TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLARIDADE MOLECULAR, SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE

Por:   •  4/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

POLARIDADE MOLECULAR, SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE
(AULA PRÁTICA Nº 7)

Prof. Leandro M. Lourenço

Erik Sobrinho Braga

 Rodrigo Gomes de Araujo

 Sabrina Cesar Moreira da Silva

Sabrinne Oliveira Lopes da Costa

Turma QC

VOLTA REDONDA - RJ
2015

Resumo

O objetivo desta prática é relacionar os experimentos do laboratório de química, os quais houve uma introdução de seus conceitos de miscibilidade, solubilidade, polaridade das moléculas e atrações intermoleculares relacionando-os com as propriedades químicas e físicas apresentados pelas substâncias utilizadas nos experimentos. Logo, as intensidades das atrações intermoleculares relacionam-se com a composição química e a estrutura das moléculas, então se pode compreender o comportamento dessas substâncias por uma analise qualitativa das forças de atração, cujo polos ajudam a definir para onde aponta a densidade eletronica.

1. Introdução

A Polaridade Molecular pode variar de acordo com  o tipo de ligação (polar ou apolar) que ocorre entre os átomos como também, de acordo geometria da molécula. O átomo central fica rodeado por dois ou mais pares de elétrons. A molécula apolar é aquela em que a posição média de todas as cargas positivas na molécula, chamada de centro das cargas positivas, coincide com a posição média de todas as cargas negativas, o centro das cargas negativas. Ou seja, ocorrerá quando todas as ligações entre os átomos formadores da molécula forem apolares e quando a soma total dos momentos dipolares for igual a zero. A molécula polar é aquela em que existe uma separação de cargas, ou seja, duas cargas iguais não  coincidem. Só ocorrerá molécula polar quando existir ligações polares (existência de dois polos com cargas diferentes) e a soma total dos momentos dipolares for diferente de zero.A força entre as moléculas é responsável por suas propriedades físicas e químicas, sendo assim, a polaridade de uma molécula é verificada pelo valor do momento de dipolo.

Miscibilidade é a capacidade que duas ou mais substâncias líquidas possuem de formarem uma ou mais fases quando misturadas, sendo considerada miscível quando formar apenas uma fase e imiscível na formação de duas ou mais fases distintas, indiferentemente de sua proporção.

2. Objetifvo

 Compreender a polaridade de algumas substâncias, sua solubilidade e miscibilidade.

3.  Materiais e métodos

3.1. Condições ambientais

Temperatura: 24º C

Pressão: 725 mmHg

*Dados fornecidos por barômetro do laboratório

3.2. Materiais utilizados

Tubo de ensaio, estante para tubos de ensaio, conta-gotas, bastão de vidro, espátula, proveta de vidro 25 ml (Marca: Brand), béquer de vidro 50 ml (Marca: Boro 3.3), béquer de vidro 25 ml (Marca: Uniglas), béquer de vidro 150 ml (Marca: Longlass), béquer de vidro 250ml (Marca: ILMABOR TGI);

3.3. Substâncias utilizadas

Cloreto de Sódio (NaCl), Água Destilada (H2O), Etanol (C2H5OH), Iodo (I), Enxofre  (S), Naftaleno (C10H8), Sulfato de Cálcio (CaSO4), Sulfato de Cobre Penta-hidratado (CuSO4 . 5H2O), Cloreto de Bário (BaCl2), Nitrato de Potássio (KNO3), Acetona (C3H6O) e Gasolina.

*Substâncias fornecidas pelo laboratório sem informações adicionais de pureza e procedência.

3.4. Métodos

3.4.1. Experimento 1 – Solubilidade em diferentes solventes

3.4.1.1. Experimento 1.1 – Variação da solubilidade de diferentes solutos em diferentes solventes

Enumerou-se 8 tubos de ensaio, adicionou-se no primeiro e no segundo, uma ponta de espátula de cloreto de sódio, no terceiro e quarto tubo adicionou-se uma ponta de espátula de iodo, no quinto e sexto tubo adicionou-se uma ponta de espátula de naftaleno, no sétimo e oitavo tubo adicionou-se uma ponta de espátula de enxofre, em seguida adicionou-se nos tubos 1, 3, 5 e 7 a alíquota de 2 ml de água destilada, e nos tubos 2, 4, 6, 8 adicionou-se 2 ml de álcool etílico, após agitou-se o tubo e observou o comportamento, anotou-se os dados obtidos.

  3.4.1.1. Experimento 1.2 – Comparando a solubilidade de substâncias em água

Enumerou-se dois tubos, e adicionou-se em um tubo uma ponta de espátula  de sulfato de cobre penta-hidratado e no outro uma ponta de espátula de sulfato de cálcio, adicionou-se posteriormente a alíquota de 3 ml de água destilada em cada tubo, agitou-se então cada tubo observou-se e anotou-se os dados obtidos, após adicionou-se mais 3 ml de água em cada tubo, agitou-se e observou o comportamento anotando os dados obtidos.

Após filtrou-se o tubo que continha a solução de sulfato de cálcio com auxilio de um suporte universal, com uma argola, funil de vidro e papel de filtração, retirou-se em um béquer o filtrado e adicionou-se 2 ml de solução de cloreto de bário, observou-se e anotou-se os dados obtidos.

3.4.2. Experimento 2 – Solubilidade em função da temperatura

Este procedimento não pode ser realizado, houve falta de energia no prédio.

3.4.3. Experimento 3 – Miscibilidade

Em um tubo de ensaio adicionou-se a alíquota de 5 ml de água, após adicionou-se a alíquota de 2 ml de álcool etílico, agitou-se, observou-se e anotou-se os dados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (239.8 Kb)   docx (71.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com