TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ar Que Respiramos

Trabalho Escolar: O Ar Que Respiramos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  4.089 Palavras (17 Páginas)  •  2.890 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

1.1 Objetivos. 03

2 O AR QUE REPIRAMOS. 04

FIGURA 1 04

3 POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. 09

3.1 POLUENTES REGULAMENTADOS. 11

4 O AR E SAÚDE................. 14

4.1 As Doenças. 14

CONCLUSÃO ......................................................................... 17

REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO

O ar é um composto de várias substancias gasosa, ao contraio do que muitos imaginam, o Oxigênio não é a substancia em abundancia na terra.

Estudamos a respeito do ar, desde as séries iniciais até o terceiro ano do ensino médio, a cada fase de escolaridade, aumenta-se o nível de conhecimento a respeito do assunto.

O presente trabalho vem exatamente com essa intensão, trazer in-formações a respeito do ar que respiramos, falar de seus compostos, seus poluentes, e as doenças causadas por um ar, que a cada dia que passa, torna-se mais impuro.

1.1 Objetivos.

Compreensão dos compostos que formam o ar que respiramos.

Entendimento a respeito da poluição da atmosfera.

Analise e compreensão das doenças que são causadas pelo ar.

Em varias situações do dia-a-dia podemos perceber a presença do ar, seja ela pelo vento que sobra, ou pela leve brisa que sopra no rosto, ou quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo de nossos pul-mões, ali está o ar.

Desde pequenos aprendemos sobre a composição do ar, apren-demos que ele é uma mistura homogênea gasosa formada principalmente de oxigênio e nitrogênio, mas, possui também argônio e gás carbônico. Aprendemos também que tanto o homem quando os animais consomem o oxigênio do ar, e eliminam gás carbônio para a atmosfera.

Não podemos ver, nem tocar o ar, ele é invisível, incolor, inodoro, mas existe, tem peso e ocupa espaço.

Todos nós sabemos que o oxigênio é muito importante para a vida no planeta, mas isso não faz dele a substância em abundância na atmos-fera, poucos sabem, mas, a substância em maior quantidade é o nitrogê-nio. Podemos dividir a composição do ar na seguinte porcentagem de concentração:

Figura 1 – quadro da composição do ar atmosférico.

Mas normalmente, há também vapor de água (em quantidade vari-ável) e poeira. Certos gases vindos das indústrias ou de outras fontes po-dem também estar presentes.

Sendo assim, vamos conversar um pouco mais sobre cada um dos componentes que formam o ar que respiramos, e assim entender um pouco mais sobre o seu funcionamento para a nossa sobrevivência.

O Oxigênio:

Antes de entrarmos na questão do oxigênio em si, vamos falar um pouco sobre a história do oxigênio. A identificação do oxigênio ocorreu no século XVIII e foi atribuída a Joseph Priestley, em 1774. Mas não pode se negar que exista uma polêmica a respeito desse assunto, pois Antonie Lavoisier também obteve o gás que Priestley.

Inicialmente Priestley obteve o gás a partir do óxido de mercúrio, que por sua vez, foi obtido da calcinação do metal. Priestley não sabia que havia obtivo o oxigênio, para ele nada mais era do que óxido nitroso. E foi assim que Lavoisier mostrou que o gás produzido no tratamento do óxido de mercúrio com ácido nítrico, seguindo da decomposição do nitrato de calor, era oxigênio. Lavoisier foi quem deu o nome de principio acidificante, ou do grego príncipe oxygine.

O oxigênio ocorre livre na natureza, na forma de gás oxigênio (O2) e gás ozônio (O3) e combinado com diversos outros elementos, formando compostos tais como: óxidos, nitratos, carbonatos, proteínas, carboidratos, entre tantos outros. O gás oxigênio é muito importante na respiração de muitos seres vivos, além de ser usado como comburente.

Quando falamos sobre respiração, logo nos remetemos à respira-ção pulmonar ao quais todos sabem que é um movimento involuntário comandado pelo cérebro, sendo assim o ar entra em nossos pulmões e depois o oxigênio se liga a corrente sanguínea para que assim seja leva-do para dentro das estruturas microscópicas: as células. Já nas células ocorre a respiração celular no qual o oxigênio se liga com as substancias químicas do alimento como o açúcar, a glicose e libera energia.

As algas e as plantas também absorvem oxigênio na respiração, mas, pela fotossíntese, assim liberando o gás e possibilitando a sua reno-vação continuada no ambiente.

Já o ozônio tem grande importância na chamada camada de ozô-nio, responsável por “filtrar” (absorver) os raios ultravioletas provenientes do Sol. Ele também é usado como desinfetante e em reações orgânicas. O oxigênio é um gás que, além de participar do processo de respiração, tem a propriedade de participar do processo de queima e enferrujamento de metais, tendo grande facilidade de ligar-se a metais como o Ferro, o alumínio, etc. No momento em que o oxigênio se liga ao metal, dizemos que esse metal sofreu oxidação.

O Nitrogênio

Essa substância não participa do processo respiratório e nem da combustão, sendo assim uma vez que ele não é aproveitado nesses pro-cessos, ele é liberado juntamente com o gás carbônico na expiração, mas, isso não o torna inútil.

Na terra existe várias bactéria que transformam o nitrogênio em substâncias que se dissolvem em água e que podem ser aproveitadas pelas plantas, animais e pelo homem. Além de estar no ar atmosférico, o nitrogênio é importante para os seres vivos por que faz parte de muitos compostos que formam o nosso corpo e o de outros seres vivos. É de comum conhecimento que os compostos orgânicos têm nitrogênio por que, ao serem aquecidos com hidróxido de cálcio, a sua reação é se transformar em amônia, que pode ser reconhecida pelo eu cheiro impar. Outro exemplo de onde pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com