TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores Humanos e Aspectos da Medicina Aeroespacial

Por:   •  18/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1  (5,0)

CFIT (Controlled Flight Into Terrain) é um tipo particular de acidente aéreo. Pesquise e escreva sobre sua percepção de risco para a ocorrência de tal evento. Opine sobre possíveis recomendações para prevenção desse tipo de evento.

Resposta:

Apesar da sigla complicada, a ocorrência de CFIT que em português se refere a Voo Controlado Contra o Terreno, é mais comum do que temos conhecimento. É realmente difícil de crer que um piloto possa estar conduzindo um avião contra o chão, montanha, mar ou obstáculo sem sua percepção, mas diversos fatores podem fazer com que a descoberta de tal erro seja tarde demais para reversão e resulte na morte de muitas pessoas, sendo dos tripulantes do avião ou das pessoas que acabam por ser atingida pelos escombros. Para ser considerado um caso de CFIT é preciso que o voo até aquele momento não apresente nenhuma ocorrência anormal, podendo ser classificado como controlado, o que exclui a possibilidade de perda de controle, turbulência ou alguma pane na aeronave. Os fatores que mais influenciam nessa falta de percepção são voos de baixa visibilidade, como noturnos, em meio à tempestade ou neblina, voos por instrumentos ou seu mau uso, além de fatores como fadiga, desorientação espacial ou perda de consciência situacional.  Mas não se pode dizer que a culpa de um CFIT é disso, ou aquilo, e sim do conjunto de ocorrências que acaba gerando um desastre, sendo a maior forma de prevenção um treinamento adequado, acompanhamento e constante revisão dos instrumentos de navegação e evitando excesso de confiança diante de situações difíceis. Só isso pode não ser suficiente para evitar as ocorrências de CFIT, mas a prevenção é a melhor opção contra desastres aéreos, e fortalecer o titulo de meio de transporte mais seguro.

Questão 2 (5,0)

Leia os textos:

* O piloto comercial e a jornada de trabalho: o tempo de jornada, o descanso e os acidentes, aspectos relacionados ao fator humano - Uma revisão de literatura.

Disponível em:  http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/view/3 

* Fisiologia da fadiga, suas implicações na saúde do aviador e na segurança da aviação.

Disponível em: http://inseer.ibict.br/sipaer/index.php/sipaer/article/viewFile/61/90

Escreva sobre o modo que o tema fadiga tem sido abordado no seu ambiente de trabalho, mesmo que ainda não seja o ambiente aeronáutico. Procure fazer relação com outros problemas vivenciados no ambiente de trabalho e fora dele. Tenha liberdade para expor sua percepção, criticar positiva ou negativamente e elaborar propostas.

Resposta:

Apesar de nunca ter trabalhado, é impossível para mim ou qualquer pessoa desconhecer o termo “fadiga”, referente ao esgotamento físico ou mental que a pessoa sofre no ambiente de trabalho, de estudo e pessoal e como ela pode ser prejudicial para a vida. Independente do ambiente, a fadiga pode causar diversos danos na vida do individuo e migrar para outros ambientes, agravando a situação do trabalhador. Tomando por exemplo o ambiente de trabalho aeronáutico, onde qualquer erro ou falta de atenção pode ser responsável pela perda de diversas vidas, um trabalhador com sintomas de fadiga esta muito mais propenso a pequenos e grandes erros por dificuldade na concentração mesmo com sua experiência na atividade, diminuindo significativamente seu rendimento, além de ter também suas consequências na vida pessoal. Mas como separar a fadiga do comum cansaço da rotina do dia a dia da qual estamos mais do que habituados? Um ponto forte que as difere é que a fadiga nada tem haver com uma enfermidade ou esforço físico e sim com a pressão que o trabalhador sofre, excesso de trabalho, variação do turno e da duração do expediente, condições inadequadas, entre outros fatores causadores da “Síndrome da Fadiga Crônica”. Então, deve-se sempre estar atento aos sinais, pois a melhor forma de prevenção é um diagnostico antecipado, onde a empresa, juntamente com o trabalhador podem tomar medidas que suavizem os fatores da tal fadiga, visando o bem estar e a saúde do funcionário e o bom funcionamento e a credibilidade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com