TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUIZ GONZAGA E SEU MODO DE SER NO MUNDO

Por:   •  3/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.160 Palavras (9 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 9

LUIZ GONZAGA E SEU MODO DE SER NO MUNDO

Deusimar Agostinho de Lima¹

Natália de Queiroz Landim²

Patrícia Batista³

1 INTRODUÇÃO

Existem pessoas que se tornam inesquecíveis no mundo em que vivemos. Pessoas cuja memória é sempre lembrada; seu estilo de vida é sempre copiado e imitado por muitos. São pessoas que se destacaram durante sua existência, seja na arte, na literatura, na música ou como governante, líder religioso etc. São gente reconhecida pelo seu talento inigualável, por realizar proezas que seriam praticamente impossível para a maioria das pessoas. Desenvolvem um talento inato e se tornam conhecidos e reconhecidos ás vezes até mundialmente.[1]

Na história do Brasil, desde a sua descoberta até os dias atuais, temos “conhecido” vários desses personagens; dentre tantos, falaremos especificamente, de um que se configura como personagem central desse trabalho, a saber: Luiz Gonzaga Do Nascimento ou simplesmente, Luiz Gonzaga, Rei do baião, cantor e compositor.

A ideia de trabalhar com um tema relacionado a esse ídolo, nasceu da curiosidade de conhecer um pouco mais da vida desse grande e importante personagem da cultura nordestina.

Esse estudo torna-se relevante á medida que contribui para o conhecimento acadêmico e tende a valorizar a arte e a cultura desenvolvida por artistas nordestinos que muitas vezes não lhes são dado o reconhecimento, o respeito e o devido valor pelo seu talento, pela sua arte e pelo seu trabalho, simplesmente por serem da região nordeste, são estereotipados e discriminados principalmente, por pessoas de outras regiões  do pais, que se autodenominam superiores aos nordestinos.

Além disso, há uma relevância socioeconômica da representatividade da figura de Luiz Gonzaga para com o povo de sua cidade, sua família amigos, parentes próximos dentre outras pessoas. É sabido por exemplo, que houve um crescimento na  economia e desenvolvimento da cidade de Exú, a qual era sua cidade de nascimento, isso se deu enquanto Gonzaga ainda estava vivo, pois o mesmo era detentor de  fama e grande prestigio perante a classe politica de sua região. Com isso, os governantes  resolveram investir na cidade, visto que, uma cidade que abriga o grande Luiz Gonzaga não poderia ficar para traz em termos de desenvolvimento. Sem dúvida Luiz Gonzaga foi de grande relevância econômica para seu povo, sua comunidade, significativamente para com o desenvolvimento da economia e cultura de sua cidade e região.

Para esse estudo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foi feita uma consulta à livros, revistas e artigos científicos. Os artigos foram encontrados em base de dados como Google Acadêmico, Scielo e Pepsic.

Após se obter as devidas referências, foram avaliadas a relevância e a especificidade de cada documento, a fim de selecionar aqueles mais específicos e adequados de acordo com a temática em questão, sendo que, foram descartados alguns estudos considerados irrelevantes.

Por tanto, a partir desses estudos realizados anteriormente sobre o ídolo Luiz Gonzaga, e conhecendo um pouco da sua biografia, sua história de vida e sua obra, é que surge a seguinte indagação: poder-se-ia afirmar que o rei do baião, Luiz Gonzaga, por ter sido um homem inteligente e de altíssima criatividade, viver mais no mundo do pensamento, da imaginação do que vivenciar também a realidade, ou ambos os contextos eram experienciados por ele?

Partindo desse pressuposto, este trabalho objetiva realizar uma análise fernomenológica a respeito da vida e obra de Luiz Gonzaga, tendo como principal referencial teórico os autores e filósofos fenomenólogos, (BISWANGER, & MERLEAU PONTY, apud, MOREIRA, 2011). Para isso, especificamente, foram consultadas as obras desses e de outros autores, em seguida, foi analisada sua biografia e outros documentos pertinentes a essa temática.

2 LUIZ GONZAGA E SEU MODO DE SER NO MUNDO

Nordestino, nascido no Interior de Pernambuco, na cidade de Exú ( no sertão pernambucano), Luiz Gonzaga como era mais conhecido, construiu sua história, conquistou reconhecimento, fama e dinheiro. Dono de um talento inigualável com a sanfona, e de uma voz única e marcante no mundo da música na sua época, e cujas letras de suas músicas retratavam o homem sofrido do sertão, ele cantava, encantava e conquistava multidões, (GILDSON,2000).

Antes de completar 18 anos de idade, Luiz conheceu seu primeiro amor, apaixonou-se por uma moça chamada Nazarena a qual tornou-se para ele um amor platônico, uma paixão proibida a qual foi obrigado a esquecê-la. Teve seu filho Gonzaguinha com a cantora e dançarina Odaléia. Casou-se com Helena das Neves, divorciou-se de Helena e iniciou um relacionamento com Edelzita Rabelo. O seu modo de ser no mundo no eigenwelt Luiz  natural de Exu, filho de Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus no qual o casal teve 8 filhos, e desde menino Luiz já mostrava interesses voltados para o lado musical tocando sanfona,(GILDSON,2000).

 Na filosofia fenomenológica de Arthur Tatossian , o Lebenswelt refere-se a mundo da vida ou mundo vivido, foi criado por Hursel, o mesmo foi trabalhando ao longo de sua obra, no qual foi amplamente desenvolvido em sua ultima fase. Sendo assim, não há divisão entre o externo e interno, o individual e social, o que é consciente e inconsciente. O lebenswelt é ao mesmo tempo o sujeito e objeto, entrelaçado entre o universal e singular.( MOREIRA; BLOC, 2015)

Binswanger direcionou-se com objetivo de descobrir como era a visão de mundo de seus pacientes, como o mundo era vivenciado por eles, passando a observar cada um nas dimensões de ser no mundo Umwelt, Mitwelt e Eigenwelt. Considera como fator importante que haja uma relação intersubjetiva entre o medico e o paciente. Para assim observar o Umwelt no qual se refere ao mundo físico, biológico e ao meio ambiente. O mitwelt esta relacionado as relações sociais, ou seja o mundo social, como o sujeito se relaciona com os outros.  O eigenwelt está relacionado ao seu mundo individual (MOREIRA, 2011).

Corroborando com a biografia do Rei do Baião Luiz Gonzaga, que está sendo analisada fenomenologicamente. Se tratando dos seus modos de ser no mundo Umwelt (ibid.,2011), percebe-se o quanto o seu mundo ao redor é amplo, sendo cantor, sanfoneiro e compositor apresentando uma longa trajetória, fez várias musicas de sucesso, relacionadas ao ritmo nordestino, no qual ficou conhecido em todo o País. Se tratando do modo de ser mitwelt (Ibid.,2011),  o mesmo tinha muitas parcerias, na década de 1943 fez parceria com Miguel Lima no qual criaram varias musicas que fizeram sucesso neste mesmo ano, fez parceira com o cearense Humberto Teixeira no qual seguiram o ritmo do baião as musicas era relacionadas a cultura e aos costumes nordestinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (136.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com