TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios etiológicos

Tese: Meios etiológicos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Tese  •  1.567 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

Doença Agente etiológico Forma de contaminação Diagnostico laboratorial Imagem Tratamento

Esquistossomose

Famílias de vermes Schistosomatidae.

Ovo . Miracidio . Caramujo .Esporocistos .Cercarias. Penetração na pele Humana.

Pesquisa de ovos em fezes pelo método de Kato-Katz e Biópsia retal ou hepática.

Quanto aos ovos dispensa imagem pois apresenta um espinho em sua forma oval que o torna inconfundível.

Oxamniquine 15 mg por quilo de peso para adultos e 20 mg/ kg/ peso para crianças via oral ou ainda Praziquantel 50 mg/ kg peso adulto e 65 mg/kg /peso crianças em dose única via oral.

Sinais Clínicos

Dependendo da fase: coceira e dermatite , febre, inapetência, tosse, diarréia, enjôos, vômitos e emagrecimento. Fase crônica diarréia, alternando-se com períodos de constipação, pode haver hepatomegalia, cirrose, esplenomegalia, hemorragias, e ascite.

Faciolíase

Faciola hepática ou Distoma hepaticum.

Ovos . água . Miracidio. Caramujo(Limnae ). Cercarias . Contaminaçao de vegetais na forma de encistamento ( forma infectante para o hospedeiro definitivo). Método direto para visualização de ovos, reações imunológicas, hemograma ( Leucocitose) provas de funções hepáticas, exames de imagens ( ecografias) aspirado biliar e outros .

Este também dispença imagens com relação aos ovos pois é um ovo operculado ( espécie de porta) que o torna bastante peculiar.

Triclabendazol 10 mg/ kg / peso 2 vezes ao dia após as refeições ou em segunda opção com rendimento de 50% e alguns efeitos colaterais o Bitionol 30-50mg/ kg/ peso em trtes doses em dias alternados ate completar 10 ou 15 doses.

Sinais Clínicos

Depende da carga parasitária bem como da fase aguda ou invasiva ou latência crônica: Hepatite , Anorexia, perda de apetite, palidez, hepatomegalia, Necrose e icterícia.

Doença Agente etiológico Forma de contaminação Diagnostico laboratorial Imagem Tratamento

Doença de chagas

É um protozoário da ordem Kinetoplastida da família Trypanosomatidae e gênero Trypanosoma denominadoTrypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas: no inseto transmissor, vive no tubo digestivo.

Pelo vetor;(silvestre, domiciliar e peridomiciliar)por transfusão de sangue; ou ainda transmissão congênita: ninhos de amastigotas na placenta, tripomastigotas podem atingir circulação fetal; em acidentes em laboratórios; transmissão oral – amamentação, ingestão de alimentos contaminados com fezes ou urina de triatomíneos; Transplante. Compreende o exame clínico e laboratorial (pesquisa do parasito no sangue), na fase aguda e exame clínico, sorológico, eletrocardiograma e raio X, na fase crônica. Nos dois casos, deve-se levar em consideração a investigação epidemiológica. A droga disponível no Brasil é o Benznidazol (comp. 100mg), que deve ser utilizado na dose de 5mg/kg/dia (adultos) e 5-10mg/kg/dia (crianças), divididos em 2 ou 3 tomadas diárias, durante 60 dias. O Benznidazol é contraindicado em gestantes O tratamento. Sintomático dependedas manifestações clínicas, tanto na fase aguda como na crônica

Sinais Clínicos

Fase aguda: Febre, mal estar, falta de apetite, edemas sinal de Romanã, chagoma de inoculação, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos. Fase crônica: pode ser assintomática , ou prossegue ativamente, passada a fase inicial, podendo comprometer muitos setores do organismo, salientando-se o coração e o aparelho digestivo.

Teníase

A Taenia solium é a tênia da carne de porco e a Taenia saginata é a da carne bovina. Esses dois cestódios causam doença intestinal (Teníase) e os ovos da T. solium desenvolvem infecções somáticas (Cisticercose).

A Teníase é adquirida pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozida, que contem as larvas. Quando o homem acidentalmente ingere os ovos de T. solium, adquire a Cisticercose. A Cisticercose humana por ingestão de ovos de T. saginata não ocorre ou é extremamente rara. Clínico, epidemiológico e laboratorial. Observação devido a Eliminação espontânea de proglotedes observação de ovos nas fezes. tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética (identificam cisticercos em várias fases de desenvolvimento). A biopsia de tecidos, quando realizada, possibilita a identificação microscópica da larva.

Teníase Mebendazol: 200mg, 2 vezes ao dia, por 3 dias, VO; Niclosamida ou Clorossalicilamida: adulto e criança com 8 anos ou mais, 2g, e crianças de 2 a 8 anos, 1g, VO, dividida em 2 tomadas; Praziquantel, VO, dose única, 5 a 10mg/kg de peso corporal; Albendazol, 400mg/dia, durante 3 dias. Neurocisticercose - Praziquantel, na dose de 50mg/kg/dia, durante 21 dias, associado a Dexametasona, para reduzir a resposta inflamatória.

Sinais Clínicos

Frequentemente assintomática, sendo a infecção percebida pela eliminação de proglotes do verme. pode causar dor abdominal, náusea, debilidade, perda de peso, apetite aumentado, diarréia e constipação. As manifestações clínicas da cisticercose humana dependem da localização eda carga parasitaria, morfológico, resposta imunológica do hospedeiro. A larva tem preferenciais por tecido moles, como língua cérebro edc.

Doença Agente etiológico Forma de contaminação Diagnostico laboratorial Imagem Tratamento

Ascaridíase

É uma parasitose causada pelo verme nematódeos: Ascaris lumbricoides

A infecção ocorre por meio da ingestão de ovos infectantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com