TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memoria

Projeto de pesquisa: Memoria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS PROFESSOR ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA

CURSO: BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

DISCIPLINA: CIRCUITO DIGITAIS

Memória

Aluno: Fabiano do Nascimento Costa

PARNAIBA - PI

MEMÓRIAS

INTRODUÇÃO

Memória é um termo genérico usado para designar as partes do computador ou dos dispositivos periféricos onde os dados e programas são armazenados. Sem uma memória de onde os processadores podem ler e escrever informações, não haveria nenhum computador digital de programa armazenado.

A memória do computador pode ser dividida em duas categorias:

• Principal: de acesso mais rápido, mas de capacidade mais restrita. Armazena informações temporariamente durante um processamento realizado pela UCP.

• Secundária: de acesso mais lento, mas de capacidade bem maior. Armazena grande conjunto de dados que a memória principal não suporta.

UNIDADE BÁSICA DE MEMÓRIA

O computador só pode identificar a informação através de sua restrita capacidade de distinguir entre dois estados, por exemplo, algo está imantado num sentido ou está imantado no sentido oposto. A uma dessas opções o computador associa o valor um, e ao outro estado, o valor 0.

Os dígitos 0 e 1 são os únicos elementos do sistema de numeração de base 2, sendo então chamados de dígitos binários, ou abreviadamente, bit. Entenda-se por bit a unidade básica de memória, ou seja, a menor unidade de informação que pode ser armazenada num computador.

O TAMANHO DA MEMÓRIA

Esse é o indicador da capacidade de um computador. Quanto maior ela for, mais informação poderá guardar. Ou seja, quanto mais bytes a memória tiver, mais caracteres poderá conter e, consequentemente, maior o número de informação que guardará.

A memória é geralmente apresentada em múltiplos de K, M(mega), G(giga) ou T(tera).

1K equivale a 2 elevado a 10

1M eqüivale a 2 elevado a 20

1G eqüivale a 2 elevado a 30

1T eqüivale a 2 elevado a 40

Em geral, o tamanho da célula depende da aplicação desejada para a máquina.

Emprega-se células pequenas em máquinas mais voltadas para aplicações comerciais ou pouco cientificas. Uma memória com células de 1 byte permite o processamento individual de caracter, o que facilita o processamento de aplicações como editores de textos.

Por outro lado, cálculos científicos seriam desvantajosos em células pequenas pois números desse tipo precisariam de mais de uma célula para armazena-los.

A capacidade propriamente dita da memória está relacionada diretamente à quantidade de células endereçáveis.

Operações de I/O na memória

Para a ligação entre MP e UCP é realizada através de dois registradores: o REM e o RDM e suas respectivas vias. É feito apenas um acesso por vez.

Operação de escrita

A UCP envia para o REM o endereço da memória onde a palavra será gravada, e para o RDM a informação (palavra) da posição a ser gravada.

A UCP comanda uma gravação (sinal write).

A palavra armazenada no RDM é, então, transferida para a posição de memória, cujo endereço está no REM.

Operação de leitura

A UCP armazena no REM o endereço da posição, onde a informação a ser lida está localizada.

A UCP comanda uma leitura (sinal de controle para memória - READ).

O conteúdo (palavra) da posição identificada pelo endereço contido no REM é, então, transferido para o RDM; deste, é enviado para a UCP, pela barra de dados.

Na sequência do estudo de FFs, como elementos básicos de memória de 1 bit, e de registos como elementos capazes de armazenar 1 palavra de N bits, surge, naturalmente, a necessidade de elementos que permitam o armazenamento conjuntos de K palavras de N bits. Esses elementos designam-se por memórias.

As memórias encontram seu emprego no campo de informática, sendo utilizadas principalmente em computadores e periféricos. Armazenam dados para endereçamento e programação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com