TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana Plasmatica

Trabalho Escolar: Membrana Plasmatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Até ao aparecimento do microscópio eletrônico não era possível fazer a observação da membrana plasmática. Porém, desde finais do séc. XIX que, com base no seu comportamento, vários modelos científicos têm vindo a ser propostos para explicar a sua estrutura e composição química. O modelo mais aceite atualmente, por ser o que melhor explica o comportamento das membranas, é o modelo do mosaico fluido, proposto por Singer e Nicholson em 1972. Segundo este modelo, a membrana é uma estrutura dinâmica, fluida, basicamente constituída por uma bicamada de fosfolipídios e por dois tipos de proteínas específicas.

No microscópio eletrônico, a membrana plasmática e as demais membranas celulares aparecem como duas camadas escuras, separadas por uma camada clara central. A parte central clara corresponderia às longas cadeias lipídicas apolares. A mesma estrutura trilaminar da membrana plasmática é vista em todas as membranas da célula. Por isso, a estrutura trilaminar foi denominada unidade de membrana ou membrana unitária. A lâmina central, clara, medem aproximadamente 2,0 nm cada uma. A espessura total das membranas unitárias varia de 7 a 10 nm.

Apesar de morfologicamente parecidas, as unidades da membrana não são iguais, nem na morfologia, nem nas funções. Com o aperfeiçoamento das técnicas de preparação dos tecidos para estudo no microscópio eletrônico, observou-se que as unidades de membrana apresentam diferenças na espessura de suas lâminas. Por outro lado, membranas isoladas mostram propriedades enzimáticas muito diferentes, bem como diversidades em sua composição lipídica. Portanto, embora a organização molecular básica das membranas seja a mesma, elas variam muito na composição química e nas propriedades biológicas. (JUNQUEIRA e CARNEIRO, 1998).

1.2 Composição Química

Todas as membranas celulares apresentam a mesma organização básica, sendo constituída por duas camadas lipídicas fluídas e contínuas, onde estão inseridas moléculas proteicas, constituindo um mosaico fluido. A membrana plasmática e as demais membranas celulares são constituídas principalmente de lipídios, proteínas e hidratos de carbono, mas a proporção desses componentes varia mito, conforme o tipo de membrana. Por exemplo, as membranas de mielina que recobrem as fibras nervosas e tem o papel de isolante elétrico, contem 80% de lipídios, enquanto as membranas mitocondriais internas, metabolicamente muito ativas, contem apenas 25% de lipídios, apresentando uma predominância das proteínas responsáveis pelo alto metabolismo dessas membranas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com