TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desemprego no Brasil

Por:   •  7/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 A POLÍTICA..............................................................................................................4

2.1 ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA....................................................................5

2.1.1 O Desemprego....................................................................................................6

2.1.1.1 Consequência..................................................................................................8

2.1.1.1.1 Causas..........................................................................................................8

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................11



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho analisa as práticas incorretas pelos nossos políticos no Brasil, causando situações críticas no trabalho, aumentando assim o número de desempregados por todo o país.

O Brasil enfrenta muitos problemas, entre eles estão à falta de emprego e trabalhos ilusórios (trabalho informal, sem carteira assinada). O desemprego é um problema que está em toda a parte, causando sofrimentos nas famílias e gerando uma vida de miséria para muitas pessoas.

Apesar dos avanços tecnológicos no país, ainda há muita desigualdade social, por conta do desemprego e do trabalho desumano, que na maioria das vezes torna-se impiedoso, fazendo do indivíduo escravo do seu próprio trabalho, sem que assim sinta satisfação no mesmo.

Temos no nosso contexto assuntos sobre as dificuldades existentes em meio à sociedade, na busca pelo trabalho e a falta de emprego no Brasil, enfatizando os diferentes caminhos a percorrer para a obtenção de práticas econômicas relevantes a sociedade.

Assim, abordaremos nas linhas a seguir, o contexto que mostra situações a serem questionados e entendidas, a fim de analisar pontos insatisfatório e meios de entender o desemprego, e as condições do trabalhador, enquanto ser humano, e frustrado com a sua situação atual, procurando compreender a vida das pessoas nas mais variadas situações.


  1. A POLÍTICA

A política atual do Brasil é asquerosa, a corrupção se tornou o maior legado, ou seja, estamos vivendo em tempos de circo, onde infelizmente a palhaçada exercida pela corte política está sendo aplaudida pelos milhões de eleitores que não conseguem escolher um candidato adequado para votar. Nesse novo tempo em que a política deveria ser melhor, e beneficiar o povo, em razão da tecnologia, da facilidade da comunicação, observamos que está cada vez mais decadente.

Estamos diante de uma grande encruzilhada, mas as opções não nos trazem esperança alguma, pois as escolhas postas diante de nós não são nenhum pouco agradáveis. As propostas estão escassas, não há oferta de melhorias, e as poucas que se fazem estão desacreditadas, pois diante de tantas promessas sem cumprimento, não dá mais para acreditar na política brasileira, pois a corrupção se tornou ícone do Brasil, onde nossos políticos pensam mais em si mesmos. É rombo de todos os lados, da parte de "quase" todos, até vida humana se tornou banal diante do capitalismo político (descaso com a saúde pública) prejudicando a situação financeira do país. E assim vamos seguindo, nesse caminho que não sabemos aonde vai chegar, onde a esperança se tornou irrelevante, refletindo desespero em todas as classes sociais, criando em grande parte da sociedade a visão que o trabalho honesto deixou de existir, onde se alguém tem alguma coisa, ou aparenta ter, adquiriu de maneira ilegal.

Contudo, o desemprego está em alta atingindo mais de milhões de pessoas, a violência aumentou, enfim, estamos vivendo momentos de grandes crises. As consequências desta crise é que investidores estrangeiros evitam o Brasil por não confiarem na política brasileira, o desemprego cresce e muito mais famílias endividadas e claro, aumento da pobreza.

Com as dívidas que o governo tem assumido atualmente, criaram-se meios ilusórios de resolução das mesmas, e assim limitaram os direitos trabalhistas. Conseguindo assim, piorar o que já era inaceitável, simplesmente juntando várias propostas, invertendo toda a lógica da legislação trabalhista do Brasil, ao invés de assegurar a parte mais fraca, o empregado. Sendo assim, a lei beneficia mais os patrões do que a classe trabalhadora, priorizando os interesses de mercado.

Não são tomadas decisões pensando na pessoa enquanto ser humano, mas priorizando os padrões ditados pela preferência particular de mercado. A predileção é por um trabalhador que tenha visão do todo e se adapte às diferentes necessidades de produção.

  Empresários e políticos são individualistas, empenhando seus esforços com intenção de lucratividade, tendo por objetivo enriquecimento próprio e a continuação do empreendimento, num mercado cada vez mais competitivo. A proposta ofertada pelo capitalismo, é alcançar melhores condições e assim enriquecer-se e propagar-se!

Assim, quando se fala em solidariedade, dignidade da pessoa humana, igualdade material, função social, como se fala na constituição, é o oposto em nossa realidade, que assume modelo capitalista, onde o intuito é o lucro e o enriquecimento próprio. Quando a empresa não cumpre sua função social que é gerar riquezas à sociedade ainda que indiretamente, e vai contra a dignidade da pessoa humana e a solidariedade, coloca em detrimento o trabalhador.

  1. ESTRATÉGIA DE SOBREVIVÊNCIA

Diante do desemprego, a articulação para dignidade humana e lucratividade econômica, seguem estratégias de sobrevivência para quem está desempregado, aparece uma forma de troca de favores. Quando uma pessoa está desempregada e necessita de ajuda para sobreviver, pede ou recebe favores dos seus parentes e amigos mais próximos, favores estes que serão cobrados ou retribuídos quando a pessoa estiver novamente empregada e seus conhecidos é que estiverem sem trabalho. No núcleo familiar, por exemplo, conforme a situação em que se encontrem seus membros, há uma ajuda mútua até que a situação se altere.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com