TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO E ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO COM LEVANTAMENTO DE DEMANDAS NA UNIDADE MISTA

Por:   •  19/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.222 Palavras (13 Páginas)  •  2.435 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

                       FRANCISCA ROSIENE DOS SANTOS DE OLIVEIRA

ESTUDO E ANÁLISE DA INSTITUIÇÃO COM LEVANTAMENTO DE DEMANDAS NA UNIDADE MISTA DE MANACAPURU- HOSPITAL LÁZARO REIS.

 

Estudo apresentado à disciplina de Estágio I – Iniciação ao Serviço Social – do Curso de Serviço Social – do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.

Nome do Professor-Tutor Externo – Orientador: Gracineide Feitosa Ribeiro

Nome do Supervisor de Campo – Orientador: Ângela Maria Oliveira da Silva.

MANAUS-AM

2012

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.......................................................................................................................04

1  IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE ESTÁGIO....................05

  1. DESCRIÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO..................................................................05
  1. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO.............................................................................05
  2. ÁREA DE ATUAÇÃO, OBJETIVOS, MISSÃO E FINALIDADE......................06
  3. ÁREA DE ABRANGÊNCIA E PÚBLICO ALVO.................................................07
  4. AÇÕE/ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA INSTITUIÇÃO.....................08
  1. O SERVIÇO SOCIAL NA INSTITUIÇÃO...................................................................08
  1. PROPOSTA DE ATUAÇÃO AO USUÁRIO..........................................................08
  2. ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO............................09
  3. ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL/ASSISTENTE SOCIAL NA INSTITUIÇÃO...........................................................................................................10
  4. AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO PROFISSIONAL E INSTRUMENTOS TÉCNICOS-OPERATIVOS UTILIZADOS...........................................................10
  1. LEVANTAMENTO DE DEMANDAS..........................................................................11
  1. DESCRIÇÃO DO PROCESSO.......................................................................................11
  2. DEMANDA A SER TRABALHADA ............................................................................12
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................................13
  2. REFERÊNCIAS................................................................................................................14

INTRODUÇÃO

O serviço social é um elo muito importante entre os usuários e as Unidades Públicas de atendimento, pois é através das orientações realizadas pelos assistentes sociais que os resultados das atividades e atendimentos buscados por estes usuários nas Unidades de atendimento acontecem de maneira a satisfazer suas necessidades e anseios. Em algumas situações o atendimento aos usuários dos serviços públicos não é satisfatório.  Pessoas idosas têm sido as vítimas mais frequentes desses tipos de maus tratos nos atendimentos. Não se pode esquecer que a população de idosos trata-se de um importante contingente populacional que, certamente, tem experiência de vida, qualificação e potencialidades a oferecer à sociedade. Portanto estes idosos têm o direito ao respeito e a dignidade de um atendimento de qualidade. A questão dos maus tratos, nos atendimentos, contra as pessoas idosas é um problema que vem sendo trabalhado pelos profissionais do Serviço Social.

O acadêmico do Serviço Social tem em sua conduta a responsabilidade que lhe cabe como futuro profissional e, na ânsia de ter um maior domínio dos conhecimentos práticos em relação às teorias aprendidas no decorrer do curso, busca no estágio supervisionado a oportunidade de aplicar essas teorias procurando com isso o conhecimento da realidade dos atendimentos nas instituições públicas.      

O estágio supervisionado realizado na Unidade Mista de Manacapuru ocorre principalmente no Hospital Lázaro Reis e oferece a oportunidade de participar das experiências profissionais desta instituição de maneira significativa, proporcionando experiências e práticas e complementando os conhecimentos adquiridos, permitindo também o emprego destes conhecimentos nas atividades e abordagens (supervisionadas) realizadas aos usuários.  No decorrer do estágio, várias foram as oportunidades de participar de atividades que acrescem conhecimentos de práticas importantes para complementação da formação acadêmica e enriquecem, ainda mais, os conhecimentos teóricos.

Nessas abordagens e atividades observei a importância da coleta sistemática de informações sobre a condição de vida do idoso, tão necessária a produção de maiores e mais profundos conhecimentos das pessoas idosas que procuram esta instituição de saúde pública.

  1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE DE ESTÁGIO

O Hospital Lázaro Reis, localizado na cidade de Manacapuru(Am), na Estr. Manoel Urbano, s/no, centro da cidade com a Razão Social de Unidade Mista de Manacapuru e CNPJ: 00697295/0026-55 exerce atividade de serviço público de atendimento a saúde, tem em seu objetivo promover aos seus usuários um atendimento de qualidade em todas as suas dependências, seja no atendimento das urgências e emergências, enfermarias, ambulatórios, coletas de exames ou qualquer outro atendimento. Para isso busca funcionar 24 horas em situações de emergência e num período de 07 às 17 horas no atendimento laboratorial, exames e marcação de consultas. Assim a instituição presta relevantes serviços de atendimento à saúde de todos que dela precisa.

  1. DESCRIÇÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO

  1. HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Na Constituição Federal de 1988 determinado cita como dever do Estado a garantia da saúde a toda a população. Para tanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que detalha o funcionamento do Sistema. Portanto, o SUS resultou de um processo de lutas, mobilização, participação e esforços desenvolvidos por um grande número de pessoas. O SUS, responsável pela garantia do exercício do direito à saúde, tem como suportes doutrinários o direito universal e dever do Estado (artigo 196 da Constituição Brasileira de 1988); a integralidade das ações de saúde; a descentralização, com direção única em cada esfera de poder e a participação da sociedade (artigo 198).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (312.6 Kb)   docx (511.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com