TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metrologia

Projeto de pesquisa: Metrologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

A metrologia pode ser dividida em três fatores : Metrologia Científica , Metrologia Industrial, Metrologia Legal .

A metrologia garante a qualidade do produto final

favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo

um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas.

Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela

calibração de componentes e equipamentos, aumentando a

produtividade.

A calibração é fundamental para que o instrumento de medição sejam indicados para um padrão.

A várias maneiras de se ter um valor preciso , mas a forma mais segura é a pipetagem , sabendo utilizar os devidos instrumentos o valor sairá exato, o que é essencial e fundamental para a Metrologia.

Erros comuns de se acontecer são os de paralaxe , onde a curva do liquido deve-se estar sempre na risca da medida desejada e nunca para cima ou para baixo . Entre outros erros comuns ocorrentes em laboratórios , o que mais ocorre é o paralaxe, onde um erro acaba com toda a precisão e trabalho .

RESUMO

São usadas, em laboratório, várias vidrarias para a manipulação de substâncias. Em todos os experimentos laboratoriais, há necessidade da determinação precisa das medidas a serem usadas. Porém, todas as medidas físicas possuem um certo grau de incerteza. O equipamento usado e o manipulador podem impor limitações na medida feita. Assim, o valor número resultante da medida.

CONTEÚDO

PASSO 1

A metrologia pode ser dividida em três fatores : Metrologia Científica da qual é usada para pesquisas, metodologias científicas e nela utiliza-se instrumentos laboratoriais .

Metrologia Industrial , cujos os sistemas de medição controlam os processos de produção industrial e tem a responsabilidade de garantia na qualidade dos produtos acabados .

Metrologia Legal , cuja está relacionada a sistemas de medições , usados nas áreas de saúde , segurança e meio ambiente.

A calibração é algo fundamental , pois é a comparação entre os valores indicados por um instrumento de medição e os indicados por um padrão.

A calibração dos equipamentos de medição é função importante para a qualidade no processo produtivo e deve ser uma atividade normal de produção que proporciona uma série de vantagens tais como: garante a rastreabilidade das medições, permite a confiança nos resultados medidosreduz a variação das especificações técnicas dos

produtos ; previne defeitos ; compatibiliza as medições .

A metrologia garante a qualidade do produto final favorecendo as negociações pela confiança do cliente, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas.

Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade.

Aos falarmos de "precisão e exatidão" os termos se confundem na metrologia, mas tem significados diferentes.

A exatidão de um instrumento ou de uma medição não pode ser medida, com aracterística qualitativa. Os blocos padrão, por exemplo , são fabricados em diferentes classes de exatidão. Os blocos para uso em laboratório são mais exatos e os blocos fabricados para uso em linhas de produção.

Já a precisão está relacionada com a incerteza de medição.Com ensaios nos instrumentos podemos medir a dispersão, desvio-padrão, variância ou coeficiente de variação dos valores encontrados. No final temos um número que define a capacidade que o instrumento tem de repetir a medição e encontrar o mesmo valor.

Exatidão, mas sem precisão encontra valores sempre próximos da medida verdadeira, mas sempre errando aleatoriamente para todas as direções, já uma medição sem exatidão, mas com precisão vai dar resultados sempre próximos um do outro se variação, mas longe do valor real. Uma depende da outra para dar o resultado ideal.

Exatidão da os valores corretamente mas não sua direção, já precisão da as direções corretas porém seus valores são longes do valor real.

As vidrarias volumétricas constituem uma das primeiras etapas da qualificação de método ou processo; estas devem ser adquiridas já validadas ou serem validadas pelo próprio laboratório. Os materiais comprados por Instituições Públicas são através de licitação,onde é cobrado o menor preço e nem sempre o material comprado é o de melhor qualidade. Uma grande variedade de participantes (fornecedores) do processo licitatório, é obrigatório cada laboratório , adotar a validação de todo material volumétrico a ser usado para as análises dos medicamentos produzidos.Recomenda-se a verificação prévia de todos os materiais volumétricos , cumprimento das normas de qualidade antes do pagamento dos materiais, pois mesmo aquelas marcas conhecidas e de boa qualidade, não estavam totalmente dentro dos limites de aceitação, ou o laboratório deverá comprar materiais já certificados e denominados como vidraria de ótima qualidade (classe A) ,com certificados de Controle de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com