TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos fisiológicos da massagem

Artigo: Efeitos fisiológicos da massagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 2

Massagem é toda manobra externa,realizada sobre tecidos,com um fim terapêutico ou não,de forma manual ou por intermédio de aparelhos,com ou sem o auxilio de produtos,que comporta uma movimentação ou uma estimulação metódica,mecânica ou reflexa desses tecidos.

Na massagem,um dos objetivos é o revigorar ou relaxar,não só do corpo como também da mente.A massagem relaxante visa ‘’amolecer’’ os músculos e articulações tensas,dando ao massageado uma completa sensação de bem estar.

Efeitos fisiológicos

Pele: Pode ser observada a atuação da massagem diretamente sobre as camadas da pele. Ela torna a função das glândulas sebáceas e sudoríparas mais eficazes. Os poros ficam com sua permeabilidade melhorada.A micro circulação fica mais ativa, melhorando a oxigenação dos tecidos mais superiores.

Circulação sanguínea:Efeito mecânico:sentido centrípeto,fazendo com que o retorno venoso e linfático melhore.Efeito reflexo:proporcionando a contração das fibras musculares lisas das paredes dos vasos.

Circulação linfática: A parte massageada fará com que a linfa se mova através dos canais,esta é uma oportunidade de drenar esta linfa acumulada.A linfa move-se em qualquer direção,quando estão nos capilares linfáticos da pele e tecido subcutâneo

Tecido muscular:Algumas literaturas trazem que o efeito da massagem sobre a musculatura a deixa mais firma e elástica.Os músculos fortalecem e crescem por causa da manipulação

Tecido adiposo:A massagem do tecido adiposo vai favorecer que os líquidos corporais se movimentem,aumentando o trabalho intestinal e a diurese.

Metabolismo:A massagem mobiliza os líquidos corporais e auxilia no trabalho do sistema linfático.

Indicações: Prevenção e controle de estresse e ansiedade ,disfunções orgânicas,sono excessivo,metabolismo lento etc.

Contra indicações:A fenômenos inflamatórios em fase aguda:úlceras varicosas e flebites em período quente,os processos infecciosos no estagio evolutivo,determinadas afecções cutâneas como as dermatoses,lesões ósseas em curso de consolidação,presença de muitos sinais sobre a pele ,etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com