TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia

Pesquisas Acadêmicas: Metodologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  5.435 Palavras (22 Páginas)  •  1.892 Visualizações

Página 1 de 22

nidade 4

Mensagempor Admin » Dom Out 07, 2012 9:38 pm

• Pergunta 1

0 em 0.2 pontos

O Gerente do Departamento de Gestão de Pessoas preocupado com a comunicação na empresa decidiu fazer uma investigação junto aos funcionários e definiu como problema: 'Quais os mecanismos utilizados para se estabelecer a comunicação na empresa e qual a interpretação mais frequente dada pelos colaboradores aos fatos comunicados?'

Para fundamentar sua pesquisa, o Gerente utilizou como umas das fontes de informação o material publicado na Internet <http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm>

Helena Maria Ferreira Pinto Ramos, A Comunicação Interna. Estudo de Caso no C.E.T.

A correta indicação da fonte de informação, segundo as normas da ABNT e as Diretrizes da Universidade é a contida em:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

A comunicação interna. Site: http://www.prof2000.pt/users/secjeste/h ... 001500.htm

Resposta Correta: d.

RAMOS, Helena Maria Ferreira Pinto. A comunicação interna. Disponível em: <http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm> Acesso em: 08/02/2010.

Feedback da resposta: Segundo as Normas da ABNT, a referenciação deve conter, na ordem: autor (iniciando pelo sobrenome em caixa alta), título (em destaque), no caso de material publicado na internet, endereço completo da publicação e data de acesso.

Então está correta a indicação:

RAMOS, Helena Maria Ferreira Pinto. A comunicação interna. Disponível em:

<http://www.prof2000.pt/users/secjeste/heletese/Pg001500.htm> Acesso em: 08/02/2010.

• Pergunta 2

0.2 em 0.2 pontos

Um pesquisador fez o seguinte resumo de sua pesquisa:

O aumento da concentração populacional e as alterações do modo de vida tradicional da comunidade indígena do Distrito de Iauaretê, têm resultado em inúmeros agravos à saúde da população, principalmente devido a ausência de saneamento básico. O objetivo da pesquisa foi identificar os principais problemas sanitários e socioambientais que interferem diretamente na saúde e qualidade de vida dos habitantes de Iauaretê, visando a melhoria dessas condições.

Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo situações de causa e efeito sobre os agravos à saúde a que estavam expostos, ainda não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana. Os moradores que interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo, ficou claro que a oferta de infraestrutura não será suficiente para garantir a saúde e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

(Fonte: TOLEDO, Renata Ferraz de. Educação, saúde e meio ambiente: uma pesquisa-ação do distrito de Iauaretê do município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponive ... 339/Acesso em: 27/07/09.)

A partir do texto acima, pode-se afirmar que o pesquisador utilizou como metodologia em sua pesquisa:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

A pesquisa-ação

Resposta Correta: b.

A pesquisa-ação

Feedback da resposta: Alternativa correta: A pesquisa-ação.

O texto evidencia a utilização da pesquisa-ação, principalmente quando afirma que: Os moradores que interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo, ficou claro que a oferta de infraestrutura não será suficiente para garantir a saúde e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

Na pesquisa-ação o pesquisador desempenha um papel ativo no equacionamento dos problemas, no acompanhamento e na avaliação das ações desenvolvidas com a participação dos envolvidos.

• Pergunta 3

0 em 0.2 pontos

Em uma pesquisa científica, a partir das informações (dados) coletadas se faz a interpretação do fenômeno que a elas se referem, ou seja, se estabelece a relação entre um referencial teórico e a realidade retratada pelos dados e fatos colhidos ou levantados. É este o papel da fundamentação teórica (da revisão da literatura ou quadro teórico) em uma pesquisa. Assim, é correto afirmar que desenvolver a fundamentação teórica de um trabalho corresponde a:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Copiar pequenos trechos de obras de autores que tratam de temas relacionados ao foco do trabalho de pesquisa.

Resposta Correta: a.

Fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada.

Feedback da resposta: Ninguém investiga o que não conhece e a forma mais eficaz de se obter conhecimento é através da fundamentação teórica que tem como objetivo “fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada”. Esta é a alternativa correta.

• Pergunta 4

0 em 0.2 pontos

Conforme Costa*, “As hipóteses científicas são usualmente resultado do que pode ser chamado de imaginação científica, insights como, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com