TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos Sismicos

Dissertações: Metodos Sismicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Métodos sísmicos:

1.1 Reflexão

O Método Sísmico de Reflexão, é o processo mais utilizado atualmente para a prospecção de petróleo na Indústria Petrolífera, por se tratar que um processo com melhor definição e precisão da situação geológica em superfícies propícias à acumulação de hidrocarbonetos, a um custo relativamente mais baixo. Mais de 90% de todo o investimento na área da prospecção são aplicados na sísmica de reflexão. O que se obtém através deste processo são imagens das estruturas e camadas geológicas em subsuperfícies, retratados sob as mais diversas formas, que são encaminhadas para a análise dos interpretes.

O processo de Reflexão dá-se início com a geração de ondas elásticas, através de fontes artificiais, que se propagam pelo interior da Terra, onde são refletidas e retratadas nas interfaces que separam rochas de diferentes constituições petrofísicas, e retornam à superfície, onde são captadas por sofisticados equipamentos de registro.

Para a análise da área é emitido um pulso característico conhecido como assinatura da fonte que vai de propagando em todas as direções e se refletem e propagam em cada uma das camadas geológicas em profundidade, retornando à superfície com as informações necessárias para o estudo da área.

É utilizado para registrar as informações destes pulsos dois tipo de equipamentos eletromagnéticos:

• Geofones (Para o registro em Terra) se trata de uma bobina suspensa dentro de um campo magnético gerado por um potente ímã acondicionado em invólucro impermeável, que é firmemente cravado à superfície da terra. Quando uma onda sísmica¹ atinge o geofone, o movimento relativo entre a bobina e o ímã gera uma corrente elétrica induzida que é proporcional a vários fatores, inclusive à amplitude da onda incidente.

¹ Caminhão impactador que golpeia chapas pesadas no solo, são utilizados para a criação dessas ondas.

• Hidrofones (Para o registro em água) se trata da utilização de cristais piezoelétricos, que geram uma corrente elétrica proporcional à variação de pressão produzida pelas ondas acústicas na água². Estes receptores, a exemplo dos geofones, devem reproduzir o mais fielmente possível as vibrações mecânicas na forma de oscilações elétricas. Essas oscilações elétricas são transmitidas até o sismógrafo, onde são digitalizadas, multiplexadas e registradas após severo depuramento e amplificação eletrônicos.

² Canhão de ar comprimido que dispara pulsos de ar na água são os responsáveis por criar as ondas acústicas na água.

Sendo na terra ou no mar, o recolhimento dos dados sísmicos se trata da geração de uma perturbação induzida em algum ponto da superfície e na análise das informações obtidas pelo registro das reflexões em centenas de canais de recepção ao longo de uma linha reta.

Todo esse conjunto de canais de recepção, tem seu posicionamento definido por um levantamento topográfico em terra e por radioposicionamento e satélites no mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com