TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Dissertações: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  6.315 Palavras (26 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 26

A VISÃO DO MERCADO DE CAPITAIS

Paulo Andrei Freitas Dalbem

Juliana Santos de Menezes

Profª Roseli Godoi

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI VI

(Ciências Contábeis/0603) – Mercado de Capitais

26/05/11

RESUMO

Palavras-chave:

1 INTRODUÇÃO

Com o processo de globalização, que resultou em um intensivo intercâmbio entre os paises, cada vez mais o mercado acionário vem adquirindo uma crescente importância no cenário financeiro internacional.

Seguindo essa tendência mundial, os paises em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos.

Assim, quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais.

Por ser um canal fundamental na capitação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do pais, o mercado acionário também se constitui em uma importante opção de investimento para pessoas e instituições. O mercado acionário será o objetivo de estudo desse artigo.

2 BOLSA DE VALORES

Através dos noticiários de Rádio, Televisão, Jornais, e Revistas, recebemos informações e noticias diárias sobre a evolução deste mercado, com seus índices de evolução de ganhos positivos, com momentos muito elevados e outros momentos não tão elevados e até momentos com perdas significativas.

Afinal, que mercado é este? Será que pertence somente aos superdotados financeiramente e “experts”, ou um simples mortal também pode participar dele?

Sua história é bastante remota, sendo que a palavra bolsa nasceu na cidade Medieval de Bruges, na Bélgica, onde se reuniram os comerciantes da época na casa de “Van Der Burse” em cuja fachada contava um escudo com três bolsas, Brasão Familiar, que simbolizava honradez por méritos em sua atuação comercial.

2.1 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO MERCADO DE BOLSA.

O Mercado de Capitais, através das bolsas de valores, é constituído por um conjunto de instituições que visão aproximar os possuidores de recursos financeiros com as empresas que precisam destes recursos, a fim de obter recursos financeiros, para atingir suas metas de desenvolvimento de produtos e/ou mercado e aumentar seus lucros.

Com isto as Bolsas procuram manter local propicio para os investidores, compradores e vendedores efetuarem seus negócios manterem a liquidez destes papéis negociados.

Portanto, estes negócios são realizados via corretora de Valores Mobiliários, que só operam títulos de companhias devidamente registrados na CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Os preços são livres, ofertados entre compradores e vendedores de forma eletrônica e fixados pelas Leis de Mercado, ou seja, oferta e demanda.

Para dar garantias de que estes “papéis” negociados existem de fato e de direito, todas as ações ofertadas são registradas num sistema de garantia chamado CBLC – Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia, por onde transitam eletronicamente todas as ordens de Compra e Venda dos “papéis” para verificar sobre a existência ou não dos mesmos, antes de entrarem propriamente no mercado.

Para dar transparência na fixação de preços, todas as ofertas de compras e vendas são registradas no sistema eletrônico, com todos os participantes sabendo das corretoras ofertantes de ordens de compras e vendas por ordem de valor a ser negociada, partindo do maior valor para o menor valor ofertado pelo “papel”.

2.2 – ESTRUTURA FUNCIONAL DO MERCADO ACIONÁRIO

A Estrutura do Mercado Acionário é composta pela CVM – Comissões de Valores Mobiliários, que normatiza o funcionamento deste merccado; a Bolsa de Valores participa desta normatização e disponibiliza espaço ideal e equipamentos, divulga as movimentações das ações e demais papéis para que o mercado se desenvolva. Mercado Acionário é forte quando num pais predominam: a confiança na economia; mercado consumidor forte; estabilidade política; inflação controlada; mercado secundário ativo; motivação para oferta de novos títulos. Todos estes aspectos traduzem economia de mercado dinâmico.

As Sociedades Corretoras de Títulos de Valores Mobiliários efetuam as operações atuando junto aos investidores, demonstrando a evolução e perpectivas destas companhias de Capital aberto.

Os Investidores são:

• pessoas físicas,

• pessoas jurídicas não institucionalizadas;

• ivestidores institucionais;

• seguradoras;

• entidades de previdência privada;

• sociedade de capitalização;

• clubes de investimentos de ações;

• fundos externos de investimentos;

• fundos mútuos de investimentos;

• agentes autônomos de investimentos;

• sociedade distribuidoras de títulos e valores mobiliários;

• bancos múltiplos e investimentos;

• companhia de capital aberto.

2.3 ATITUDES DOS INVESTIDORES

2.3.1 Jogador

• No dia a dia não sabe o que fazer, normalmente toma sua decisões 100% em dicas de amigos ou boatos lidos em algum fórum da Internet.

2.3.2 Especulador

• Essencial ao mercado. Age com racionalidade e audácia. Tende a assumir riscos elevados. Tem espírito de jogador e procura a aumentar o seu capital ao Maximo possível, de preferêncianum único pregão, procura influenciar os demais investidores de qual é a melhor opção.

2.3.3 Manipulador

• Age de má fé, divulgando boatos e usando diversos meios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com