TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massagem

Projeto de pesquisa: Massagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.577 Palavras (7 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

A rotina das pessoas nos últimos tempos tornou-se mais estressante, com isso costumam se sentir mais cansadas e estressadas. Esse estresse em muitas das vezes não e eliminado e se acumula de uma forma em que na maioria das vezes e prejudicial à saúde das pessoas (PRADO, 2013).

O estresse vem afetando a qualidade de vida e a saúde das pessoas, sendo considerado por muitos a doença do século. No dia a dia é comum às pessoas se estressarem. Seja no trabalho nos estudos, na pratica de esportes e outros fatores que complementam a rotina (PRADO, 2013).

A qualidade de vida esta diretamente relacionada com a saúde, fazendo com que esses dois fatores sejam essenciais para que o ser humano esteja bem consigo mesmo (PRADO, 2013).

A massagem relaxante possui benefícios que ajudam a melhorar a qualidade de vida, elimina o estresse, melhora a aparência, diminui o cansaço, diminui a fadiga, alivio da tensão muscular, diminuição de nódulos e muitos outros benefícios (PRADO, 2013).

Ao longo do tempo a massagem evoluiu em diferentes sociedades. Não se sabe com precisão a origem da massagem relaxante, mas o que pode se afirmar e que a massagem vem se tornando muito importante na vida das pessoas (PRADO, 2013).

A massagem pode ser vista como um dos fatores primordiais no combate do estresse, sendo assim, este e considerado um fator degradante na vida de muitas pessoas (PRADO, 2013).

O estágio e uma das formas de desenvolver opiniões sobre os procedimentos realizados. Através das observações feitas pôde escolher-se um tema que estivesse diretamente ligado com o assunto que foi mais abordado no estagio. O tema escolhido foi: A importância da massagem relaxante no combate ao estresse e na melhoria da qualidade de vida.

O estágio é considerado como á ultima etapa, ou seja, a etapa de conclusão do curso, no qual se começa a desenvolver de forma mais ampla as atividades já vistas dentro da escola. Para que isso ocorra e necessário que o aluno passe por uma fase de adaptação, Para que possa ser integrado ao grupo de profissionais da empresa.

2. A EMPRESA

A empresa Aldeia Zen é uma clinica de massoterapia fundada em Julho de 2004, que oferece os seguintes procedimentos: Drenagem Linfática, Massagem Relaxante, Shiatsu, Streching, quick- massagem, Reflexologia e Terapia das pedras quentes.

A sede dessa empresa esta localizada na Rua. Júlio Ibiapina Nº 89. Bairro: Meireles, Fortaleza-ce. A sede possui nove salas de massagem e aproximadamente 72 m² em sua área total. No total a empresa possui 40 colaboradores ao todo distribuídos em outros núcleos como: Unimed, Beach Park e Marina Park.

Durante o estágio houve um acompanhamento de duas supervisoras a primeira: Naíme Aur (sede) e a outra Erika Paula (Unimed).

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Durante o estagio foram desenvolvidas atividades como:Drenagem Linfática, Massagem Relaxante, Shiatsu, Streching, quick- massagem, Reflexologia e Terapia das pedras quentes.

Algumas técnicas eram diferentes das aprendidas dentro da escola, mas logo houve um treinamento para que fosse compreendido perfeitamente o perfil da empresa.

Através de alguns casos com a massagem relaxante pode se observar seus efeitos, em muitos dos casos as queixas eram as mesmas onde todos os pacientes reclamavam do estresse causado na rotina. Depois de certo período constante de massagem, as pessoas começavam a sentirem-se menos estressadas.

Os relatos sobre a melhoria na qualidade de vida são inúmeros, principalmente naqueles casos nos quais as pessoas não procuravam se cuidar ou se manter livre do estresse.

3.1. ESTUDO DE CASO

Massagem relaxante:

• Definição:

Massagem pode ser definida como um conjunto de técnicas, aplicadas com as mãos, cotovelos, antebraço, pés e instrumentos, de maneira estética ou terapêutica. Existem vários tipos de massagem e cada um se caracteriza pelo efeito proporcionado (PRADO, 2013).

• História:

Há milênios de anos, a massagem relaxante possui inúmeros benefícios que ajudam a melhorar a qualidade de vida, elimina o estresse, melhora a aparência, diminui o cansaço, diminui a fadiga, alivio da tensão muscular, diminuição de nódulos e muitos outros benefício (PRADO, 2013).

A massagem se desenvolveu na Índia é em muitos outros países como: China, Egito e Japão. Que através dos movimentos da massagem conseguiam a cura para algumas doenças e lesões. Durante muitos séculos a massagem esteve presente na medicina, pois fazia parte do tratamento medico e era fundamental para qualquer doutor ter experiência em fricção (PRADO, 2013).

Durante muito tempo, as técnicas se difundiram, em culturas que valorizavam altamente a saúde física, a potência atlética e a beleza. Essas técnicas de massagem eram aplicadas nos atletas antes e depois dos eventos esportivos, pois acreditavam que dessa forma, preparariam a musculatura para o evento, e era fundamental para limpar os membros das matérias supérfluas e fluidos produzidos durante as atividades físicas (PRADO, 2013).

Depois de certo sucesso muitas técnicas se espalharam por outros países como: França, Suécia, Inglaterra, Rússia, Alemanha e por todo o continente Europeu. Com isso a massagem foi divida em duas vertentes de um lado estava a massagem Oriental e de outro lado estava a massagem Ocidental (PRADO, 2013).

A massagem Oriental é mais antiga do que a massagem Ocidental que pode ser considerada um tipo de massagem atual, a massagem Oriental tendo seu inicio em países como a China, Japão e Egito. Alguns tipos de massagem orientais são: O Shiatsu, Do In, Tuiná, Shantalla, Ayurvédica, Tai e outros tipos, esses tipos de massagem trabalham com o que chamamos de corpo energético, estabelecendo a circulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com