TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Segundo Montano

Por:   •  22/9/2018  •  Resenha  •  9.726 Palavras (39 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 39

Documentário “o mundo segundo a Monsanto” de Marie-Monique Robin.

MONSANTO

A Monsanto, em seu website, afirma ser uma empresa de agricultura cujo objetivo é ajudar os agricultores a produzir alimentos mais saudáveis e reduzir o impacto da agricultura sobre o nosso meio ambiente. Seu carro chefe é o Roundup, o herbicida mais vendido no mundo nos últimos 30 anos. A Monsanto também é a líder mundial em biotecnologia. 90% dos organismos transgênicos do planeta pertencem a ela. A maioria foi modificada geneticamente para resistir à aplicação do Roundup.É o caso da soja Roundup Ready. A Soja Roundup Ready, tem uma proteína geneticamente modificada inserida nas sementes para ser resistente ao herbicida Roundup.

Os produtos da Monsanto invadiram o planeta, mas nunca um produto foi tão alvo de protestos e manifestações. Afinal, o que está em jogo com os transgênicos? O passado da empresa poderia esclarecer quem ela é ou diz ser, atualmente? Fundada em 1901, em St. Louis, Missouri, a Monsanto nem sempre atuou no setor da agricultura e era uma das maiores indústrias químicas do século XX. "Monsanto, onde a química criativa faz maravilhas por você." Essas "maravilhas" fizeram da Monsanto uma das empresas mais controversas da era industrial. Plástico, poliestireno, agente laranja, aspartame, hormônio de crescimento bovino, PCBs, ou bifenilas policloradas. Esses óleos criados quimicamente e usados no mundo todo para refrigeração e lubrificação de equipamentos elétricos foram as "joias da coroa" da Monsanto por mais de 50 anos. Nos EUA eram conhecidos como Aroclor, Na Alemanha como Pyralene e na França como Clophen até serem banidos no início da década de 1980.

ANNISTON, ALABAMA

Segundo um artigo do Washington Post de 2002, a Monsanto escondeu décadas de poluição em Anniston, no Alabama (EUA). Segundo o relato de David Baker, presidente da comunidade contra a poluição, nos últimos três anos diversos amigos morreram por câncer, diabetes, hepatite, doenças provocadas ou relacionadas aos PCB’s. Na região de negros, perto da rodovia Monsanto, vários habitantes ainda residem neste local apesar de todas as casas terem sido contaminadas. As casas foram demolidas. A Monsanto tinha autorização para enterrar PCB’s em Anniston. O lixo tóxico era despejado em um córrego, a Monsanto avisou o Estado, mas o Estado não avisou aos habitantes. Uma organização para a proteção do meio ambiente, em Washington DC, liderada por Ken Cook, colocou na internet arquivos internos da Monsanto, a maioria classificada como confidencial. Em 1937, exposição ao PCB provoca efeitos sistêmicos tóxicos e erupção cutânea acneica. 1961 - dois empregados tiveram sintomas de hepatite após a ruptura de uma tubulação em uma fábrica que usava PCB’s.1966 - os cientistas da Monsanto colocaram peixes nas águas de Snow Creek, em 3 minutos e meio todos estavam mortos. Poluição memorando enviado aos executivos de vendas em 1970. "Não podemos admitir a perda de nenhum dólar sequer em faturamento".

Os moradores de Anniston não foram avisados sobre o lixo tóxico que lhes foi infligido, por conta dos custos perdidos. Somente quando os representantes legais dos cidadãos de Anniston forçaram a Monsanto, juridicamente a apresentar esses documentos secretos internos que soubemos o que eles sabiam: toda a verdade desde o início. Eles mentiram, esconderam os fatos dos moradores e muitas vezes das autoridades. Quando informaram essas autoridades que exigiam medidas imediatas, as autoridades em vez de ficar ao lado do povo que foi envenenado ficaram ao lado da empresa, ao lado da Monsanto. Os níveis de PCB’s no sangue dos moradores de Anniston chega acima do limite de 3 a 4 mil partes por bilhão, quando o padrão aceitável é de 2 partes por bilhão.

David Carpenter, professor e PH.D. da Universidade de Albany, realizou um estudo com os cidadãos de Anniston, o cientista afirma que muitas doenças são provocadas por PCB's, que se espalharam na água e no ar conforme os anos, a que todos conhecem é o câncer. Mulheres com PCB’s em seus corpos dão à luz a crianças com grave retardamento mental. PCB’s provocam redução das funções tireoidianas, alterações nos hormônios sexuais. Em 2002, 20 mil cidadãos de Anniston moveram dois processos contra a Monsanto. A Monsanto e sua subsidiária, Solutia fizeram um acordo de 700 milhões de dólares para compensar as vítimas, limpar o solo e construir um hospital especializado. Mas nenhum executivo da Monsanto foi processado, a legislação americana dificulta esse processo. As compensações que as empresas pagam décadas depois são uma fração de seus lucros, por isto vale a penas manter esses problemas em segredo. Ken Cook afirma que não podemos confiar em uma empresa como a Monsanto. E no caso do Roundup? O herbicida preferido mundialmente, usado tanto por jardineiros quanto por agricultores? Roundup é o nome comercial que a Monsanto deu ao glifosato, assim chamado "herbicida não-seletivo", ou "mata-mato", porque ele destrói todas as plantas.

ROUNDUP

Vendido pela primeira vez em 1974, deve seu sucesso a afirmação de que é biodegradável e bom para o meio ambiente. A empresa foi considerada culpada por propaganda enganosa duas vezes! A primeira vez foi em Nova York, em 1996. E a segunda, na França, em 2007. Os juízes concluíram que as frases "biodegradável", "Deixa o solo limpo" e "respeita o meio ambiente" eram propaganda enganosa. Segundo um especialista, um teste conduzido pela própria Monsanto provou que apenas 2% do produto havia sido assimilado após 28 dias, por isso a Monsanto retirou a palavra biodegradável das embalagens. Muitos estudos científicos provaram que o Roundup é altamente tóxico. Robert Bellé, professor e Ph.D que trabalha no Centro Nacional de Pesquisa Científica e no Instituto Piere e Marie Curie, na França, afirma que o Roundup afeta um processo essencial da divisão celular, não a divisão celular propriamente dita, mas os mecanismos que comandam a divisão celular. O Roundup provoca os primeiros estágios que levam ao câncer. Ficou clara imediatamente a importância dessas descobertas para os usuários, que consomem as maiores dosagens do produto. O cientista tentou alertar a administração da Monsanto, mas ficou chocado quando estes pediram para se calar e não revelar as descobertas sobre o que está por trás dos alimentos transgênicos. A toxina do Roundup foi ocultada para prejudicar o desenvolvimento dos transgênicos.

Retornando à criação dos transgênicos, segundo o site da Monsanto, a soja Roundup Ready foi lançada no mercado em 1996 quando os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.9 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com