TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Miscibilidade E Solubilidade

Trabalho Universitário: Miscibilidade E Solubilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

O relatório a seguir, relativo ao experimento de nº 3 desenvolvido no dia 13 de novembro de 2013 demonstrará algumas técnicas que um químico pode utilizar dentro de um laboratório de química como, por exemplo, a filtração, a precipitação, a extração e a miscibilidade dos líquidos. Entretanto, ele deve ser capaz de assimilar a importância das interações intermoleculares que ocorrem durante uma reação química, pois a partir daí é possível descobrir se uma substância é miscível ou não em outra, assim como comparar pontos de fusão e ebulição das substâncias de acordo com uma análise das forças de atração que as compõe.

Uma técnica bastante aplicada nesse ambiente também é a extração, a qual remete na adição de um solvente a uma mistura a fim de separar componentes dessa mistura, ou melhor, retirar as possíveis impurezas da solução. Outra técnica é a precipitação, método bastante utilizado para retirar solutos em soluções saturadas, e nessa atividade prática, a queda da temperatura foi o fator responsável para a formação do precipitado desejado. Outro método explorado foi a filtração, na qual consiste na retenção do sólido ou impurezas em uma solução líquida ou gasosa.

O procedimento experimental necessitou-se da utilização de reagentes inflamáveis, como o etanol, 1-butanol e hexano. A fim de evitar possíveis acidentes, o manuseio desses compostos deve ser mantido longe do fogo.

3 MATERIAIS E REAGENTES

3.1 MATERIAIS

- Argola de metal

- Balança de precisão

- Béquer

- Conta-gotas (3,0 mililitros)

- Funil de vidro

- Papel de filtro

- Suporte universal de ferro

- Tubos de ensaio

- Vidro de relógio

3.2 REAGENTES

- 1-butanol

- Ácido acetilsalicílico

- Etanol

- Hexano

- Solução aquosa de iodo

4 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Procedimento I – Miscibilidade dos Líquidos

A princípio foram selecionados seis tubos de ensaio que foram numerados de I a VI. Para cada tubo de ensaio foi pipetado, com auxilio de um conta-gotas de 3,0 ml, certo volume de cada líquido, tangente ao menisco, conforme a tabela abaixo.

Número Tubo 5,0 ml do Líquido 2,0 ml do Líquido

Tubo I Água

(H2O) Etanol

(CH3CH2OH)

Tubo II Água

(H2O) 1-Butanol (CH3(CH2)3OH)

Tubo III Água

(H2O) Hexano

(CH3(CH2)4CH3)

Tubo IV Etanol

(CH3CH2OH) 1-Butanol (CH3(CH2)3OH)

Tubo V Etanol

(CH3CH2OH) Hexano

(CH3(CH2)4CH3)

Tubo VI 1-Butanol

(CH3(CH2)3OH) Hexano

(CH3(CH2)4CH3)

Tabela 1. Relação de líquidos para se adicionar nos tubos de ensaio.

Depois de adicionar os líquidos ao tubo de ensaio, cada tubo foi agitado, e então deixado em repouso.

Procedimento II – Extração

Inicialmente colocou-se aproximadamente 3,0 ml - medido com auxilio do conta-gotas - de uma solução aquosa saturada de iodo (aproximadamente 0,03% de iodo por massa) em um tubo de ensaio. Posteriormente, adicionou-se ao mesmo tubo, sem agitá-lo, aproximadamente 1,0 ml de hexano, anotando, então, o observado. Em seguida, agitou-se o tubo de ensaio. Após a agitação deixou-se o a mistura no tubo descansar anotando as mudanças observadas.

Procedimento III – Precipitação

Nesse experimento aferiu-se uma massa de 1,002 gramas (g) de ácido acetilsalicílico com auxílio de uma balança analítica. Após pesar o ácido, o mesmo foi dissolvido em um volume - medido com auxilio de um conta-gotas de 3,0 ml – de 5,0 ml de etanol dentro de um béquer de 50 ml. Em seguida, com auxílio de um bastão de vidro, despejou-se a solução do ácido acetilsalicílico em outro béquer de 50 ml contendo aproximadamente 20 ml de água destilada, deixando a mistura cristalizar-se em um banho de gelo utilizando uma bacia plástica.

Procedimento IV – Filtração

Inicialmente, colocou-se em um funil de vidro um pequeno filtro de papel. Após a utilização de um frasco lavador para a aderência do filtro de papel ao funil, colocou-se um béquer embaixo do funil de modo que a ponta do funil tocasse a parede interna do mesmo. Na próxima etapa, filtrou-se a mistura de ácido acetilsalicílico, água destilada e etanol, raspando todo conteúdo cristalizado do béquer com o auxílio de um bastão de vidro. Terminada a filtração, retirou-se o papel filtro contendo ácido acetilsalicílico transferindo-o para um vidro relógio, previamente pesado com auxilio da balança analítica. Após pesar o vidro relógio novamente, porém agora contendo o filtro, deixou-se o sistema (vidro relógio + filtro) secar em uma estufa a 100 graus Celsius (ºC) por 30 minutos (min). Depois de retirado da estufa, o sistema foi deixado em um dissecador por 20 min para ser resfriado. Terminada a fase de resfriamento o sistema foi novamente pesado anotando a massa obtida a fim de calcular o rendimento do experimento.

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Procedimento I – Miscibilidade de Líquidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com