TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto da Ação Afirmativa de Transferência de Renda Mínima

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Instituto de ensino superior de Pernambuco

Natália Rodrigues Brasileiro

O impacto da ação afirmativa de transferência de renda mínima (programa bolsa família) dentro do município de Petrolina-PE.

Petrolina 2018

[pic 2]

Instituto de ensino superior de Pernambuco

Natália Rodrigues Brasileiro

Pré-projeto apresentado ao instituto Iespe - instituto de educação superior de Pernambuco, como requisito parcial a obtenção do titulo de bacharel em serviço social. Orientado por Maria Augusta Gomes.

Petrolina 01 de fevereiro

Conteúdo

Introdução        4

Fundamentação teórica        6

Objetivo geral        8

Objetivos específicos:        8

Método        9

Justificativa        10

Resultado esperado        11

Cronograma        12

Referencias bibliográficas:        13

Introdução

Quando começamos a entender o mundo, descobrimos, junto com ele, as desigualdades sociais, culturais e econômicas; ouvimos desde sempre  inúmeros relatos históricos de lutas de movimentos ativistas contra a marginalização e segregação de grupos minoritários. Mas de onde vem tanta disparidade? Quando começamos a selecionar grupos melhores?

As primeiras desigualdades sociais surgiram como decorrência das batalhas entre povos antigos distintos. Nessa concepção, os costumes, leis, crenças e tradições do povo vencedor eram impostos ao povo vencido, o qual era privado de seus costumes, de sua autonomia e liberdade social, sendo assim inferiorizado por uma desigualdade imposta mediante uso da violência, não havendo ainda descriminação exatamente por questões sociais e econômicas.

Após essas batalhas entre os povos europeus, houve a expansão da influência desses povos sobre os demais, sobretudo, os povos africanos.

 Essa influência determinou as novas relações comerciais nas novas terras conquistadas, entre essas novas relações destaca-se o comércio de escravos, os quais seriam a mão de obra barata usada para exploração das novas terras conquistadas pelos europeus.

Nessa concepção, a submissão de seres humanos a escravos consistiu numa privação quase que absoluta de todos os direitos inerente a uma pessoa, privando-a de sua dignidade. No Brasil, sobre o domínio dos portugueses, foram encontrados registros sobre os índios e negros, trazidos da áfrica, que foram privados de seus direitos e costumes.

Embora houvesse lutas e algumas conquistas de liberdades pelos povos escravizados, não se viu muita mudança, fato que impactou as gerações futuras desses povos.

com a finalidade de contestar não apenas essa distorção social sobre a escravidão, mas também dos aspectos que tornam uma sociedade desigual, surge no fim do século XVII, na França, o movimento intelectual Iluminismo. Esse movimento opunha-se aos tradicionais costumes da sociedade da época que tornavam as pessoas desiguais dentro de uma sociedade; bem como, se oporia as relações comerciais constituídas a base do trabalho escravo.

Para tanto, os iluministas baseavam seus argumentos no uso da razão, através da união de escolas de pensamento filosóficas, sociais e políticas; os iluministas buscaram estender a crítica racional em todos os campos do saber humano (www.todamateria.com.br).

Os ideais iluministas influenciaram a ocorrência de muitos eventos históricos que moldaram a atual sociedade global. Esses eventos foram marcados por uma busca de direitos e liberdades individuais, marcando a passagem de um estado autoritário para um estado de direito, nessa concepção, os principais eventos foram a promulgação da Constituição Americana de 1787, e a Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.  

Esses documentos prescreveram os direitos civis e políticos da pessoas, exigindo para tanto um comportamento omisso da sociedade que não mais denegrisse esses direitos.   

Entretanto, somente o gozo dos direitos e liberdades individuais não seria suficiente para alcançar vida pautada na dignidade e igualdade por parte dos povos marginalizados ou escravizados. Seria necessário acrescentar aos direitos já conquistados, outros direitos para viabilização do direito à vida com dignidade e liberdade.

Para tanto, não mais se faria necessário um comportamento omisso do estado, mas um comportamento ativo. Nesse sentido, os direitos econômicos (trabalhistas e previdenciários), sociais e culturais exigem do estado uma atuação, através da prestação de políticas públicas (ações afirmativas), para fins de diminuição das desigualdades sociais e econômicas.

Essas prestações constituem direitos fundamentais que visam assegurar uma vida baseada na dignidade da pessoa humana.

Nessa concepção, a constituição federal da República Federativa do Brasil assegura, no seu artigo 6º, um ciclo virtuoso de direito sociais cuja educação é a premissa desse ciclo perpassando pelos direitos à saúde, alimentação, trabalho, moradia; encerrando-se com o direito à segurança.

Cumprido esse ciclo virtuoso, o cidadão passa a gozar do direito do lazer, previdência social, proteção à maternidade e à infância; bem como, assistência aos desamparados. Sendo assim, as ações afirmativas possibilitam uma maior igualdade entre as pessoas na fruição de direitos, por conseguinte diminuindo as desigualdades sociais e econômicas entre elas.

Fundamentação teórica

Em um contexto histórico de desigualdade na humanidade, fez se necessário a criação de políticas de inclusão, baseadas na terrível segregação social e econômica que durou por várias décadas. Acerca dessas desigualdades, Boaventura citado por Piovesan afirma:

 “temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.” (PIOVESAN, 2008 p.889)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com