TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO AO FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS

Por:   •  20/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FORMULÁRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO AO FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS

Favor responder as 18 perguntas que seguem, conforme indicado, e remeter para o endereço abaixo, de acordo com as orientações da seção “Como fazer para enviar seu projeto”. Você encontra este formulário, em documento de texto, no nosso site: www.fundodireitoshumanos.org.br.

Fundo Brasil de Direitos Humanos
A/C Seleção de Projetos – Edital Anual 2016
Rua Santa Isabel, 137, Conjunto 42
Vila Buarque, São Paulo, SP
CEP 01221-010

  1. O seu projeto é individual ou institucional?

O projeto é institucional.

Para propostas individuais: você não precisa responder as perguntas 4, 13 e 14. Se você fizer parte de alguma organização, verifique se esta organização pretende apresentar um projeto institucional, pois não poderemos aceitar ambos os projetos.

Saiba que o Fundo Brasil dará prioridade ao projeto institucional.

2) Preencha os campos abaixo com os dados da organização ou do indivíduo proponente:

ORGANIZAÇÃO OU INDIVÍDUO PROPONENTE DO PROJETO

Nome: Centro de Direitos Humanos “Pablo Gonzales Ollala” – CDHS Sapopemba

Endereço: Rua Vicente Franco Tolentino

Nº 45

Complemento:

Bairro: Parque Santa Madalena

Cidade: São Paulo

Estado: São Paulo

CEP: 03982-180

E-mail: cdhs.sapopemba@gmail.com 

Tel: 11-2703-6654

Outros contatos na Internet: Site: www.cdhs.org.br   

Facebook:  

Obs.: Se tiver, informe também outros contatos na Internet, como Site, Blog, Facebook, Twitter, etc.

3) Preencha os campos abaixo com os dados da pessoa responsável pela realização do projeto. Responda esta questão mesmo que você já tenha respondido à anterior, pois queremos saber quem é a pessoa que estará à frente das atividades:

RESPONSÁVEL PELO PROJETO

Nome: Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi

Profissão: Advogada/Pedagoga

Cargo/Função: Formadora/Controle social/Advocacy

E-mail: valdeniapaulino@gmail.com 

Tel: 11- 94570-1835

Outros contatos na Internet:

Obs.: Se tiver, informe também outros contatos na Internet, como Site, Blog, Facebook, Twitter, etc.

4) Qual é a missão da sua organização? (até 5 linhas)

O CDHS tem como missão a defesa e a promoção dos direitos humanos, o controle social das políticas públicas na construção da cidadania dos moradores da região do Sapopemba, rumo a uma sociedade sem exclusão social.

5) Faça um breve relato das atividades que a sua organização já realiza. Caso seu projeto seja individual, faça um breve relato das atividades já executadas relacionadas ao projeto. (até 10 linhas)

O CDHS trabalha com quatro eixos de atuação:

Defesa: Atendimento e orientação jurídica à população da região de Sapopemba, privilegiando os/as moradores/as das favelas; promoção de audiências públicas comunitárias; defesa de coletivos e entidades sociais; advocacy no campo de reivindicação de políticas públicas.

Controle social: Denúncia de violência institucional (segurança pública - denúncia de violência policial e assistência de acusação; saúde; educação; sistema de justiça); acompanhamento das políticas públicas (Infância/Juventude; Mulher; Moradia)

Formação: Escola de Cidadania de Sapopemba; palestras; formações para lideranças e potenciais lideranças (mulheres e jovens); confecção de cartilhas e jogos.

Articulação: Participação em vários espaços de incidência política.

O CDHS mantém um atendimento direto ao público e diário para demandas jurídicas, sociais e psicológicas.

6) Dê um título para o seu projeto. (até 2 linhas)

 Lado a Lado no controle da política educacional. (Lado a lado é a expressão que os jovens usam para dizer que estão junto de alguém em quem eles acreditam para o que der e vier.)

7) Descreva de forma clara e direta o objetivo do seu projeto. (até 10 linhas)

O projeto tem como objetivo preparar dois grupos de alunos de duas escolas públicas, uma da rede municipal e outra da rede estadual que foram recentemente ocupadas pelos alunos, para que tenham domínio de instrumentos de controle social, para que possam usá-los no enfrentamento da má gestão dos recursos públicos, do racismo e discriminação social nas escolas das redes públicas, com vistas à melhora na qualidade do ensino, à redução da evasão escolar, e à prevenção ao extermínio da juventude negra e pobre.

8) Indique a temática central do projeto dentre as indicadas abaixo:

Direito a cidades justas e sustentáveis ( ); Direito à livre expressão, organização e manifestação (x ); Direito à livre orientação sexual e identidade de gênero ( ); Direito à terra e ao território (); Direito das mulheres ( ); Direito de crianças e adolescentes (x); Direitos socioambientais no âmbito dos megaprojetos ( ); Enfrentamento ao racismo (x); Enfrentamento ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo ( ); Garantia do Estado de Direito e justiça criminal ( ).

9) Faça um breve relato sobre o problema que o projeto pretende abordar. (até 20 linhas)

Sabemos que a criminalização e o extermínio da juventude negra e pobre são um problema estrutural e parte da política oculta do Estado. O disparo que encarcera e executa cotidianamente os adolescentes e jovens nas periferias começa a ser efetuado através das mais diversas formas de violência institucional. Em Sapopemba, decidimos atuar no enfrentamento da violência institucional escolar. Com décadas de experiência no campo da juventude, constamos que o racismo e a discriminação social impregnados na cultura e estrutura escolar contribuem de forma incisiva para a evasão escolar. Além disso, as ocupações dos/as estudantes no último semestre tornaram público o caos em que a maioria das escolas se encontra em razão da má gestão dos recursos públicos. Essa situação é a principal responsável pelo alto índice de evasão escolar. Uma evasão de estudantes que não se dá por uma escolha política consciente, mas por um profundo sentimento de desprezo e rejeição. A pior consequência desse processo é a criminalização e a morte desses adolescentes e jovens. Por outro lado, temos observado muitos sinais de indignação, inquietação e protagonismo por parte dos estudantes, especialmente na ocasião das ocupações das escolas. Mas observamos, também, o pouco conhecimento dos instrumentos de controle social por parte dos estudantes. Assim, após conversar e consultar estudantes de escolas estaduais e municipais, entendemos que uma das principais estratégias é investir na formação dos próprios estudantes empoderando-os de mecanismos para o controle da política educacional com foco no enfrentamento do racismo, discriminação social e da má gestão dos recursos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com