TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metanol, Etanol, Alcool

Artigo: Metanol, Etanol, Alcool. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 7

HIDROCARBONETOS NA NOSSA VIDA.

Marcílio Daniel Barros* 1.0 - INTRODUÇÃO

Os hidrocarbonetos são compostos que possuem apenas os elementos carbono e hidrogênio na sua composição, de formula CxHy. Os hidrocarbonetos participam do grupo doscompostos orgânicos mais importantes e utilizados. A principal fonte de hidrocarbonetos é o petróleo, fornece não apenas os diversos tipos de combustíveis que constituem aproximadamente 48% da matrizenergética brasileira, como a matéria prima para um número muito grande de produtos acabados que tem origem na indústria petroquímica. Os hidrocarbonetos são divididos em vários subgrupos, com algumascaracterísticas particulares como suas aplicações e propriedades definidas. Alguns desses subgrupos são os alcanos, alcenos e os alcinos.

Geralmente, compostos como os alcanos, cujas moléculas possuemapenas ligações simples, são chamados de compostos saturados, pois, contêm o número máximo de átomos de hidrogênio que um composto de carbono pode possuir. Compostos com ligações múltiplas tais comoalcenos, alcinos e hidrocarbonetos aromáticos, são chamados de compostos insaturados, pois possuem menos que o número máximo de átomos de hidrogênio, podendo ser hidrogenados em condições apropriadas.Como antes dito, as aplicações dos hidrocarbonetos de grande importância no nosso dia- a- dia, por exemplo, o gás natural e os derivados do petróleo são referencias quando tomamos a falar sobre osalcanos.

Fonte: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Hidrocarbonetos-e-Sua-Importancia/906154.html

METANOL

O metanol, que também é conhecido como ácido metílico ou carbinol, é um composto orgânico pertencente ao grupo dos álcoois. Representado pela fórmula química CH3OH, o metanol é líquido em temperatura ambiente, incolor, de odor característico, apresenta um ponto de fusão de -98 °C e ponto de ebulição de 65 °C e é solúvel em água, etanol e éter dietílico.

Durante muitos anos, essa substância foi obtida unicamente pela destilação da madeira a seco e na ausência de ar, o que tornou o metanol conhecido como álcool de madeira. Hoje, a substância é obtida sinteticamente a partir domonóxido de carbono (processo carboquímico) ou por oxidação controlada do metano (processo petroquímico).

A principal aplicação do metanol é como solvente em inúmeras reações industriais, além de ser muito útil na produção de polímeros sintéticos, como, por exemplo, o plástico e a fórmica. Também se utiliza o metanol na extração de óleos vegetais e animais; no preparo de vitaminas, hormônios e colesterol; e na obtenção do MTBE (éter metílico-terciobutílico), substância usada para aumentar a octanagem da gasolina, especialmente nos Estados Unidos. Na produção do biodiesel, o metanol é usado na transesterificação da gordura. Esse composto também pode ser utilizado como combustível em motores a explosão, como é o caso dos aeromodelos e alguns carros de corrida.

Já há algum tempo, no Brasil, o metanol foi empregado como combustível de veículos e como aditivo da gasolina, substituindo o etanol. No entanto, sua utilização como combustível apresenta algumas inconveniências: é altamente corrosivo a aços, possui um elevado grau de toxidez e de inflamabilidade e, em caso de incêndio, produz chamas quase invisíveis, o que dificulta a ação de apagar o fogo. Por outro lado, o metanol é um importante substituto da gasolina, porque sua combustão é mais completa, o que diminui os níveis de poluição atmosférica, além de não produzir óxidos deenxofre.

De todos os álcoois, o metanol é o mais tóxico: sua dose letal é de 0,07 gramas por Kg de massa corporal, o que quer dizer que meia colher de sopa de metanol é suficiente para provocar a morte de um indivíduo de 60 kg. Prova disso são as 40 pessoas que morreram em Salvador (BA), no ano de 1999, após consumirem uma cachaça contaminada com metanol.

Dependendo da dose ingerida, pode-se reverter um quadro de intoxicação por metanol através da ingestão do etanol. Por isso, antigamente, as pessoas intoxicadas eram orientadas a consumir bebidas alcóolicas, uma vez que, o etanol ali presente se une muito facilmente ao ácido fórmico, que é o principal produto do metabolismo do metanol, facilitando sua excreção. Atualmente, já existem medicamentos contra a intoxicação por metanol, ficando vedada a utilização de bebidas alcóolicas.

Fonte: http://www.infoescola.com/compostos-quimicos/metanol/

ETANOL

O Etanol pertence à classe dos álcoois, isto significa que é um composto orgânico que apresenta o grupo funcional hidroxila (-OH) preso a um ou mais carbonos saturados.

Fórmula do etanol

A produção de etanol é feita a partir da cana-de-açúcar e obedece aos seguintes procedimentos:

1. Moagem da cana: A cana passa por um processador, nessa etapa obtém-se o caldo de cana, também conhecido como garapa que contém um alto teor de sacarose, cuja fórmula é: C12H22O11.

2. Produção de melaço: O produto obtido no primeiro passo (garapa) é aquecido para se obter o melaço, que consiste numa solução de 40% (aproximadamente), em massa, de sacarose. O açúcar mascavo é produzido quando parte dessa sacarose se cristaliza.

3. Fermentação do melaço: Neste momento, é acrescentado ao melaço fermentos biológicos, como a Saccharomyces, que é um tipo de levedura que faz com que a sacarose se transforme em etanol. A ação de enzimas é que realiza esse trabalho. Após esse processo, se obtém o mosto fermentado, que já contém até 12% de seu volume total em etanol.

4. Destilação do mosto fermentado: Aqui o produto, no caso o mosto, vai passar pelo processo de destilação fracionada e vai dar origem a uma solução cuja composição será: 96% de etanol e 4% de água. Existe uma denominação que é dada em graus, é o chamado teor alcoólico de uma bebida. No caso do etanol é de 96° GL (Gay-Lussac).

O etanol é usado para a fabricação de bebidas e como combustível. No Brasil, a maior parte da produção de etanol é para a indústria de combustíveis. Essa preferência é pelo fato de o etanol não produzir dióxido de enxofre quando é queimado, ao contrário da gasolina que polui a atmosfera.

Importante: existe uma grande preocupação com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Descobertas na ciência relatam os perigos da ingestão de grandes quantidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com