TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Levantamento de Demanda

Por:   •  20/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

EVANIA RODRIGUES SALES

SES1014

LEVANTAMENTO DE DEMANDAS:

HOSPITAL MUNICIPAL ZEZÉ BENEVIDES – SANTA QUITÉRIA CE

Levantamento de Demandas apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.

Maria Reisglaucia Lobo De Oliveira – Orientador Local

Maria Geliane Mesquita De Sousa – Orientador

SANTA QUITÉRIA

2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ..................................................................................................................

1 LEVANTAMENTO DE DEMANDAS............................................................................

2 DESCRIÇÃO DO PROCESSO................................................................................

3 DEMANDA A SER TRABALHADA............................................................................

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................

5 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA..................................................................................

 


INTRODUÇÃO

   O presente trabalho tem por finalidade apresentar algumas demandas trabalhadas no   Hospital Municipal Zezé Benevides, sendo uma instituição hospitalar de médio porte inserido no contexto microrregional, realizando atendimentos de urgência e emergência e encaminhamentos via regulação em outras cidades que tem a vaga e a capacidade de ofertar os serviços aos usuários. A instituição tem como principal objetivo oferecer o bem-estar físico/mental a todos os usuários juntamente com seus familiares, no que se refere a saúde preventiva/curativa emergenciais, com a finalidade de salvar vidas e reabilitar convívio familiar e social.
    Na instituição, o Serviço Social atua com o objetivo de manter o elo entre usuários e /ou familiar e  equipe  numa  dinâmica  educativa ,  propondo  a  ambos  uma consciência   crítica,  incentivando  busca  constante  de   alternativas  para  as demandas  sociais  e  exercitando  os  direitos  e  de veres  como  cidadão.  Deste modo será   possível   minorar sofrimento causado do processo da doença e/ou hospitalização, ofertando atendimentos que possam ajudar com êxito o tratamento, apoiando, viabilizando, promovendo tudo que possa agilizar o processo de recuperação do usuário.

    Dessa forma, a partir da visão do Serviço Social buscou-se identificar as demandas mais expressivas em campo de estágio e para identifica-las com maior qualidade serão   apresentadas através de um quadro analítico essas demandas separadamente para melhor compreende-las sob a ótica do serviço social.


1 LEVANTAMENTO DE DEMANDAS


   
Podemos entender por levantamento de demandas, como sendo uma pesquisa de coleta de dados, onde conseguimos identificar as dificuldades do local em que se está em processo de estágio, por meio de pesquisa, sendo importante para auxiliar e contribuir na busca de melhoria dos processos já existentes na instituição, apresentando oportunidades e sugestões de  melhorias no atendimento.                                                                                                                                                                                                                  

     De acordo com a análise das demandas, foi possível especificar fragilidades as quais serão trabalhadas durante o projeto de intervenção acadêmica do Serviço Social, no Hospital Municipal Zezé Benevides. Tais intervenções serão realizadas através de entrevistas individuais com os   usuários do serviço e seus familiares, reuniões com dinâmica para que se crie um vínculo com os pacientes, assim como reuniões e entrevistas com profissionais da unidade, a fim de abordar questões problematizadoras e autorreflexão sobre as questões a serem abordadas, buscando entender as causas que colaboram para o acontecimento dessas adversidades e como seria possível minimizar essas ocorrências.

     O Assistente Social atua juntamente com a equipe médica, com um olhar crítico mais direcionado à situação social dos pacientes, desempenhando atividades cujo objetivo central é analisar e prestar apoio à pacientes e seus familiares enquanto membros de uma sociedade, assegurando a eles seus direitos civis e prestando apoio psicológico durante todo o tratamento.  Diante disso, cabe ao assistente social buscar as respostas que devem ultrapassar as necessidades imediatas do atendimento, a demanda requer do profissional, competência para solucionar a equação entre as necessidades reais da população e as habilidades institucionais.

      Nessa perspectiva, a legitimidade do serviço social, enquanto profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho, passa, fundamentalmente, pela sua capacidade de responder às necessidades sociais que são fonte de sua demanda (Iamamoto, 2002).

2 DESCRIÇÃO DO PROCESSO

A seguir observa-se os quadros com descrições das demandas e de suas problemáticas para a intervenção do Serviço Social no Hospital Municipal Zezé Benevides:

Demanda

Causas

Consequências

Ações de Enfrentamento e Estratégias

Atores Envolvidos

• Realização de alta social

  • Usuário em condições clínicas estáveis, porém o mesmo apresenta condições de vulnerabilidade econômica, não adequada para reabilitação após a saída da instituição        

• obstáculo para

o atendimento integral ao usuário, visto não haver, na maioria das vezes um

planejamento prévio da alta hospitalar.

• Acolhimento
• Encaminhamento á                outros Programas.
• Contato com familiar.

• Assistente Social
• Estagiária
• Psicólogo
• Médico
• Enfermeiros
• Técnico de Enfermagem

Pontos fortes

Pontos fracos

Recursos Necessários

Responsáveis

Prazos

  • Exceder as questões clínicas do usuário, ampliando nosso olhar para além do processo de adoecimento e cura.
            
  • primar pelo atendimento humanizado e a redução das reiterações e retornos

• O difícil contato com familiares.
• Não acompanhamento do paciente e família após tratamento

 • notificar à equipe,     registrando no prontuário a sua intervenção de forma a ratificar o caráter do atendimento em equipe, com o objetivo de estabelecer interface do usuário/familiar com a equipe. 

• Assistente social
• Estagiária de Serviço Social

•Curto e médio prazo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com