TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar como um modo de ser e estar no mundo

Por:   •  28/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA

MILENA RAMOS RANGEL

                                                                               

GRUPOS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

REGISTRO

2018

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA

                                                                                 

MILENA RAMOS RANGEL

GRUPOS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

REGISTRO

2018


/storage/sdcard0/Download/Ensinando Língua Inglesa com Recursos Visuais Finalizado.docx

É levando tudo isso em consideração que esse trabalho visa estabelecer uma discussão sobre o desenvolvimento cognitivo do aluno em relação ao aprendizado de uma Língua Estrangeira com o uso de recursos visuais e como essa prática está diretamente ligada à rápida aprendizagem em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO

Ensinar uma nova língua é oferecer ao aluno um novo olhar sobre o mundo. Segundo o PCN, “A aprendizagem de Língua Estrangeira contribui para o processo educacional como um todo, indo muito além da aquisição de um conjunto de habilidades linguísticas. Leva a uma nova percepção da natureza da linguagem, aumenta a compreensão de como a linguagem funciona e desenvolve maior consciência do funcionamento da própria língua materna. Ao mesmo tempo, ao promover uma apreciação dos costumes e valores de outras culturas, contribui para desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da(s) cultura(s) estrangeira(s).”.

Por meio das múltiplas linguagens pode-se estabelecer um vínculo entre o conhecimento de mundo do aluno e o objeto de estudo estabelecido pelo professor. A utilização de imagens contribui nesse vínculo. Com o conhecimento de mundo, o auxílio do professor e o recurso visual, possibilita-se ao aluno a tentativa de encontrar pistas para aprender uma nova língua.

Existem variadas formas de apresentar os recursos visuais em sala, por meio de impressos, livros e revistas, e o mais comumente usado data show. E ao ensinar uma Língua Estrangeira Moderna, o professor pode seguir diversos caminhos, e um deles é incluir os recursos visuais.

As fotografias podem ser utilizadas para o aluno assimilar a palavra em inglês com a sua respectiva imagem, e assim adquirir vocabulário sem precisar fazer uso da tradução.

O cinema mudo pode ser utilizado para ensinar expressões aos alunos, já que é comum do cinema mudo que os vídeos sejam seguidos das falas ou acontecimentos escritos, assim o estudante faz relação do texto com as expressões corporais dos atores, e reconhece como seriam em sua língua, adquirindo também vocabulário e não precisando fazer uso do dicionário.

A mímica também pode ser utilizada pelo professor, sendo ela uma língua universal, todos entendem quando alguém está com fome por meio dos gestos, e também é uma ótima forma do aluno assimilar os gestos com as respectivas expressões ou palavras em inglês.

Na visão da psicologia Vygotskiana, sob a luz do seu primeiro princípio que se refere à ligação entre pensamento e linguagem, se defende que o aprendizado de uma língua estrangeira no processo de alfabetização da criança, contribui para a língua materna. Essa ideia opõe-se à de Castro (1996) que acreditava que o ensino de uma língua estrangeira poderia prejudicar a criança com relação à aprendizagem e o desenvolvimento de sua própria língua.

Crianças, adolescentes e adultos aprendem de formas diferentes, pois tem diferentes níveis de facilidades e dificuldades para com a aprendizagem, por exemplo, crianças tendem a ser mais ativas e entusiasmadas durante a aula, mas em contrapartida perdem rapidamente o interesse quando julgam uma atividade difícil demais. Nesse caso, é necessário que o professor de LEM faça uso de medidas que prendam a atenção do aluno e mostre a eles maneiras de aprender o conteúdo de uma forma mais leve e no seu ritmo, aí entra o uso de recursos visuais em sala de aula. Uma vez que o aluno consiga assimilar uma imagem a uma ação ou palavra do idioma diferente, ele internaliza essa informação, e quando se deparar com o mesmo conteúdo em outra ocasião, fará a assimilação instantaneamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (66 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com