TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Artigo: O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  1.638 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Patrimônio 2 – 4

2.1.1 Capital Social 3 – 4

2.1.1.1 Capital de terceiros 4 – 4

2.1.1.1.1 Análise de mercado 5 – 4

2.1.1.1.1.1 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado 6 -- 4

2.1.1.1.1.1.1 Estruturas de mercado 7 -- 4

2.1.1.1.1.1 Contabilidade como ferramenta de informação para responsabilidade social 8 -- 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

O mundo tem presenciado uma enorme mudança no cenário econômico nos últimos anos. Cada vez mais pequenas e medias empresas surgem , trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias. Na medida em que a um crescimento dessas empresas, dificuldades também surgem, sendo assim o presente trabalho trás uma abordagem de mecanismos que auxiliam nas soluções de problemas e ajuda a compreender esse novo cenário empresarial atual proporcionando assim uma proposta de administração a fim que essas empresas possam se manter diante as dificuldades encontradas utilizando recursos viáveis a sua realidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas e administrativas, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis na busca por resultados. Sendo assim cabe ao administrador ficar atento ao ambiente interno e externo da empresa e sempre acompanhando suas mudanças e tendências futuras a fim de verificar o impacto sobre os negócios da empresa e também aproveitar as oportunidades e as adequando da melhor forma para que assim possa obter vantagens competitivas e sobrevivência no mercado e o sucesso desejado.

De uma forma geral identificam-se quatro funções administrativas: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO e CONTROLE.

Planejamento

Esta função é totalmente voltada para o futuro ter-se algum tipo de controle sobre o futuro, colocam-se atividades como a elaboração de previsões, fixação de objetivos, programação, ornamentação e a definição de políticas e procedimentos. Entre a tomada de uma decisão deve haver o planejamento e o sucesso de uma ação irá depender do planejamento. Considera-se assim essa a principal função para o processo administrativo.

Organização

Dentro desta função, estão as atividades de definição da estrutura: envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um determinado objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para desempenhar as diversas finalidades; a definição das responsabilidades a serem atribuídas a cada unidades; as relações hierárquicas e funcionais entre as mesmas.

Direção

Esta função engloba atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados, superiores e pares, a obtenção, motivação e desenvolvimento pessoal. Esta relacionada a pessoas, como serão orientadas ou influenciadas para desempenhar suas atividades de acordo e assim executadas de acordo com o esperado.

Controle

Como as organizações não operam na base da improvisação e nem ao acaso, elas precisam ser devidamente controladas. Elas requerem considerável esforço de controle em suas várias operações e atividades. O controle constitui a última das funções administrativas, vindo depois do planejamento, da organização e da direção. Controlar significa garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente.

2.1 PATRIMÔNIO

Então o patrimônio é conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresa, organizações, poder público), constitui um (recurso) necessário para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na riqueza empresarial.

O Patrimônio é o conjunto de riquezas de uma entidade (PADOVEZE, 2002), e merece uma atenção especial por parte dos gestores e consequentemente por parte da contabilidade.

Define-se como o conjunto formado pelos bens, pelos direitos e pelas obrigações pertencentes a uma pessoa (física ou jurídica), e que seja passível de avaliação de avaliação econômica.

2.1.1 Capital Social

É o valor previsto em contrato ou estatuto, que forma a participação (em dinheiro, bens ou direitos) dos sócios ou acionistas na empresa.

2.1.1.1 Capital de Terceiros

Representa recursos originários de terceiros utilizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com