TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Projeto de pesquisa: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................1

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................1

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................4

REFERÊNCIAS..........................................................................................................6

1 INTRODUÇÃO

Sabe-se que no mundo corporativo a informação é um dos itens mais valiosos. O poder da informação é algo inquestionável. Numa primeira estância toda organização utiliza a combinação de várias informações para definir, por exemplo, área de atuação, características de produto, quantidade a ser produzidas, metas a serem atingidas e público-alvo. As informações a respeito do segmento de negócio da organização são ferramentas indispensáveis para um real posicionamento no mercado, além de diagnosticar como andam as vendas, como se encontra o caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomarem as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.

Neste momento a informação contábil aparece como a mais confiável das fontes de informação organizacional. Esta maior confiabilidade se dá pelo fato dos registros contábeis originam-se de documentos, em sua maioria, fiscais. É atribuído a este fato, a instantânea ligação que o público leigo faz entre contabilidade e cálculo de tributos. Sabe-se que a parte fiscal é apenas uma parcela da imensa contribuição da contabilidade à gestão organizacional.

A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, coordenação e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Com este estudo deseja-se demonstrar a importância da contabilidade para o processo de gestão e a estreita relação entre as informações contábeis e as principais funções operacionais administrativas.

2 DESENVOLVIMENTO

A principal razão para o estudo da administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. O administrador é a ponte entre os meios e os fins. Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao administrador combinar os recursos na proporção adequada e para isso é necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições.

Com base nesse conhecimento é absolutamente necessário o desenvolvimento de um ciclo administrativo coerente com os objetivos da empresa e com a realidade financeira da mesma.

Em 2004, o empreendedor Oliveira tinha bastantes lojas de 1,99, lojas populares que necessitava muito dos produtos de alumínio, então resolveram montar a empresa para atender esse mercado e houve uma aceitação muito boa. O empresário Evaldo Oliveira conseguiu identificar pessoas que remunerariam os produtos advindos dessa concepção de negócio.

Assim, conseguiu traduzir esse conceito em uma oportunidade de negócio. E isso fez com que o empresário analisasse qual é a melhor forma de se chegar ao cliente e gerar uma relação mercantil durável. Um exemplo dessa relação é que a empresa do Evaldo possui um site de vendas, atendendo seus clientes mesmo nos lugares onde não existem lojas físicas. O modelo de negócio deu o tom da inteligência estratégica da empresa. O plano teve o mapeamento da empresa, com informações sobre a mesma e seus produtos, a estratégia para angariar os lucros e a projeção financeira da empresa.

No segundo caso, a experiência de Almeida mostra que, apesar de essencial, uma boa ideia não é suficiente para conseguir um financiamento. Fazer um plano de negócios é importante para trazer credibilidade e convencer o banco de que haverá retorno. É possível, ainda, buscar recursos com fundos ou sócios que acreditam na ideia. Grande parte dos empresários abre um negócio apenas porque têm afinidade com a área, mas não avalia itens como demanda, custos, lucro e capital necessário, o que faz muitas empresas fecharem nos primeiros anos de vida. Sem dúvida, uma boa ideia é fundamental, mas, apesar de necessária, não é suficiente.

Para o bom andamento do Processo Administrativo é necessário que o administrador tenha em mente que, antes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação, planejar de forma objetiva é o melhor caminho para se atingir os resultados esperados. Foi o que fez o químico Almeida que, apesar de gostar muito da área e ter experiência como químico, fez um curso para empresários e buscou todas as informações antes de abrir sua empresa.

Além de um bom planejamento para atingir as metas, conhecer as variáveis macroeconômicas são extremamente importantes para os diversos âmbitos econômicos, em particular para o setor comerciário descritos nas duas reportagens.

Algumas variáveis econômicas exercem grande influência no dia a dia das empresas, como a inflação e o salário. A economia brasileira passou por sucessivas experiências de planos econômicos. Nos últimos anos, com a implantação do Plano Real (1994), a inflação alcançou níveis baixos, em relação à década de 1980, no qual diversos planos de estabilização foram concebidos sem sucesso.

Quatro variáveis agregadas da macroeconomia, que se relacionam de forma que um afete aos outros: o nível de preços, o nível de emprego, a taxa de câmbio e a taxa de juros.

Essas variáveis afetam o crescimento econômico, a inflação, o comércio exterior, e a distribuição de renda. O preço é a soma de todos os preços de todas as empresas que operam em um mesmo sistema econômico. Um dos efeitos que altera o preço é a inflação. Inflação é um aumento do nível geral de preços. Emprego refere-se à mão de obra como fator de produção dentro de um sistema econômico. O nível de emprego depende das expectativas dos empresários em torno do que vão produzir.

Períodos de alto desempenho para a produção beneficiam a todos e geram o crescimento econômico. Crescimento econômico: aumento das atividades econômicas de um país

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com