TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NICOLAU MAQUIAVEL

Por:   •  26/9/2018  •  Resenha  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 4

NICOLAU MAQUIAVEL

     Nascido na Itália em 3 de maio de 1469, filho de um típico advogado na época, Niccolò di Bernardo dei Machiavelli passou a infância e grande parte da juventude presenciando em seu país invasões de estrangeiros. Cercado de pequenos estados, a Itália na época era instável e ninguém conseguia permanecer no poder por muito tempo.

    Seu primeiro destaque na política pública veio aos 29 anos durante o governo de Lourenço Médici, e mesmo quando o Médici foi deposto ele permaneceu mais um tempo na política até os Médici recuperar o poder e a república ser dissolvida, assim, por volta de 1512 Maquiavel se encontra demitido, proibido de sair de seu próprio país e de ter qualquer vínculo com as políticas públicas, no ano seguinte ele foi condenado de conspirar contra o governo e foi preso, torturado e obrigado a pagar uma multa altíssima. Na busca incessante de querer retomar para seu antigo posto, Maquiavel pede ajuda a um embaixador e amigo Vettori de Roma, para se livrar de uma vez da prisão.              

     Fora da prisão Nicolau Maquiavel deixa de lado seu orgulho e tenta de todas as formas conquistar os Médici, retorna a morar na propriedade do pai, um pequeno sitio, e passa a ter uma vida de cidadão comum local, nesse período que nasce algumas de suas grandes obras, na busca de voltar para a vida pública começa a escrever livros dedicado ao governo local, mais mesmo assim ainda é visto como um republicano pelos governantes.

     Em 1520 foi convidado por uma universidade local e encarregado de escrever sua visão sobre Florença, nascendo assim uma de suas mais famosas obras que até hoje, após 500 anos ainda é lida e comentada dando o título de “O PRINCIPE”, uma espécie de manual de como permanecer ao poder.

     A maior preocupação de Maquiavel naquele período é falar do estado. Sua visão é examinar metodologicamente a realidade concreta e assim fazer reinar a ordem e ter um estado estável. Uma nova forma de pensar na política é buscar resolver questões de instabilidade e caos que acontecia no governo daquele período, provocando uma ruptura com o saber do passado adquirido durante anos, e resolvendo essa questão instaurar um estado estável.

     O que chama mais atenção em Maquiavel é falar do poder que todos nós sentimos, mais que não é reconhecido, ele propõe que a ordem deve ser construída pelo homem e aplicada por eles para se evitar o caos e a calamidade, mais se não é cuidada corre o risco de ser desfeita. A partir de seu estudo em história e nele próprio como funcionário do governo, ele afirma que é de natureza humana que alguns tem de oprimir e dominar e de outros não querer ser oprimido e nem dominado, como a corrupção estava se alastrando por toda Florença, surgiu a necessidade de fundar um estado forte através de situações concretas e resolver esta instabilidade, e a sua proposta para uma Itália corrompida de caos era um homem virtuoso que tenha domínio sobre a fortuna, um príncipe, capaz de fundar um estado estável e extinguir o ciclo que durou durante anos.

     A análise de Maquiavel retorna ao estudo dos antepassados, onde, os homens mostravam sua virilidade para conquistar, mostrar sua glória, poder, honra e riqueza. O homem para permanecer ao poder deve possuir virtù, e quem conseguia mostrar era beneficiado pela fortuna. Mais a questão a ser resolvida agora é o que fazer para ser o único a ter essa fortuna?

     Após o domínio da igreja, esse poder imposto enfraquece, mais a honra e o poder são bens valorizados pelos homens, para se permanecer ao governo não dá mais para ser utilizado somente o uso virtuoso da força, mais utilizar a sabedoria, conquistando respeito de seus súditos. O melhor governante não é aquele mais forte, e sim aquele capaz de permanecer ao poder. E mesmo assim não a garantias de permanência no poder, porque essa ideia pode ser aplicada em outras formas de organização de poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (45.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com