TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micróbios Na Natureza

Monografias: Micróbios Na Natureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.069 Palavras (5 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO

“Micróbios na natureza”

RELATÓRIO

1. INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é fruto de experiências do Curso de Licenciatura em Biologia, ano de 2014, oferecido pela Fundação Cecierj, Consórcio Cederj, cuja estrutura física está montada na Escola Municipal Walter Franklin, Rua Marechal Deodoro, 117; no Centro da Cidade de Três Rios.

Nesse sentido, foi desenvolvida através da Disciplina Microbiologia, neste segundo semestre, conforme prescrito no segundo volume do modulo 1, a aula prática “Micróbios na natureza”, onde está a proposta das técnicas que propiciem a integração dos conteúdos no Ensino de Biologia, referente à segunda atividade Prática 4, relatório da aula 11; que foi desenvolvida a contento com a ajuda do Tutor Saulo Paschoaletto de Andrade; corroborando assim a seriedade necessária à obtenção dos resultados.

2- Objetivo Geral:

Observar e analisar os conhecimentos adquiridos na disciplina estudada, buscando admissão de base teórico-prática à atividade microbiana nos ambientes da Biosfera.

2.1-Objetivos Específicos:

-Articular teoria e prática em relação à visão da formação e identidade docente;

- Compreender como detectar a presença de Micróbios no ar e associados ao corpo de animais;

- Compreender a importância de bactérias bioluminescentes na cadeia alimentar marinha.

3- Materiais:

-Pia com torneira;

- Vidrarias;

-materiais do laboratório de Microbiologia;

-Alça metálica;

-Toalhas de papel;

-Detergente;

-Uma cultura de bactérias bioluminescentes, em tubo;

-Placas de petri com meio de cultura;

-Bico de Bunsen;

-Cobertor, (ambiente escuro);

-Papel filme;

-Estufa;

-Geladeira;

-Caneta;

-Papel;

-Saco de lixo para descarte de material biológico.

4. Metodologia:

As atividades práticas foram desenvolvidas seguindo os procedimentos que se devem adotar na manipulação segura dos meios, culturas bacterianas e etc., de modo a evitar qualquer tipo de contaminação, dentro das técnicas de assepsia e trabalhar sempre na área de segurança, principalmente em volta da chama do bico de Bunsen.

Conforme estava preconizado, foram divididas em três partes; ambas no Laboratório de Química no andar térreo da Instituição onde; sob a chancela do Tutor, a orientadora distribuiu as placas de petri, onde a primeira foi exposta na parte externa de um exaustor de um restaurante situado as margens do Rio Paraíba do Sul por cinco minutos(Fig. 1), depois disto a placa foi fechada com a tampa para baixo e identificada para posterior observação e, a segunda placa de petri, foi identificada e dividida em quatro partes(1,2,3,4.) e foi carimbada a impressão digital do dedo indicador nos quadrantes precedidos com a higienização prescritos no módulo (pág., 11 e 12).

A terceira parte da aula prática foi utilizada uma placa de petri que continha meio salino, devidamente marcada e com o auxílio da alça metálica e bico de bunsen, espalhamos em movimento de zigue-zague uma parcela da massa celular da cultura de bactérias bioluminescentes que estavam previamente preparadas em um tubo de ensaio.

Após estes procedimentos mantivemos o laboratório de química limpo, com as bancadas livres de materiais empregados na atividade e os inutilizáveis, acondicionados no recipiente destinado à este fim para que não representasse riscos aos próximos que utilizarem esta referida dependência.

5-RESULTADOS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com