TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Volume, Transferencia De Reagentes E Métodos De Pesagem

Artigo: Medidas De Volume, Transferencia De Reagentes E Métodos De Pesagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  1.200 Palavras (5 Páginas)  •  3.976 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Medidas de volume

Medir é comparar uma grandeza com um padrão. As medidas de volumes podem ser efetuadas numa análise qualitativa (não requer muita exatidão nas medidas de massa ou volume) ou numa análise quantitativa (requer elevada exatidão nas medidas de massa e de volume). A exatidão reflete a concordância do valor da grandeza com o valor da medida.

A medida do volume de líquidos é feita em aparelhos graduados ou volumétricos e são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão. Os Volumétricos que medem um único volume e são em geral mais precisos, e constituem o chamado material volumétrico: buretas, pipetas volumétricas e balões volumétricos e Os graduados que permitem medir vários volumes para medi-los usam-se béqueres graduados, provetas e pipeta graduada. Estes equipamentos são calibrados pelo fabricante a uma temperatura padrão de 20 ºC.

Na medida de volume de um líquido, compara-se seu nível com os traços marcados do aparelho. A superfície do liquido raramente é plana, podendo esta ser côncava ou convexa por isso Lê-se assim pelo nível do líquido, baseando-se na linha do menisco que é o ponto de curvatura do líquido com a linha do aparelho devendo estar perpendicular com a linha de visão do operador, evitando o erro de paralaxe.

Transferência de reagentes

As transferências de reagentes devem ser

realizadas em laboratório segundo determinadas técnicas, desenvolvidas no intuito de evitar acidentes de trabalho. A transferências de reagentes é feita com líquidos e sólidos. Com o liquido é necessário o uso bastão de vidro, para evitar que haja projeção do líquido e que o mesmo escorra pelas paredes externas do recipiente que o contém. Todavia para transferências de equipamentos com aberturas estreitas, é recomendável o uso de funil. É utilizado em transferências de sólidos, do tipo pesagem uma espátula adequada e limpa para transferir o sólido do frasco, tendo o cuidado de não contaminar frascos de reagentes utilizados em aparelhos de abertura estreita utiliza-se um funil de sólidos com haste curta e diâmetro apreciável, porem na falta de funil, pode-se utilizar funil de papel.

Técnicas de pesagem

A pesagem baseia-se na determinação exata da massa de uma amostra, o aparelho essencial para a técnica de pesagem é a balança, sendo mais utilizado a balança analítica por geralmente pesa até a quarta casa decimal e ser mais precisa.

Antes de utilizar a balança devemos verificar a capacidade de peso da mesma, normalmente a carga máxima de uma balança estar em torno de 100g a 200g, isso ocorre por ser um instrumento de precisão delicado não suportando cargas excessivas, que pode ocasiona danos na mesma.

A balança deve-se estar sempre limpa, sem a

presenças de reagentes no prato evitando erro de precisão, quando manuseada ter cuidado. Nivelar, quando iniciada o operador não pode se apoiar na bancada, e terminada a pesagem deve ser zerada e removido resíduos presentes no seu interior.

METODOLOGIA

PROCEDIMENTO 1

PARTE 1

Inicialmente colocamos num béquer de capacidade de 250ml o total de solução, no caso, água utilizando com um auxílio de um bastão de vidro a quantidade de 220 ml de água.

Em seguida medimos em uma proveta de 50ml os volumes de 22,0ml; 6,4ml; 10,0ml; 1,8ml. Transferindo a água existente no béquer nos seus volumes a proveta, elevando-se a proveta a linha de visão para observar a medição do menisco.

Medimos numa pipeta volumétrica 20,00 ml de agua, drenando-a com uma pera o liquido até a marca de 20ml, tomando cuidado com a presença de bolhas na pipeta.

Com a pipeta graduada adequada de 10ml, os volumes de 2,3ml; 6,5ml; 0,7ml; 1,6ml; 2,0ml num béquer de 50ml, mergulhando a ponta da pipeta no liquido para evitando a ocorrência de bolhas observamos que numa pipeta o liquido sugando deve ir até o 0 e o valor desejando deve ser escoado e o restante do liquido colocado de volta ao seu local anterior.

Num béquer de 50ml, colocamos uma quantidade qualquer, quando observada obtivemos o valor de 30ml de água, em seguida fizemos a leitura utilizando a bureta colocamos a

medida existente no béquer (30ml) na mesma aos poucos tendo o cuidado de deixar a torneira aberta percebemos que o volume estimado era 22,4ml, porem na bureta apresenta o valor morto que se encontra depois da torneira que ser desconsiderando, sendo assim a medição de 27,6ml.

PARTE 2

Com uma pipeta graduada de 25ml, medimos o valor de 15 ml transferindo para um béquer de 50ml, observou-se que o valor obtido aproximadamente 15 ml. Depois o valor obtido no béquer foi transferido para uma proveta deixando escoar observou-se uma valor de 15 ml.

PARTE 3

Num béquer colocamos 10 ml de sal como sólido e distribuímos em 3 tubos de ensaio utilizando o filtro de papal como funil, uma espátula para colocar as quantidades de sal no funil e uma tira de papel e observamos que as quantidades de solido nos tubos foram parecidas.

PROCEDIMENTO 2

Primeiramente ligamos a balança analítica esperamos zerar e apertamos o botão “tara” em segunda colocamos um vidro de relógio fechamos a balança e tara anotamos que o valor encontrado foi de 43,7602

Em seguida utilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com