TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micronutrientes De Plantas

Exames: Micronutrientes De Plantas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA OPTATIVA: NUTRIÇÃO MINERAL DE PLANTAS

PROFESSOR: HÉLIO CABRAL

ALUNO: DIEGO INACIO DE OLIVEIRA.

MICRONUTRIENTES DE PLANTAS

RECIFE, 06 DE NOVEMBRO DE 2012.

MICRONUTRIENTES

Os Micronutrientes são utilizados pelas plantas em pequenas quantidades. Sua falta, no entanto, pode acarretar grandes perdas na produtividade.

Os micronutrientes ocorrem em teores muito baixos no solo e a quantidade total varia com o material de origem e o grau de intemperização dos solos. Solos derivados de basalto são mais ricos em micronutrientes, que os derivados de arenitos.

A disponibilidade dos micronutrientes para as plantas é influenciada pelas características do solo, como à textura e mineralogia, teor de matéria orgânica, umidade, pH, condições de oxi-redução e interação entre nutrientes. O entendimento da dinâmica dos micronutrientes nos diferentes tipos de solo e do requerimento pelas culturas, definição de doses, fontes e estratégias de fornecimento de micronutrientes, adequadas às condições locais, são passos fundamentais para maior produtividade das lavouras e uso eficiente de insumos.

A quantidade total de micronutrientes no solo varia com o material de origem e o grau de intemperização dos solos. Solos derivados de basalto são mais ricos em micronutrientes, especialmente em Mn, Fe e Zn, do que os de arenitos e sedimentos orgânicos.

Os micronutrientes são requeridos em pequenas quantidades, de miligramas (um milésimo do grama) a microgramas (um milionésimo do grama). São micronutrientes o Boro, Cloro, Cobre, Ferro, Manganês, Molibdênio, Cobalto, Níquel e Zinco.

BORO (B)

É o único micronutriente que não atende ao critério direto de essencialidade, mas satisfaz o critério indireto. A maior prova de sua essencialidade consiste em que, nos solos das regiões tropicais, ao lado do Zn, é o micronutriente que mais freqüentemente promove deficiências nas culturas.

É absorvido na forma de ácido bórico H3BO3. O boro é praticamente imóvel no floema, assim não é redistribuído nas plantas, o que provoca o aparecimento dos sintomas de deficiência primeiramente nos órgãos e nas regiões de crescimento (partes mais novas). Como conseqüência a planta necessita de um suprimento constante pelo solo.

- facilita o transporte de açucares através da membrana – pois forma um complexo borato-açúcar mais solúvel na membrana

- síntese de proteínas - parece estar envolvido na síntese da uracila –uma base nitrogenada componente do RNA – assim a deficiência dae B afeta a síntese do RNA e, em conseqüência, a síntese de proteínas

- elongação e divisão celular – o mais rápido efeito da deficiência de B nas plantas é a paralisação do crescimento dos meristemas apicais, tanto das raízes quanto da parte aérea.

COBRE (Cu)

Sua forma de absorção é Cu+2, encontrando-se no xilema sob forma de quelado (doador de elétrons) de ácidos orgânicos. O Cobre é um importante micronutriente, pois participa de várias reações enzimáticas, estando particularmente envolvidos na síntese de proteínas, metabolismo de carbohidratos, na fixação simbiótica de Nitrogênio pelas leguminosas, participa no transporte de elétrons na respiração e na fotossíntese. O Cobre aumenta a resistência das plantas a diversas doenças fúngicas e bacterianas. Sua deficiência está relacionadas com baixos teores no solo e com problemas de absorção, pois não é redistribuído apreciavelmente pelo floema e por conseqüência a sua carência se apresenta primeiro em folhas jovens, como o murchamento , cor verde-azulada, deformação do limbo e depois clorose e necrose em manchas irregulares.

FERRO (Fe)

O ferro pode chegar às raízes das plantas como Fe2+ e Fe3+ e como quelado. O íon requerido no metabolismo é o Fe2+ e esta forma é a absorvida pelas plantas. Parece, que a eficiência de absorção está relacionada com a capacidade das raízes em efetuar a redução de ferro férrico (Fe3+) para ferro ferroso (Fe2+) na rizosfera. Algumas plantas eficientes em absorver ferro baixam o pH da solução e excretam substâncias redutoras capazes de reduzir o Fe3+ para Fe2+. Concentrações elevadas de outros cátions na solução diminui a absorção de ferro. O aumento da disponibilidade do Mn em solos ácidos inibe competitivamente a absorção de Fe causando o aparecimento de sintomas de deficiência. O transporte se dá pelo xilema, via corrente transpiratória, predominantemente na forma de quelado de ácido cítrico. O Fe é pouco redistribuído na planta, portanto, os sintomas de carência manifestam-se inicialmente nas folhas mais novas.

O ferro é componente de uma série de enzimas, a maioria das quais, participam de reações de oxi-redução no metabolismo. Dois grupos de proteínas contendo Fe são bem definidos: as hemo-proteínas e as Fe-S proteína.

No grupo das hemo-proteínas incluem-se as enzimas catalase, peroxidase, citocromo oxidase e outras. Os citocromos são constituintes do sistema redox em cloroplastos e mitocôndrias e na forma de citocromo oxidase que também tem cobre participa no transporte terminal de elétrons na cadeia respiratória

a leghemoglobina – também uma proteína do grupo heme participa no processo de fixação biológica do N2 atmosférico.

MOLIBDÊNIO (Mo)

As crucíferas (repolho, couve flor) e as leguminosas são particularmente exigentes em Mo e são as que freqüentemente necessitam de adubação com o elemento.

Em valores de pH do solo maiores do que 5,0, o Mo é absorvido como íon MoO42-.O H2PO42- apresenta efeito sinergístico na absorção e no transporte do MoO42-, possivelmente pelo deslocamento do Mo dos pontos de adsorção no solo, tornando-o mais disponível e/ou formação de composto fosfomolibdato mais solúvel na membrana. Já o SO42- apresenta efeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com