TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aumento da Depressão em Idosos no Brasil

Por:   •  8/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  299 Visualizações

Tema:

Aumento da depressão em idosos no Brasil.

Problema:

Quais são os motivos que levaram o aumento da depressão em idosos no Brasil?

Objetivo geral:

Identificar as causas do aumento da depressão em idosos no Brasil.

Objetivos Específicos:

Levantar o perfil socioeconômico dos idosos com depressão

Identificar as principais consequências da depressão nesses idosos

Avaliar os fatores associados aos sintomas de depressão nos idosos

Hipótese:

Justificativa

O pesquisador interessou pelo assunto pelo expressivo aumento no número de idosos com depressão no Brasil. Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os idosos são os que mais sofrem com a depressão. Dos 11,2 milhões de adultos diagnosticados com a doença, a faixa etária mais afetada foi a de 60 a 64 anos, ou seja, 11,1% do total.

A escolha do tema foi pensada pelo fato da população idosa está crescendo em ritmo intenso e com isso representando uma situação de grande vulnerabilidade e risco social.

Para profissão a temática é de extrema importância, pois o principal campo de atuação do serviço social é na área da saúde, sua inclusão na área vem aumentando em função das novas manifestações da questão social, sua atuação se dá com base no projeto ético-político profissional, assim desenvolvendo suas atividades com competência, eficiência e responsabilidade, na inclusão dos direitos sociais que podem construir novas identidades, frente à fragilidade da população idosa.

METODOLOGIA:

Será utilizada para o desenvolvimento do projeto a metodologia da pesquisa quantitativa e qualitativa, realizado através de pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, como: livros, artigos científicos, sites científicos e fontes de internet.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com