TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motor Elétricol Simples

Monografias: Motor Elétricol Simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho da disciplina Magnetismo

MOTOR ELÉTRICO SIMPLES

1. INTRODUÇÃO

Motor elétrico é um dispositivo capaz de transformar energia elétrica em mecânica. Funciona a partir de energia elétrica, que é barata, é fácil de ser transportado, simples de comandar e de ser produzido. Esses elementos aliados ao fato de que não produz nenhum resíduo durante seu funcionamento o tornam muito versátil, podendo assim ser usado em diversas áreas, como no comércio, indústria e até mesmo nas residências.

2. OBJETIVO

Tem-se por objetivo a construção de um motor elétrico simples, em corrente continua e o entendimento do seu funcionamento, que ocorre a partir da repulsão e atração devido aos campos magnéticos gerados por um imã e pela corrente elétrica na bobina.

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os motores elétricos funcionam a partir da interação entre campos magnéticos. Todo condutor ao ser percorrido por uma corrente elétrica gera em torno de si um campo magnético. Assim a bobina (rotor, parte móvel do motor) ao ser percorrida por uma corrente elétrica, gera um campo magnético que ao interagir com o campo de um imã (estator), produz forças de atração ou de repulsão, que atraem ou repelem os polos moveis do rotor, assim é gerado um torque que faz com que o rotor saia do repouso. Quando em movimento o polo da bobina é atraído pelo polo do imã que tem mesmo nome e o outro polo da bobina é repelido pelo polo do imã. Assim o rotor fica girando.

4. MATERIAIS

 Base de madeira (dimensões 26cmx22cmx2,5cm)

 Condutor de cobre esmaltado

 Condutor de cobre flexível

 Condutor de cobre rígido

 Fonte de alimentação

 Imã

 Chave inversora

 Fita isolante

 Cola para madeira

 Caixa de madeira (dimensões 8,5cmx5cmx2,5cm)

5. CONSTRUÇÃO

Para construir o rotor:

Com o fio esmaltado construa a bobina como na imagem, enrolando o fio em torno de um objeto circular de diâmetro aproximado 3cm, lembrando de no final raspar todo o esmalte do fio em uma ponta e na outra raspar parcialmente o esmalte. Essas pontas serão o eixo da bobina.

Para construir o estator:

Com o fio flexível faça a ligação da chave inversora, deixando uma ponta para a fonte (pode ser um carregador de celular) e as outras para o resto do circuito.

Emendar as pontas que irão para o mesmo fio:

Divida o fio de cobre rígido em duas partes iguais, faça usando um alicate de bico uma volta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com