TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massagem Desintoxicante

Ensaios: Massagem Desintoxicante. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

MASSAGEM DESINTOXICANTE

A primeira citação sobre a Massagem Desintoxicante é encontrada no livro Geoterapia - terapias e mecanismos de ação teórico-prático. Segundo Medeiros (2007), a Massagem Desintoxicante é uma técnica que integra conhecimentos da Medicina Tradicional Chinesa e os efeitos terapêuticos da argila sobre os canais de energia.

Essa massagem tem uma duração de vinte minutos e é composta de quatro manobras com oito repetições cada. É realizada sobre as vértebras, seguindo o fluxo do Vaso Governador até chegar a 7ª cervical, desliza-se para as laterais no sentido cérvico-sacral no meridiano da Bexiga (MEDEIROS, 2007).

A primeira manobra realizada na Massagem Desintoxicante é o deslizamento superficial; o segundo movimento é a descida em espiral seguido do deslizamento inclinado em direção às laterais do corpo e, por último, a manobra de amassamento, que favorece o fluxo e a ação do Wei Qi na pele (Manobras em anexo).

As manobras são sempre realizadas seguindo o fluxo dos meridianos, ou seja, subindo com deslizamento superficial no meridiano Vaso Governador e descendo, bilateralmente, no meridiano da Bexiga (MEDEIROS, 2007).

Segundo Medeiros (2007), as reações esperadas com a aplicação dessa prática é o extravasamento de sentimentos com consciência, excreção de toxinas pela pele, urina e intestino, assim como o estímulo aos órgãos e vísceras com o intuito de regulamentação e reequilíbrio de suas funções. Os estimulos dos pontos dos meridianos agem no sistema nervoso, fortalecendo as resistências contra as doenças e promovendo a melhora da circulação sanguínea. Essa técnic, porém, age objetivamente na desintoxicação.

Entende-se por desintoxicante, a ação da homeostase através do mecanismo de regulação basal da pele (MEDEIROS, 2007). Contudo, para a Naturologia Aplicada, esse conceito pode ser ampliado não somente para os aspectos fisíco/químico, mas também para os emocionais.

Para Azevedo (2007), a desintoxicação leva à melhora de todo o funcionamento do organismo e ao estimulo da função intestinal, da diurese e sudorese, além de promover uma maior disposição física e mental.

Diarréia ou aumento da frequência ou volume fecal, alterações na urina com coloração e odor mais forte, aparecimento de acne, maior oleosidade na pele e/ou couro cabeludo, presença ou aumento na secreção vaginal e aumento de sede são alguns dos efeitos fisiológicos que poderão ocorrer após o uso da modalidade. Entre as manifestações emocionais mais comuns citadas estão o choro, episódios de irritabilidade, euforia e, principalmente, a necessidade de falar (MEDEIROS, 2007).

Ao refletir sobre a teoria da Medicina Tradicional Chinesa, entende-se que a massagem vai agir como um estimulador de todos os órgãos já que no meridiano da Bexiga, há um ponto para cada Órgão e Víscera. Também porque, durante a massagem, estimula-se o meridiano Vaso Governador, trabalhando, assim, o cérebro, que é o comandante das atividades mentais

Analisando a Massagem Desintoxicante, verifica-se que a mesma tem um caráter Yang, por se tratar de uma massagem realizada na parte superior e dorsal do corpo, ser superficial, agitada, trabalhar com dois meridianos Yang (Bexiga e Vaso Governador), assim como a coloração da argila (vermelha), utilizada na técnica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com