TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilismo Geologico

Artigos Científicos: Mobilismo Geologico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 3

Admite-se que a Terra é constituída por três zonas concêntricas: crosta, manto e núcleo.

A litosfera corresponde ao conjunto formado pela crosta terrestre (crosta continental e oceânica) e pela parte superior do manto superior.

Astenosfera -apresenta propriedades plásticas, ou seja, é maleável podendo deformar-se com facilidade. Estas propriedades levam os geólogos a admitir que a litosfera rígida se pode movimentar sobre essa parte do manto.Segundo este modelo, os materiais do manto ao serem aquecidos devido ao calor, tornam-se menos densos e sobem em direcção à litosfera, formando correntes ascendentes que ao aproximarem-se da crosta arrefecem e tornam-se mais densas e descem para zonas mais quentes, reiniciando-se o ciclo.Datação dos sedimentos e das rochas

As rochas são mais recentes junto dos riftes e mais antigas junto às margens continentais.

As rochas que se situam em lados opostos do rifte, mas que se encontram situadas à mesma distância deste, têm a mesma idade.

O que podemos concluir?

Expansão dos Fundos Oceânicos

Isto indica que nesta zona se dá a formação de novas porções de crosta oceânica.

Á medida que nova crosta oceânica vai sendo formada a partir do rifte, a crosta oceânica mais antiga vai-se afastando simetricamente para um e outro lado da dorsal.

A expansão do fundo oceânico é responsável pela alteração das posições dos continentes.

GEOMAGNETISMO DO FUNDO OCEÂNICO

As rochas constituintes registam o campo magnético existente no momento da sua formação.

Analisando o registo desse campo magnético, verificou-se que este apresentava simetria em relação ao rifte, o que demonstrava a existência de uma expansão dos fundos oceânicos.

Fig.–Geomagnetismo do fundo oceânico.

a.A crista médio-oceânicae a banda magnética à 5M.a.

b.Há 2 a 3 M.a.

c.Actualmente

Se os oceanos se expandem e os continentes são empurrados, então podemos ser levados a admitir que o raio da Terra está sempre a aumentar!

Fig. -Representação esquemática da ideia proposta por Carey

Formação e desaparecimento de um oceano

Hess retoma as ideias de Wegener & Holmes e, completando com os dados dos fundos oceânicos, formula uma teoria sobre a expansão dos fundos oceânicos e para a mobilidade dos continentes associando as correntes de convecção.

O fundo oceânico está em constante formação e expansão a partir dos riftes, onde o magma ascende.

A saída de lava através dos riftes provoca a expansão dos fundos oceânicos, expansão essa que conduz ao afastamento dos continentes.

A corrente ascendente faz com que o magma ao ascender à superfície, nos riftes, empurre as rochas pré-existentes e solidifique, formando nova crosta basáltica. Assim essa força conjugada com os movimentos de materiais que se encontram por baixo da litosfera, na astenosfera, faz com que se dê o afastamento dos continentes.

À medida que o novo fundo de oceano se produz, o mais antigo, o mais próximo das margens continentais, mergulha e derrete-se nas fossas oceânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com