TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mulher como Capital variavel

Por:   •  24/11/2016  •  Ensaio  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

Mulher como capital variável

A mulher vem tendo uma grande participação em um movimento progressivo na força de trabalho no mundo todo e cada vez mais se tornando presente nos setores de atividade econômica em quase todas as profissões. Tem auxiliado e cooperado na sua capacitação de trabalho e inteligência, deste modo se tornando a força do trabalho, e por meio desta feminilidade, o sistema criou estereótipos que descrevem o perfil feminino como ser pacifica emotiva, conservadora, consumista dentre outras características, papeis que só serviram para assegurar a existência de um sistema patriarcal baseado na opressão e exploração das mulheres. O histórico da participação feminina na produção social esteve sempre delimitado de carência do contexto do mercado de trabalho, com o papel da mulher as grandes empresas conseguem com que o capital variável seja mais lucrativo para os empreendedores do meio de produção, eles contratam uma mão de obra mais barata para trabalhar em grande escala e usam a desculpa que as mulheres geram mais gastos para empresa como licença maternidade, auxílio natalidade dentro outros, e desta forma precarizando o trabalho feminino e lucrando mais com a descriminalização.

As novas estruturas de mercado de trabalho facilitam muito a exploração da força de trabalho das mulheres em ocupações de tempo parcial, substituindo trabalhadores homens melhor remunerados e mais difíceis de serem admitidos, pelo trabalho feminino mal pago. (HARVEY apud CARLOTO, 2008).

Ao mesmo tempo em que notamos uma forte feminização do trabalho, acontece a precarização ainda maior das relações da força de trabalho feminina, a própria industrialização causa limitações econômicas e sociais que fortificou a opressão da mulher. Com o tempo a mulher foi se tornando uma figura de trabalhadora flexível, fazendo a tarefa domestica junto com a do mundo do trabalho, e desta forma gerando mais condições precárias e inseguras, aumentando a jornada e a carga de trabalho, reduzindo a remuneração e assim perdendo a proteção vinda da legislação. Nesse contexto o sistema patriarcal tem apenas uma determinação, aprisionar duplamente a mulher, de uma forma que são aprisonadas na decadência das condições de seu trabalho e em outro sentindo aprisionadas pela falta de definição de compartilhamento do trabalho domestico entre o homem e a mulher.

Segundo Saffioti:

[...] o desenvolvimento industrial no Brasil não acarretou, como não provocou também em outros países, maior participação da mulher na força de trabalho efetiva da nação. Pelo contrário, tem sido crescente o número de mulheres que se dedicam exclusivamente às atividades domésticas não diretamente remuneradas.

Este aprisionamento mostra a existência de uma pratica sexista do capital na medida em que a opressão feminina se torna um instrumento de força de trabalho para os capitalistas, e essa dominação capitalista de classe produz e reproduz diferenças sendo elas desigualdade, principalmente de gênero. Essa desigualdade gerada pelo sistema afeta principalmente o meio salarial entre o homem e a mulher, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID os homens ganham 30% a mais que as mulheres em todas as faixas de idade, níveis de instrução, tipo de emprego ou de empresa mesmo realizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com