TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUIDADO EM ENFERMAGEM - UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA

Ensaios: O CUIDADO EM ENFERMAGEM - UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 13

O CUIDADO EM ENFERMAGEM - UMA APROXIMAÇÃO TEÓRICA

NURSING CARE - A THEORETICAL APROACH

EL CUIDADO DE ENFERMERÍA - UNA APROXIMACIÓN TEÓRICA

Maria de Lourdes de Souza1, Vicente Volnei de Bona Sartor2, Maria Itayra Coelho de Souza Padilha3, Marta Lenise do Prado4

1 Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC e do Mestrado em Saúde

Pública da UFSC. Coordenadora Geral da Repensul.

2 Administrador. Mestre em Administração Pública. Doutor em Ciências Humanas pela UFSC. Coordenador do Curso de Administração da Faculdade IES.

3 Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Profa. Adjunto do Depto de Enfermagem da UFSC. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC. Vice-lider do Grupo de Estudos da História do Conhecimento em Enfermagem (GEHCE). Pesquisadora do CNPq.

4 Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo PEN/UFSC. Profa. Adjunto do Depto de Enfermagem da UFSC. Vice- Coordenadora do

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC.

PALAVRAS-CHAVE: Cuidados de enfermagem. Enfermagem. Ética de enfermagem.

KEYWORDS: Nursing care. Nursing. Ethics nursing.

PALABRAS CLAVE: Atención de enfermería. Enfermería. Ética de enfermería.

RESUMO: Trata o presente trabalho de uma reflexão sobre o cuidado de enfermagem elegendo a dimensão ético-política e alguns aspectos histórico-filosóficos que o caracterizam. O ato de cuidar desvela o existencial, de onde derivam sentimentos, atitudes e ações, como vontades, desejos, inclina- ções e impulsos, ou seja, o homem perante o mundo, os outros, e a si mesmo. Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro, em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão.

ABSTRACT: This study is a reflection upon nursing care through an ethical and political dimension, as well as some historical and philosophical aspects that characterize it. Patient care reveals the existences from where feelings, attitudes and actions like will, desires, inclinations and impulses derive, i.e., man against the world, other men, and against himself. To understand the value of nursing care requires an ethical conception that contemplates life itself as a valuable asset, starting by adding value to life as a way to respect other people in their complexities, their choices, including the choice of nursing as a profession.

RESUMEN: El presente trabajo es una reflexión acerca del cuidado de la enfermería y los autores escogieron destacar la dimensión ética y politica, así como, algunos aspectos históricos-filosóficos. El acto de cuidar desvela lo existencial, de donde derivan los sentimientos, actitudes y acciones, como la voluntad, deseo, inclinaciones e impulsos, o sea, el hombre frente al mundo, frente a los otros y perante consigo mismo. Comprender el valor del cuidado en enfermería necesita de una concepción ética que contemple la vida como un bien preciado en sí, empezando por la valorización de la propia vida para respetar la vida del otro, en su complexidad, sus elecciones, incluyendo así la elección de la enfermería como una profesión.

Endereço:

Maria de Lourdes de Souza

Rua Afonso D’Alambert, 98

88062-900 – Lagoa da Conceição, Florianópolis, SC E-mail: repensul@uol.com.br

Artigo original: Reflexão

Recebido em: 15 de novembro de 2004

Aprovação final: 5 de maio de 2005

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O cuidado manifesta-se na preservação do po- tencial saudável dos cidadãos e depende de uma concepção ética que contemple a vida como um bem valioso em si. Por ser um conceito de amplo espectro, pode incorporar diversos significados. Ora quer dizer solidarizar-se, evocando relacionamentos compartilha- dos entre cidadãos em comunidades, ora, dependendo das circunstâncias e da doutrina adotada, transmite uma noção de obrigação, dever e compromisso social.

O cuidado significa desvelo, solicitude, diligên- cia, zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. Cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na di- mensão pessoal, quer na social. É um modo de estar com o outro, no que se refere a questões especiais da vida dos cidadãos e de suas relações sociais, dentre estas o nascimento, a promoção e a recuperação da saúde e a própria morte. Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética que contem- ple a vida como um bem valioso em si, começando pela valorização da própria vida para respeitar a do outro em sua complexidade, suas escolhas, inclusive a escolha da enfermagem como uma profissão1.

Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanida- de, ajudando pessoas a encontrar significados na do- ença, sofrimento e dor, bem como, na existência. É ainda, ajudar outra pessoa a obter auto conhecimento, controle e auto cura, quando então, um sentido de harmonia interna é restaurada, independentemente de circunstâncias externas2.

O cuidado em enfermagem, nesta concepção de colocar-se no lugar do outro, aproxima-se das idéias do humanismo latino ao identificar os seres humanos pela sua capacidade de colaboração e de solidariedade para com o próximo. Deste modo, prestar cuidado quer na dimensão pessoal quer na social é uma virtude que integra os valores identificadores da profissão da enfermagem. Assim, compartilhar com as demais pes- soas experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com