TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Contexto Empresarial

Trabalho Universitário: O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  3.523 Palavras (15 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1. CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2. PLANEJAR 4

2.3. ORGANIZAR 5

2.4. DIREÇÃO E LIDERANÇA 6

2.5. CONTROLAR 6

3. PATRIMÔNIO 8

3.1 CONCEITO 8

4. FONTES DE RECURSOS 9

4.1. CAPITAL SOCIAL 9

4.2. CAPITAL DE TERCEIROS 10

5. ANÁLISE DE MERCADO 11

6. DEMANDA DE MERCADO, OFERTA E EQUILÍBRIO DE MERCADO 13

6.1. DEMANDA DE MERCADO 13

6.2. OFERTA DE MERCADO 13

6.3. EQUILÍBRIO DE MERCADO 13

7. ESTRUTURA DE MERCADO 14

8. CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 14

9. CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho irá analisar o contexto geral do Sistema Administrativo. Demonstrará algumas normas e métodos a serem aplicados para o melhor desempenho do setor, ira mostrar através do seu conteúdo como deve ser o perfil básico que algumas empresas devem adotar para um melhor desempenho de sua gestão, visando o estudo dos princípios básicos e gerais da administração

Os resultados esperados é fazer com que a questão das regras administrativas sejam analisadas com mais importância de forma onde

um proprietário ou responsável por uma empresa tenha os dados necessários para tomar suas decisões visando o controle e eficácia no contexto administrativo de sua empresa, sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.

DESENVOLVIMENTO

Os princípios básicos gerais da administração ao longo do tempo foram se atualizando e se adaptando á novas realidades empresarias, formando um processo administrativo interativo e dinâmico das variáveis que se denominam funções administrativas.

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

As funções do Administrador foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias, são elas:

2.2 PLANEJAR

Existem várias formas de expor o conceito de planejamento. Chiavenato (2000, pág 195) diz que “planejar e definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-los”, já faria(1997, pág.71) afirma que “o planejamento determina os objetivos a atingir tipos de controles necessários que a administração a empresa deverá adotar.

Logo Definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica

do processo decisório".O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados, e visa dar condições racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas hipóteses a respeito, da realidade atual e futura.

O Planejamento pode ser considerado em função do nível da empresa, como exemplos citamos:

a) O planejamento estratégico, em linhas gerais, é aquele efetuado no nível institucional da empresa, envolvendo a alta administração. É genérico e sintético, direcionado para longo prazo e considera a empresa como uma totalidade.

b) O planejamento tático é efetuado no nível intermediário da empresa, envolvendo a gerência. É menos genérico, e mais detalhado, direcionado para médio prazo e considera cada unidade da empresa.

c) O planejamento operacional é o efetuado no nível operacional da empresa, envolvendo a supervisão. É detalhado e analítico, direcionado para o curto prazo e considera cada tarefa ou operação.

d) O planejamento operacional está voltado para o que fazer, como fazer, e para quem fazer, procurando otimizar e maximizar os resultados. Este tipo de planejamento deve ser intrinsecamente relacionado ao planejamento tático, o mesmo ocorrendo com este em relação ao planejamento estratégico.

* 2.3 ORGANIZAR

A organização, segundo Faria (1997. Pág. 1), é “o estabelecimento de uma estrutura formal de autoridade,

mediante a qual se definem, dispõem e coordenam as fases e métodos de trabalho para se atingir um objetivo”.

Pode-se constatar que […] se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçada(s) a(s) meta(s) organizacional(ais), é necessário que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa. Logo, "organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas."

A função administrativa organizacional normalmente é implementada de acordo com as peculiaridades de cada empresa, que pode considerar seus recursos (humanos, materiais e organizacionais) e sua estrutura. Como ocorre com a função planejamento, a função organização também pode ser analisada em função dos diferentes níveis - institucional, intermediário e operacional - da empresa.

* 2.4 DIREÇÃO E LIDERANÇA

O Papel da atividade de direção é, segundo Ferreira e Souza (2001, pág. 73), “a integração dos esforços individuais, a mobilização de todos os membros da organização em prol do alcance dos objetivos comuns”. Segundo o autor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com