TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Aeroespacial Unisul

Artigo: Medicina Aeroespacial Unisul. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Fatores Humanos e Aspectos de Medicina Aeroespacial

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor:

Nome do estudante:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (5,0)

Leia os textos:

* O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator humano - Uma revisão de literatura.

Disponível em http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/3

* Lei nº 7.183, de 05 de abril de 1984

.

Disponível em http://www2.anac.gov.br/biblioteca/leis/lei7183%20.pdf

Escreva sobre o modo que o tema fadiga tem sido abordado no seu ambiente de trabalho, mesmo que ainda não seja o ambiente aeronáutico? Tenha liberdade para expor sua percepção, criticar positiva ou negativamente e elaborar propostas.

A jornada do aeronauta, na aviação de asas rotativas off-shore, é uma vida que muitos pilotos buscam, pois o regime de escala 15 x 15 é um atrativo muito bom. O tripulante consegue aproveitar mais sua vida pessoal durante sua folga (o que é raro neste ramo) e após alguns anos de serviço, acostuma com a ausência da mesma no período de trabalho.

Mas nem tudo são flores, este regime mesmo sendo amparado, em especial da minha empresa que cumpre as leis do CBA, a fadiga não foge da vida do tripulante.

Em minha quinzena de trabalho estamos acostumados a trabalhar em uma jornada de 12 horas por dia e uma média de 5 horas de voo diárias, que em relação as empresas de taxi aero é um índice muito alto, logo, o cansaço é inevitável! Mas mesmo tendo esta jornada sobrecarregada, acredito que esta tudo relacionado mais com a conscientização do piloto de entender o que a profissão escolhida pode afetar negativamente em seu dia dia e sua rotina de trabalho.

A responsabilidade de estudar e entender que dormir bem, praticar exercícios, alimentar-se bem, entender a mudança de temperatura corporal e ajustar-se a ela, só usar medicamento com orientação de especialista, não fazer uso de bebidas alcoólicas (ele terá 15 dias para fazer isso) e muito menos de drogas ilícitas e principalmente conhecer os seus limites, é totalmente deste profissional. É fácil lidar com a fadiga em meu trabalho, pois, regras são cumpridas, limites são respeitados. O difícil é o tripulante ter a inteligência que tudo depende especialmente dele mesmo seguir estas regras que são simples.

A empresa pode ajudar com acomodações que proporcionam o tripulante a uma vida mais ativa, como, academias, restaurantes bons, quartos confortáveis etc. que com certeza estarão ganhando mais produtividade de seus funcionários e conseguindo juntar isso com a conscientização do trabalhador terão sucesso em seu quadro funcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com