TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comentário Crítico

Por:   •  19/11/2016  •  Dissertação  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PROJEÇÃO

 ESCOLA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS  

SERVIÇO SOCIAL

INSTITUIÇÕES E PRATICAS SOCIAL

COMENTÁRIO CRÍTICO

FILME BICHO DE SETE CABEÇAS

LEONARDO LAURINDO DA SILVA

GUARÁ/DF

2016


O presente paper é um comentário crítico do filme BICHO DE SETE CABEÇAS. No filme fica bem clara a atitude da sociedade com qualquer pessoa que demonstra algum comportamento diferente, ou seja, que está fora daquilo que a mesma considera normal.

Este filme é chocante e duro porque mostra a realidade nua e crua dos hospícios manicomiais, em uma transparência que remota as margens de um documentário e não de um filme, o primeiro impacto que se observa e percebe neste é a total crueldade quanto ao ser humano, a privação dos direitos humanos, cenas de violência desumana em nome de um tratamento psiquiátrico mostram sem alegorias ou metáforas como o homem pode ser o lobo do homem.

Neto é visto pelo seu pai como um drogado sem escrúpulos algum e esse decide usar da involuntariedade de seu filho para interná-lo em uma clinica que supostamente iria ajudá-lo a se tratar do vicio. O pai por ser um doente “conservador”, rude e bastante ignorante tem uma esposa totalmente submissa, que não tentam sequer dialogar com seu filho, nem o menos compreender as mudanças que passam pela cabeça do seu filho numa fase tão conturbada como a adolescência, onde muitos adolescentes apresentam um comportamento rebelde, pelo o fato de procurarem aceitação e identificação por um grupo de amigos no qual faz parte, assim incitando-o a utilizar bebidas alcoólicas, vandalismos e outros.

Sem preparo e nem sequer algum tipo de informação Neto é jogado como um animal no manicômio, onde e tratado de maneira agressiva, impiedosa e totalmente desumana. Os seus familiares “cheios de boas intenções” se tornam cúmplices do hospício e de suas cruéis torturas, e só retiram Neto de lá quando já era tarde demais.

Como existe crueldade no sistema, onde as clinicas somente tem o interesse em repasses e lucros, deixando os seres à mercê da própria desgraça. Isto não é uma clinica de recuperação, e sim uma jaula onde o ser humano e tratado como um bicho, um rato de laboratório, um verme. A ganância pelos lucros absurdos os repasses do governo, faz com que diretores de clinicas, donos, os ditos “Burgueses Capitalista”, transforma o doente em louco e esquizofrênico. Induzindo os familiares leigos, com medo e até mesmo cego pelo o conservadorismo a permanência do usuário ou até mesmo o prolongamento do tratamento por interesses financeiros, como o mesmo é escrachado no filme.

A falta de presença da família de NETO e a participação dos pais são totalmente ridículas, pois os mesmo cegos pela conservação não fazem um rodízio junto a clinica, onde acompanhariam e fiscalizariam se o tratamento é correto. Isto é desumano. Fico até mesmo sem palavras para expressar a minha indignação!

O resultado é o completo abandono, uma situação de desprezo que resulta na mais profunda desumanização, é o reflexo da desumanização do doente e sua mortificação; passa a ser a representação de todos os excessos de um sistema é o casamento do pior da prisão com o pior do hospital psiquiátrico. “Os dois sistemas disciplinares, isoladamente, já exprimem potencialidades violentas avassaladoras e quando unidos, além de opressivos, são trágicos e exterminadores, em definitivo.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com