TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medias De Volume

Casos: Medias De Volume. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

DISCIPLINA: Química Experimental

PROFª Msc. Cristiane Arcângela de S. Mendes

MEDIDAS DE VOLUME

São Luís – MA

2013

1. OBJETIVO

Aprender a manusear os equipamentos de medição de volume que são utilizados dentro de um laboratório de química, além de analisar a precisão dos instrumentos volumétricos.

2. RESUMO

Para testar a precisão dos instrumentos volumétricos (pipeta volumétrica, pipeta graduada, béquer, balão volumétrico, proveta, bureta e erlenmeyer) e aprender a manuseá-los, foram feitas algumas medições e transferências de um instrumento para outro. A partir disso pôde-se observar quais instrumentos tinham maior precisão comparado aos outros.

3. INTRODUÇÃO

Num ambiente como o laboratório é costumeiro fazer medições de volume para a preparação de soluções. Sendo assim, pode-se utilizar, para medidas exatas, instrumentos como a pipeta volumétrica, a graduada, a bureta e o balão volumétrico, para medidas aproximadas, usa-se a proveta e para medidas desprovidas de exatidão, usa-se o béquer com escala, o qual possui precisão variante de 5%. Os instrumentos volumétricos são divididos em duas categorias.

A primeira é denominada T.D (to deliver), a qual engloba as vidrarias que servem para dar escoamento a outros líquidos. Como exemplo pode-se citar as pipetas, que se dividem em duas, a graduada e a volumétrica. A primeira conta com uma escala que possui uma constante de variação. A segunda possui um valor fixo, o qual é representado por um traço que delimita até onde o líquido deve ficar. Um fato importante dessa vidraria é a sensibilidade dela às variações de temperatura, pois variações bruscas provocam a inexatidão da mesma. Outro instrumento de medição é a bureta, a qual é utilizada na vertical e possui uma torneira para escoamento de líquidos, além de ser apoiada por um suporte universal. Seu principal objetivo é a correta dosagem volumétrica de reagentes e é utilizado em titulações. A proveta é um instrumento de forma cilíndrica, possui uma escala graduada não tão precisa quanto às citadas anteriormente.

A segunda categoria também é chamada de T.C (to contain), e nela se enquadram os balões volumétricos, os quais possuem uma medida fixa delimitada pelo menisco, é normalmente utilizado em dissoluções de sólidos. Os béqueres que são de uso bem geral e podem se apresentar em diversos tamanhos, além de possuírem uma base plana para sua sustentação. Outra característica sua é a pequena precisão nas medidas, quando comparadas ao balão volumétrico, pipeta ou bureta. O erlenmeyer possui medidas pouco precisas.

Apesar das precisões de determinados instrumentos pode haver alguns erros nas medidas, os quais muitas vezes são provocados pelas mudanças bruscas de temperatura nas vidrarias, um exemplo é medir soluções ou reagentes quentes. O uso de instrumentos sujos ou molhados, a calibração imperfeita dos aparelhos são outras formas de erro. Os erros de paralaxe são os mais comuns e se dão pela leitura errada dos volumes nas vidrarias. O modo correto de medir é colocar o menisco nas alturas dos olhos, pois se ficar um pouco acima ter-se-á a impressão de o líquido estar abaixo do menisco. Se olhar de baixo, ter-se-á a sensação de o líquido estar um pouco acima do menisco.

Os resultados obtidos serão expressos nas medidas do SI, o metro cúbico (m3). Porém é importante ressaltar que os submúltiplos como o litro (L) ou decímetro cúbico (dm3), milímetro (mL) ou centímetro cúbico (cm3) também são válidas.

Os instrumentos de medição têm maneiras adequadas de utilização, as pipetas graduadas e volumétricas devem ser lavadas com água deionizada e com o pouco do reagente ou solução que se irá medir. Para se aspirar o líquido, que pode estar num béquer, é necessário localizar a extremidade da pipeta no cerne da solução, ou seja no meio, pois evita a entrada de ar na mesma. Em seguida, se elimina o excesso de volume da pipeta pressionando a pera na letra E (expirar). Só depois transfere o líquido para outro recipiente.

Após a medição do líquido, deve-se transferir com o auxílio de um bastão de vidro, o qual direciona o líquido evitando o seu derramamento. O líquido que fora transferido será, normalmente, inferior ao medido, pois uma parte desse fica na proveta, agarrado às paredes da proveta.

4. PARTE EXPERIMENTAL

4.1. Materiais e Reagentes

4.1.1 Soluções/ Reagentes

- Água destilada

4.1.2 Vidrarias e Materiais

- béquer com escala

- proveta com escala

- erlenmeyer com escala

- tubos de ensaio

- bureta

- pipeta graduada

- pipeta volumétrica

- pipetador de borracha

- balão volumétrico

- pisseta

4.2. Procedimento Experimental

Procedimento 1

Inicialmente, as vidrarias foram lavadas. Depois foi medido 50 mL de água em um béquer de 150 mL. Em seguida transferiu-se para uma proveta e verificou-se a medida aproximada de 46 mL. O experimento fora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com