TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia experimental

Resenha: Metodologia experimental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2014  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Logo, a grandeza mv proposta pelo ilustre filósofo francês no século XVII é numericamente igual ao impulso I da força newtoniana. A grandeza é denominada de momentum linear, que, para o pensador era a medida da “verdadeira força” de um corpo.

Vemos assim que a força newtoniana (ma) e as forças propostas por Leibniz (mv2) e Descartes (mv) têm uma íntima relação no corpo da teoria newtoniana de movimento.

- Objetivos do experimento

Medir de 20 alturas diferentes a partir de 50 centímetros até 8 centímetros o tempo que um pendulo de massa m faz até passar os sensores . Após conseguir as 20 medidas , foi exigido que calcularmos a energia potencial do pendulo e a energia cinética do pendulo , assim obtendo as medidas para a verificação da energia mecânica . Após esses dados , calculamos os erros percentuais de cada medida podendo especular o por que da não conservação de energia .

-Primeiro experimento

Especifico

Tabelamento dos dados requeridos em questão , que mostrarei a seguir , onde foi obtido , a energia cinética , a energia potencial e os erros percentuais em casa situação . após o tabelamento foi pedido dois gráficos , onde no primeiro ea relacionado a energia cinética com a energia potencia , e no segundo relacionamos a energia potencial com o erro percentual . Depois feito todos esses passos foi requerido a relação de conservação de energia a partir da energia mecânica , onde como havia erros dentre o experimento não foram possíveis dados corretos , mas a partir dos erros podemos ter noção que a energia se conserva .

Metodologia Experimental

Equipamento e materiais usado , procedimento para realização do experimento.

Materiais

-Pendulo

Material lançada das devidas alturas .

-Régua

Material usado para medir a altura em que oo pendulo era lançado , menor unidade de medida : Centímetro .

-Sensor Foto elétrico

Usado para medir o tempo que o pendulo demora para fazer o percurso até passar por ele . Menor unidade de medida : Milissegundo .

-Procedimento do experimento

Primeiro foi medido a altura do pendulo para a mesa , sua altura era de 7 centimetros . Logo após foi elevado o mesmo altura de 50 centimetros na diagonal e abandonado , podendo assim especular o tempo que ele demora para percorrer a distancia até passar pelo sensor , fazendo esse mesmo processo 20 vezes de alturas diferentes .

H(cm) T(s)x〖10〗^(-3)

50 0,008

46 0,008

38 0,010

35 0,010

34 0,011

32 0,011

31 0,011

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com