TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Economico

Por:   •  15/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.357 Palavras (18 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Faculdade Anhanguera Santa Terezinha

SERVIÇO SOCIAL

Desenvolvimento Econômico

       NOMES                                                       RA

RAYANE DA SILVA PEREIRA        4300068082

RENILDO DE JESUS SANTOS                                    4927921816

SANDRA JULIANA DA SILVA        4300068093

PROFESSOR (a): Valéria Rossi Lorenço

BRASILIA, 06/2014

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo analisarmos a importância de sabermos diferenciar crescimento econômico de desenvolvimento econômico, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. A importancia de comparar aspectos das economias e também analisar outros dados e indicadores dos países do BRICS e a influência do bloco na economia mundial.

Palavras chave: Desenvolvimento Econômico, Produto Nacional Bruto (PNB), BRICS.

Abstract

This research paper aims to analyze the importance of knowing differentiate economic growth of economic development, it is possible for a city, region or country grow without reaching a stage of economic development. The importance of comparing aspects of economies and also analyze data and other indicators of the BRICS bloc and the influence of the world economy.

Keywords: Economic Development, Gross National Product (GNP), BRICS.

Introdução:

Este desafio tem como objetivo, avaliar que crescimento e desenvolvimento são duas situações totalmente diferentes e conseqüentemente distintas. Pois ficará visível que enquanto o crescimento refere-se apenas ao PIB (Produto Interno Bruto), o desenvolvimento econômico vai muito mais além, pois através deles, podemos levar em consideração aspectos importantes na vida de uma nação, como bem estar, educação, saúde enfim assuntos ligados à qualidade de vida das pessoas que habitam aquele local ou país.

Mesmo após dois séculos de alto crescimento econômico no mundo, existem profundas desigualdades sociais e de renda entre os países e não há perspectivas de acabar com elas no curto prazo, embora existam iniciativas para isto, como os programas governamentais de distribuição de renda, dos quais o programa Bolsa Família e o Fome Zero são referências internacionais. O nosso objetivo com esse trabalho será de identificar e analisar os índices para melhor entender os possíveis caminhos para a realização de seu potencial de desenvolvimento econômico e social.

Conceitos de Desenvolvimento Econômico 

O desenvolvimento econômico é um conceito que por sua amplitude aproxima a economia das demais ciências sociais. Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. Os mais imediatos referem-se à forma como os frutos do crescimento são distribuídos na sociedade, à redução da pobreza, à elevação dos salários e de outras formas de renda, ao aumento da produtividade do trabalho e à repartição dos ganhos dele decorrentes, ao aperfeiçoamento das condições de trabalho, à melhoria das condições habitacionais, ao maior acesso à saúde e à educação, aos aumentos do acesso e do tempo de lazer, à melhora da dieta alimentar e à melhor qualidade de vida em seu todo envolvendo condições de transporte, segurança e baixos níveis de poluição em suas várias conotações, para citar alguns.

Desta forma, a idéia do desenvolvimento econômico necessariamente se liga a processos dinâmicos que representem rupturas das condições econômicas vigentes. Como os processos de ruptura pressupõem alguma forma de acumulação de capital que a financie, o fenômeno do desenvolvimento está relacionado com as economias capitalistas. Também pela importância da acumulação de capital nesse processo é que se confunde às vezes na literatura o fenômeno do desenvolvimento com o conceito mais restrito de crescimento econômico, este envolvendo questões puramente quantitativas.

A consolidação do desenvolvimento industrial de substituições de importação e a implantação do regime militar, formalmente vigente entre 1964 e 1985. Tratou-se de um período convulsionado, em que foi triunfante a modernização conservadora, ainda que sob formas variadas, ao longo de diversos períodos. Nesses trinta anos, particularmente durante o período militar, a face do país mudou radicalmente, embora tenha permanecido inalterada a posição hierárquica dos principais protagonistas sócio-políticos.

A economia brasileira viveu vários ciclos ao longo da História do Brasil. Em cada ciclo, um setor foi privilegiado em detrimento de outros, e provocaram sucessivas mudanças sociais, populacionais, políticas e culturais dentro da sociedade brasileira. 

O Brasil é um país que apresenta certas vantagens dentro do cenário mundial para alcançar um bom crescimento. Ele conta com um extenso mercado interno e também com uma grande quantidade de empreendedores. As vantagens aumentam quando consideramos que o nosso país possui um sistema financeiro robusto – embora conservador –, a expectativa de crescimento no longo prazo, instituições democráticas, estabilidade macroeconômica, além de certa segurança para os negócios e investimentos (como o recente recebimento do Investment Grade por agências de Rating, embora isso ainda não seja de significado cabal para o Brasil).

O ser humano nunca recebeu toda atenção que merece. Sempre se pensou em termos abstratos, como a elevação do PIB e da renda, esquecendo-se de questionar como o homem é afetado por isso.

Sabendo que o crescimento é um fator essencial para reduzir a pobreza e melhorar o IDH, torna-se fundamental que a população tenha acesso à educação, não esquecendo as importantes políticas governamentais que propiciam investimentos nos setores econômicos, que serão tratadas pouco mais adiante.

PIB (Produto Interno Bruto)

Representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB per capita é um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país, estado, ou região. Para o cálculo do PIB, são considerados apenas bens e serviços finais. O PIB per capita é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre, pois o PIB não considera o nível de desigualdade de renda da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (299.2 Kb)   docx (336.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com