TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minerio De Ferro

Casos: Minerio De Ferro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  2.743 Palavras (11 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

O ferro é um dos elementos mais abundantes e o recurso mineral metálico extraído em maior volume da crosta terrestre. No entanto, as jazidas exploradas economicamente, e que compõem a indústria de minério de ferro, concentram-se em um número reduzido de países. As principais reservas estão localizadas no Brasil, Austrália, China, Índia, Ucrânia, Rússia, Estados Unidos, Canadá e África do Sul, países que, juntos, dominam a produção mundial (UNCTAD, 2008). Mesmo sendo poucos os países produtores, as variações nas características do minério de ferro de uma região para outra tem gerado um diferencial competitivo no atual cenário de forte demanda pelo minério, proveniente do setor siderúrgico que busca potencializar sua capacidade produtiva com materiais mais finos (GAGGIATO, 2010).

Estima-se que 99% da produção mundial de minério de ferro seja destinada para a indústria siderúrgica (UNCTAD, 2008). Entretanto, a qualidade do minério não é o único fator determinante na escolha destas empresas ao optar por um fornecedor. Por ser um produto de baixo valor agregado envolvendo grandes volumes na sua comercialização, questões logísticas e vantagens referentes ao custo produtivo, que poderão ser traduzidos em menores preços ou melhores margens para o fornecedor, garantindo sua sustentabilidade no mercado, também ocupam lugar de destaque na composição do diferencial competitivo entre as empresas deste setor (GAGGIATO, 2010).

Devido ao aumento da demanda, e consequentemente dos preços de minério de ferro nos últimos anos, e também ao desenvolvimento de novas tecnologias e à exaustão gradual dos materiais de maior qualidade nas jazidas, a tendência produtiva é de uma exploração de volumes de minério cada vez maiores e com menores teores de ferro (VALADÃO e ARAUJO, 2007).

A indústria da mineração do ferro tem grande importância econômica na economia mineral brasileira. O Brasil se destaca no mercado mundial de minério de ferro com reservas abundantes e de ótima qualidade. A mineração do ferro representa a mais importante atividade mineral do país pelos recursos financeiros envolvidos, desde a prospecção mineral para definir os jazimentos minerais até a comercialização dos produtos comerciais de minério de ferro, participando com destaque dos investimentos prospectivos, na mão de obra

1

envolvida, na arrecadação de impostos e na arrecadação da compensação financeira pela exploração de recursos minerais (CFEM), assim como no comércio exterior gerando importantes divisas, e envolvendo a atividade com uma logística de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo (QUARESMA, 2009).

2

2. OBJETIVOS

O objetivo deste trabalho é analisar o mercado de minério de ferro, caracterizando a sua evolução, visando identificar os entraves, oportunidades e perspectivas futuras da indústria extrativa de minério de ferro.

3

3. DESENVOL VIMENTO

3.1 Minério de Ferro

O ferro é um dos elementos mais abundantes da crosta terrestre, onde entra na proporção de 4,2%. Entre todos os metais, o ferro é o mais produzido e o que está mais presente em nossas vidas. Inúmeros minerais têm ferro como componente essencial, mas somente os óxidos apresentam grandes concentrações. Os principais minerais que contêm ferro são: hematita (Fe2O3), magnetita (Fe3O4), goethita (FeO/OH) e siderita (FeCO3). As formaçõs ferríferas compostas de hematita e sílica, denominadas itabiritos, se constituem nos maiores depósitos de ferro (DNPM, 2009).

Cerca de 99,0% do minério de ferro produzido são utilizados na fabricação de aço e ferro fundido. Outras aplicações são as indústrias de ferro-ligas e cimento.

A produção de minério de ferro no Brasil se desenvolve em minas a céu aberto. A lavra é em bancadas com desmonte por explosivos, escavadeiras, carregamento em pás carregadeiras, transporte em caminhões fora-de-estrada. O beneficiamento consiste de britagem, peneiramento, lavagem, classificação, concentração e pelotização (DNPM, 2009).

O minério bruto (ROM) após o beneficiamento gera produtos classificados como granulados (acima de 6,3mm) e finos (sinterfeed – entre 0,15 e 6,3mm e pelletfeed – abaixo de 0,15mm). Os granulados são utilizados diretamente nos altos fornos. Os finos passam por processos de aglomeração (sinterização e pelotização), para posteriormente serem adicionados nos fornos de redução (DNPM, 2009). A Tabela 3.1 apresenta a classificação do minério de ferro quanto à granulometria.

4

Tabela 3.1 – Classificação do minério de ferro quanto à granulometria

Fonte: PFIFFER (2004)

Hoje o minério de ferro está presente no cotidiano das pessoas de tal forma que é quase impossível desassociá-lo de suas vidas. Ele é a matéria-prima do aço, que é usado na produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte, linhas de transmissão de energia elétrica, como elemento estrutural para a construção de edifícios e casas, além de possuir uma infinidade de outras aplicações.

A comercialização do minério de ferro depende de suas características físicas, referentes ao tamanho das partículas (granulometria), e químicas, que corresponde aos teores de ferro e outras impurezas associadas ao minério.

3.2 Reservas

As reservas medidas e indicadas de minério de ferro no Brasil alcançam 29 bilhões de toneladas, situando o país em quarto lugar em relação às reservas mundiais, de 160 bilhões de toneladas (IBRAM, 2010). Estas reservas no Brasil estão localizadas, em sua quase totalidade, nos estados de Minas Gerais, Pará e Mato Grosso do Sul.

5

Entretanto, considerando-se as reservas em termos de Ferro contido no minério, o Brasil assume lugar de destaque no cenário internacional. Esse fato ocorre devido ao alto teor encontrado nos minérios Hematita (60% de Ferro), predominante no Pará, e Itabirito (50% de Ferro), predominante em Minas Gerais (IBRAM, 2010).

Outros países que apresentam grandes reservas de minério de ferro são Ucrânia, Rússia, China e Austrália.

A Tabela 3.2 ilustra, para o ano base de 2007, as reservas brasileiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com