TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Minério de ferro explorado no Brasil

Tese: Minério de ferro explorado no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Tese  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

1. Apresente o nome e as características dos minérios de ferro explorados no Brasil?

2. Onde ficam as principais minas de ferro exploradas aqui no Brasil? Também comente o tipo e a qualidade do minério explorado.

3. Descreva, sinteticamente, como normalmente se apresentam estas minas de ferro e como se realiza a extração deste minério?

4. O Ferro obtido a partir do minério é conhecido como ferro gusa. O Processo de obtenção deste ferro gusa se dá em um forno conhecido como Alto Forno.

4.1 Apresente um desenho esquemático de um Alto Forno com os seus equipamentos periféricos e identifique as principais partes.

4.2 O componentes básicos da carga de um alto forno são: minério de ferro, coque, calcário, e ar soprado. Descreva qual a finalidade de cada componente no processo de obtenção?

4.3 Calcule, com base em dados de literatura, as quantidades de minério de ferro, coque, calcário e ar, respectivamente, consumidos para se produzir 1000 kg de ferro gusa?

4.4 Descreva sinteticamente como funciona o alto forno destacado prioritariamente os fenômenos físicos – químicos pelos quais passa o minério de ferro desde que foi carregado no topo do alto forno até virar ferro líquido acumulado no cadinho do forno?

4.5 O minério de ferro costuma ser carregado no alto forno sob a forma de britado (pedras classificadas), pelotas e sinter. Descreva sinteticamente em que consistem as pelotas e o sinter e como costumam ser preparados?

5. Como combustível e redutor, no alto forno, utiliza-se coque ou carvão vegetal.

5.1 Descreva sinteticamente em que consiste o coque e como é produzido?

5.2 Descreva, também, quais as limitações de uso do carvão vegetal e em que situação a sua aplicação é preferida?

6. Como produtos do processamento do Alto Forno resultam ferro gusa, escória e gás.

6.1 Calcule, com base em dados de literatura, as quantidades de escória e gás que resultam, respectivamente, para produzir 1000 kg de ferro gusa? (use dados de referência pesquisados na questão 4.3)

6.2 Descreva o que vem a ser a escória e para que é utilizada?

6.3 Descreva qual a constituição do gás de alto forno, como é tratado e armazenado. Descreva também para que é utilizado?

6.4 Apresente a composição química aproximada de um ferro gusa de alto forno e descreva quais as aplicações deste metal? Descreva também de que forma (forma física do metal) ele é comercializado ou encaminhado para outro processamento?

7. Um dos principais objetivos da indústria siderúrgica integrada é produzir aços estruturais como chapas, barras, tubos, arames e perfis dos mais diferentes formatos obtidos a partir da matéria prima do alto forno. Neste sentido responda as questões a seguir:

7.1 Portanto, descreva o que se entende por uma indústria (usina) siderúrgica integrada? Cite, pelo menos 4 a 5 nomes de usina siderúrgicas integradas do Brasil e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com