TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia Dade

Trabalho Escolar: Metodologia Dade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

A proposta para a realização de Atenção Farmacêutica seria abordar ativamente o paciente em uma instituição de saúde como hospitais, farmácias, drogarias, consultórios médicos para sugerir uma entrevista com um Farmacêutico onde é questionado todos os problemas de saúde deste paciente e os medicamentos que ele utiliza, visando identificar os Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRMs).

E no que o Farmacêutico poderia ajudar o paciente? Por exemplo: verificando se o paciente toma o medicamento no horário correto, pois alguns medicamentos como as estatinas têm uma ação muito mais efetiva se tomado à noite. Outro exemplo é caso o paciente esteja tendo uma reação adversa a algum medicamento, o Farmacêutico pode informar o médico (abordando ou escrevendo uma carta) informando sobre a reação e até sugerindo que o médico modifique a classe do medicamento, caso esta reação esteja relacionada a classe deste medicamento. Por exemplo: O Captopril que é da classe inibidores da ECA (amplamente utilizado) pode causar tosse seca, que é uma característica da classe deste medicamento. Muitos pacientes não sabem, e podem ficar durante muito tempo utilizando este medicamento e tendo esta reação, quando uma mudança de classe de medicamento, identificada numa entrevista com um Farmacêutico, poderia trazer benefícios para sua vida. Esta tosse associada aos Inibidores da ECA, deste paciente é o que chamamos de PRMs.

Metodologia Dader:

Existe uma metodologia muito eficiente para se identificar os Problemas Relacionados aos Medicamentos (PRMs), é a Metologia Dader. Neste Método através desta entrevista é preenchido um relatório em que se faz a fácil identificação de PRMs e se documenta as ações que deverão ser tomadas, sendo compreendido facilmente pelos profissionais devidamente treinados neste Método. Por isso, pode-se fazer o seguimento deste paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com