TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Material de referência

Resenha: Material de referência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  124 Visualizações

O material de referência é utilizado como ferramenta indispensável para comparação de resultados de análises, sendo importante para o controle de qualidade metodológica. Ele é utilizado por laboratórios de microbiologia de alimentos fazendo parte do programa de controle de qualidade, na validação de métodos, entre outros processos. O MR pode apresentar dificuldade na manipulação ou dissolução, problemas de heterogeneidade e elevados custos de transporte em temperatura de congelamento, sendo esses considerados como desvantagens.

São encontrados alguns relatos na literatura científica sobre o preparo de MR destinados a ensaios microbiológicos em alimentos utilizando o leite como matriz. Com a necessidade de uma dieta para melhorar a qualidade de vida houve um aumento na procura do queijo, sendo indicado como um alimento para idosos, gestantes, também é utilizado em dietas hospitalares.

No já foi encontrado pelos menos 50 espécies de Staphylococcus, onde a intoxicação é provocada pela ingestão de enterotoxinas pré-formadas no alimento. Aconteceu o estudo da metodologia de produção do MR contendo ECP na matriz do queijo descrito por Rosas et al. (2010), onde na adição utilizou a sacarose como crioprotetor para a produção do MR, sendo submetido a ensaios de controle para verificar se este atendia aos requisitos necessários de um MR, avaliando a qualidade final. Nesse estudo foi feita a inspeção visual e verificação de vácuo, estudou a homogeneidade e a estabilidade, onde a amostra apresentou uma matriz satisfatória para a produção do MR. A quantificação teve como objetivo determinar a carga microbiana presente na amostra.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com