TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica Quântica

Resenha: Mecânica Quântica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Resenha  •  210 Palavras (1 Páginas)  •  191 Visualizações

A Mecânica Quântica é a parte da física (mais particularmente, da física moderna) que estuda o movimento das partículas muito pequenas. O conceito de partícula "muito pequena", mesmo que de limitesmuito imprecisos, relaciona-se com as dimensões nas quais se começa a notar efeitos como a impossibilidade de conhecer com infinita acuidade e ao mesmo tempo a posição e a velocidade de uma partícula(veja Princípio da incerteza de Heisenberg), entre outras.

Os ditos efeitos chamam-se "efeitos quânticos". Assim, a Mecânica Quântica é a que descreve o movimento de sistemas nos quais os efeitosquânticos são relevantes. Experimentos mostram que estes são relevantes em escalas de até 1000 átomos. Entretanto, existem situações onde mesmo em escalas macroscópicas, os efeitos quânticos se fazemsentir de forma manifestamente clara, como nos casos da supercondutividade e da superfluidez A escala que regula em geral a manifestação dos efeitos quânticos é o raio de Bohr.

Princípios da MecânicaQuântica

Primeiro princípio: Principio da superposição Para cada sistema físico é associado um espaço de Hilbert εH. O estado do sistema é definido em cada instante por um vetor normado{draw:frame} de εH.

Segundo Principio: medida de grandezas físicas a) Para toda grandeza física A, é associado um operador linear auto-adjunto  pertencente a A:  é o observavel representandoa grandeza A.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com