TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Capitalismo e Suas Vertentes

Por:   •  3/9/2016  •  Resenha  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  2.267 Visualizações

Página 1 de 3

O Capitalismo manipula o trabalhador para continuar no controle do capital

O capitalismo é um modo de produção dividido em duas classes sociais: os proprietários de terra, indústrias que detém o poder pelo capital e o proletariado que vende a força do trabalho por não ter o capital para trabalhar por conta própria. O trabalhador além de vender a força de trabalho passa a ser manipulado quando fica submisso ao capital que por sua vez cria e dita leis e regras a serem seguidas. O capital passa a ser a autoridade através dos capitalistas. A autoridade, portanto está mantida e segue intocável o domínio do capital e a subordinação dos trabalhadores.

Em cada momento específico da acumulação capitalista, novas formas de controle são criadas para o pleno domínio do capitalista na reprodução do capital. Nessa prática aumenta a força de trabalho que visa reduzir os custos e o aumento da produtividade do trabalhador. A força de trabalho é considerada mercadoria pelos capitalistas.

Pra falar em capitalismo e entendê-lo melhor é necessário voltar um pouco na história da Revolução Industrial que foi um marco onde se deu o surgimento do mesmo.

Foi na Revolução Industrial que se concretizou o modelo de produção capitalista. Um dos pontos marcantes do capitalismo é a “mais-valia” que é um processo de produção oriundo da exploração da mão-de-obra assalariada que através do surgimento das máquinas e matéria prima o trabalhador passa a executar dupla função dentro das indústrias.

A teoria de Karl Marx, a “mais-valia” é a diferença entre o valor criado pela força de trabalho e o seu próprio valor, ou seja, o sistema capitalista trabalha apenas para obter lucros. E esses lucros ficam sempre nas mãos de poucos, os proprietários das fábricas, das empresas. O empregado fica sempre renegado a uma mínima parcela dos lucros em cima dos produtos que ele mesmo produz. Sendo assim, o rico sempre fica mais rico e o pobre cada vez mais pobre.

Com a industrialização veio o desemprego em massa, pois havia mais emprego e menos mão-de-obra qualificada e isso desencadeou o processo de descontrole social surgindo daí a questão social.

A dominação no trabalho, como descreveu Gaudemar (1991), está no centro da disputa no processo de acumulação do capital. A luta de classes se expressa no cotidiano da produção através da disputa entre capital e trabalho pelo controle e dominação na organização do trabalho nos espaços laborais. Em outros termos, a lógica capitalista está assentada na permanente tentativa de impor um padrão de disciplina e controle de acordo com o modelo de acumulação predominante em cada período de expansão do capital.

Nada mudou até os dias de hoje, pois os trabalhadores continuam sob o domínio do empresariado ou governos seguindo as normas ditadas pelo mesmo e submetido ao baixo salário.

Em suma, o capitalismo favoreceu e favorece apenas os grandes empresários e industriários. O trabalhador continua sendo manipulado através de planos e projetos de governo que visam apenas o poder e não o bem-estar da sociedade como um todo.

          Referência:

          https://pt.wikipedia.org

          www.giovanialves.org

          Baseado também em material aplicado em sala durante o curso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com