TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DO MINÉRIO DE FERRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE

Artigos Científicos: O DESENVOLVIMENTO DO MINÉRIO DE FERRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  2.043 Palavras (9 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 9

O DESENVOLVIMENTO DO MINÉRIO DE FERRO A PARTIR DO MEIO AMBIENTE

Claudenita Ribeiro Meo

Clei Maria de Jesus dos Santos

Raymara Nunes Cantanhede

Readna Ribeiro Melo

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade colocar em evidência a relação do minério de ferro com o meio ambiente, ou seja, é tentar mostrar como este recurso natural está sendo utilizado e quais os efeitos tanto positivos quanto negativos a produção de minério de ferro traz para nossas vidas e principalmente para o meio ambiente.de acordo com a história da civilização desde que o homem começou fazer uso da sua razão, este passou a explorar a natureza, principal meio que fornece as fontes de subsistência para o homem. Com a descoberta dos metais vários estudos foram realizados com a intenção de aprimorar as técnicas de extração e também de remeter através dos produtos produzidos pela base dos minerais uma vida mais cômoda e segura.

Palavras-chave: Minério de Ferro. Meio ambiente. Homem e Produção

Abstract

This paper aims to highlight the relationship of iron ore to the environment, ie, is trying to show how this natural resource both the positive and negative effects is being used and where the production of iron ore meant for our lives and especially for the middle ambiente.de according to the history of civilization since man began to use his reason, this started to explore nature, the main medium that provides the sources of subsistence for man. With the discovery of metals several studies were conducted with the intention to enhance the extraction techniques and remitting through the products produced by the base of the minerals a more comfortable and safe life.

Keywords: Iron Ore. Environment. Man and Production

1- INTRODUÇÃO

“A mineração é uma das mais antigas atividades produtivas exercidas pela humanidade. Não é casual que a história da civilização adote as suas diferentes modalidades como marcos divisórios de suas eras: idade da pedra lascada (paleolítico), idade da pedra polida (neolítico) e idade dos metais (cobre, bronze e ferro). Consciente ou inconscientemente, o consumo de bens minerais está presente em quase todos os setores da vida moderna: de insumos para agricultura até os sofisticados materiais para indústria eletroeletrônica; de bens de consumo aos grandes equipamentos industriais; da produção de medicamentos e cosméticos até a indústria aeroespacial, entre tantos outros usos”. (ENRIQUEZ,2007,P.25)

O presente texto tem por objetivo realizar uma leitura à luz da ciência geológica a importância do estudo do minério de ferro e a sua relação com o meio ambiente, pois os minerais são desde quando foram descobertos pelo homem na idade dos metais, elementos de extrema importância para se desenvolver as atividades na área da agricultura, na indústria, na metalúrgica e na própria mineração, sendo assim elementos indispensáveis para o mundo contemporâneo.

2- ORIGEM DOS METAIS

Acompanhamos através da história , a evolução da espécie humana que foi passando por várias transformações até chegar a evolução do Homo Sapiens, sabemos que o ser humano possui uma característica fundamental que o diferencia de outros seres, isso é, o homem é constituído de razão, uma qualidade que o permite agir de diversas maneiras como pensar, planejar, organizar, raciocinar, dentre outras funções que utiliza para colocar suas ideias em prática.

Há muito tempo atrás o homem, mais precisamente na idade que ficou conhecida ou denominada pelos estudiosos como Idade dos Metais (neolítica) percebeu a existência de alguns metais (cobre, bronze e ferro), e a partir da descoberta desses metais o homem passa a utilizá-los, na produção de ferramentas como: martelo, manchado, espada, faca, lança etc., ferramentas que vão dar suporte tanto na sua vida como e principalmente na atividade da agricultura.

Em linhas gerais não é de hoje que o homem está a procura de novos matérias que possam facilitar e trazer mais comodidade tanto para sua vida como para sua própria existência, pois a cada dia que passa o ser humano vai em busca de desenvolver e de aperfeiçoar as suas técnicas para extrair e produzir algo desses recursos que a natureza disponibiliza. A descoberta dos metais aconteceu devido a um acidente, como assevera o autor Eduardo de Albuquerque Brocchi:

“[...] Mas, como dito, as suas obtenções devem, ter ocorrido por acaso. Isso porque, quando determinados materiais encontrados na natureza ( que, posteriormente, vieram a ser chamados de minerais) entram em contato com a madeira ( que tem muito carbono), em temperaturas elevadas (uma fogueira, por exemplo), ocorre uma reação química que tem como produto outro material(que veio a ser chamado de metal), com aspecto brilhoso, resistente para certos usos e capaz de ser moldado, tanto por desbaste manual como por fusão. Então, tornou-se razoavelmente fácil a utilização dos metais na fabricação de peças de decoração e utensílios, tais como recipientes, facas, lanças e flechas. Com o passar do tempo, o homem procurou entender por que as reações ocorriam, quais materiais poderiam ser utilizados e como otimizar este processo. Metais cada vez mais puros e diferentes foram sendo obtidos.”( BROCCHI, P.01)

3- A PRODUÇÃO DO FERRO E SEUS EFEITOS NO MEIO AMBIENTE

Sabemos que a produção de ferro tem aumentado consideravelmente e que a sua produção está intimamente ligada a vários setores dentro da sociedade moderna. Mas seu processo de produção assim como outros traz grandes impactos para o meio ambiente, uma vez que, sua atividade é executada por grandes siderúrgicas e metalúrgicas que se utilizam traz grandes riscos para o meio ambiente, seja a vegetação, rios, animais, ou até mesmo a população.

Toda a natureza exuberante repleta de arvores, rios e animais silvestres estão ameaçados. Isso porque a extração mineral é feita a custa da integridade de todos esses recursos que, como todos nós sabemos são de extrema importância para desencadeamento da natureza.

“A produção mundial de minério de ferro ao longo das últimas décadas crescido sensivelmente, quando já em 2002 a produção era de 1,1 bilhões de toneladas por ano, enquanto em 2008 a produção anual atingiu mais de 2 bilhões de tonelada. Destaca-se que a participação da produção brasileira representou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com