TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Volume

Artigo: Medidas De Volume. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário sobre a verificação experimental

1. Qual o critério para um aparelho ser escolhido como referência para interpretação de leitura de volumes dos demais?

Ao escolher uma vidraria para a medição do volume deve-se estar atento ao seu grau de precisão de acordo com o seu interesse. Outro aspecto a ser analisado é o volume que se pretende utilizar, por exemplo, se você pretende medir 1L de água, não é conveniente a utilização de uma pipeta.

2. Explique o motivo do erro causado por desvios do valor verdadeiro de uma medição quando o líquido encontra-se numa temperatura superior a temperatura normal.

Quando o líquido está em uma temperatura acima de sua normal, suas moléculas terão mais energia, e conseqüentemente se encontram mais agitadas, causando a dilatação do líquido. Se neste momento você buscar realizar a aferição, o que estará encontrando não será um valor real, já que o líquido encontra-se dilatado. Logo, o correto é aguardar que o líquido resfrie, ocupando seu volume real, para poder realizar a aferição.

3. Identifique no experimento 2 onde ocorre a repetitividade e reprodutibilidade. Identificar as condições.

“Encher uma bureta com água até a marca do zero ("zerar" a bureta), não esquecendo de encher também a parte inferior do aparelho retirando as bolhas de ar caso existam.” – Repetitividade. Este experimento ocorre utilizando-se o mesmo procedimento, no mesmo local, sob as mesmas condições, com a mesmo vidraria e pelo mesmo analista.

“Encher um tubo de ensaio até a boca com a água da bureta. Medir o volume gasto. Anotar. Transferir o volume de água do tubo de ensaio para a proveta. Anotar.” – Reprodutibilidade. Neste caso, ocorre diversas vezes a variação do instrumento de medição. Ocorre a transferência do líquido de uma vidraria mais precisa para outras de menor precisão, acarretando em diferentes condições de medições.

“Repetir o procedimento por três vezes.” – Repetitividade. Ocorrerá a triplicata da análise, e será realizada pelo mesmo analista, no mesmo local, sob as mesmas condições, utilizando o mesmo procedimento, com as mesmas vidrarias, em um curto espaço de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com