TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial descritivo

Por:   •  28/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO TÉCNICO DE REABILITAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS

Atividade: construção de memorial descritivo

ALUNA: ABIGAIR APARECIDA DE LIMA NAKAMATSU

Campo Grande – MS 2014[pic 1][pic 2]


CONSTRUÇÃO DE MEMORIAL DESCRITIVO

A IMPORTANCIA DO ACOLHIMENTO EM DIVERSAS POLITICAS SETORIAIS

Acolhimento: O acolhimento é uma forma de atuação dos profissionais que recebem usuários desde sua chegada a um serviço e que visa facilitar o estabelecimento de um vinculo terapêutico, isso inclui, com efeitos, aspectos objetivos e subjetivos, dentre os aspectos objetivos está a existência de espaço adequado e acolhedor, os horários disponíveis e as praticas de registros. O mais importante é que todas as atividades de acolhimento incluam efetivamente os aspectos subjetivos indispensáveis, como a disponibilidade dos profissionais e a escuta atenta e empática ,importa destacar que por empatia entendemos a capacidade de se colocar no lugar do outro e levar em consideração os seus sentimentos.

No acolhimento devemos escutar a pessoa que vem ao serviço sem julgá-la,ou seja sem ter preconceitos morais,quer seja pelo fato de ser usuário(a) de drogas quer seja por apresentar outros comportamentos,ao acolher os profissionais devem se preocupar em ouvir as demandas das pessoas que chegam além disso,devem propor caminhos que aliviem na medida do necessário os sofrimentos descritos,sempre privilegiando o oferecimento do  tratamento e da oportunidade de que o usuário fale de suas dificuldades e de suas necessidades.Muitos usuários chegam ao serviço trazendo muito desespero e buscando soluções urgentes.O acolhimento envolve também outras ações fundamentais como acolher familiares e definir o projeto terapêutico individualizado.

Quando realizado de forma cuidadosa, o acolhimento é o primeiro passo para a construção do vinculo terapêutico.

Acolher significa dar boas vindas e humanizar o atendimento, este deve ser feito de maneira empática,ou seja, colocando-se no lugar do outro. Este primeiro contato pode

garantir a adesão e a continuidade de todo o processo de atendimento e um bom vínculo entre o profissional e o usuário permite que a atenção à Saúde Mental ocorra de maneira mais efetiva.

   

 

Humanização: humanização no tratamento em comunidades terapêuticas e clínicas involuntárias, utilizando os princípios enfatizados acima como referência para as nossas reflexões: Ajuda mútua, responsabilidade ou co -responsabilidade e voluntariedade.O conceito de cidadania e de respeito ao ser humano, presentes no que se pode chamar de tratamento humanizado,respeitar e se interessar pelo ser o humano inclui o reconhecimento dos seus limites.

Neste sentido, o que pode parecer desumano, como o fato de manter o dependente em ambiente fechado, parcialmente privado do convívio da família e dos amigos, representa a consciência da equipe de assistência quanto a limitação momentânea do dependente ao convívio social. Uma decisão contrária, certamente colocaria em risco a integridade física e psicológica do recuperando, das pessoas que o rodeiam e da sociedade de forma

geral, tendo em vista o alto nível de impulsividade normalmente presente nos dependentes químicos.

O dependente químico se distancia da família,da sociedade e passa a viver no mundo obscuro das droga e vai se dilacerando aos poucos a si próprio trazendo grande sofrimento a família.

A responsabilidade de acolhedores somos nos em diversas áreas,porque a sociedade é preconceituosa e discriminadora


ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR NO CUIDADO AO DEPENDENTE QUÍMICO: ATRIBUIÇÕES DA EQUIPE

Médico Psiquiatra, 1 Enfermeiro com formação em Saúde Mental, 4 profissionais de  nível  superior  de  outras  categorias  profissionais:  Psicólogo,  Assistente  Social, terapeuta Ocupacional, Pedagogo, 1 Professor de Educação Física ou profissional necessário ao projeto terapêutico, 6 profissionais de nível médio: Técnico em RDQ e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativa, técnico educacional e artesão.

Médico Psiquiatra: é o especialista que atua nas áreas de prevenção de no caso de tratamento e reabilitação dos transtornos psiquiátricos faz sebe que é o profissional que tem autonomia para prescrever medicações.

Psicólogo: é o profissional que trabalha com o paciente as questões emocionais envolvidas no processo da recuperação e a capacidade de lidar com as frustrações e os gatilhos que levam ao uso de SPA.

Enfermeiro: com formação em saúde mental da assistência ao doente mental junto aos demais profissionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (61.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com