quando executados em via úmida. Na análise de substâncias inorgânicas, frequentemente se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos ou bases. Esses eletrólitos, que são soluções que oportunizam a passagem da corrente elétrica devido à presença de íons livres na mesma, ao se ionizarem deixando íons livres na solução, propiciam a identificação dos mesmos. Para análises qualitativas, o íon, sob hipótese alguma, é tratado de forma individual, efetivando sempre a classificação de cátions ou ânions. A formação de íons em meio aquoso dependerá da habilidade de um elemento perder ou ganhar elétrons. Do ponto de vista analítico, com ressalva feita aos gases nobres, os demais elementos podem ser classificados em dois grupos: os que formam cátions (elementos mais eletropositivos) e os que formam ânions (elementos mais eletronegativos). Os cátions podem ser classificados em 5 grupos, levando em consideração a maneira com que estes reagem com alguns reagentes seletivos, principalmente pela formação ou não de precipitados, com exceção feita ao grupo 5, que não possui um reagente capaz de formar precipitados com todos os cátions. A classificação mais comum está associada com a diferença de solubilidade de seus cloretos, sulfetos, hidróxidos e carbonatos.

3- OBJETIVOS

Compreender a marcha analítica de alguns cátions, realizando a precipitação, e identificando-os por intermédio de análises qualitativas que envolvem os conceitos acerca de precipitação

4- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

4.1 MATERIAIS

- Nitrato de Mercúrio, Nitrato de bismuto, Nitrato de cádmio, Nitrato de chumbo

- Ácido clorídrico, Tioacetamida, Acetato de sódio, Cloreto de amônio, Àcido nítrico, Sulfato de amônio, Acetato de amônio

- Água régia

- Tubos de ensaio

- Pipeta pasteur

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com